21/01/2020

NUNC COEPI Nota de AMA

Publicações de hoje: 

Nota de AMA

        Clicar: 👇

 


nunc coepi


Ele nos anima, ensina, guia


"Iesus Christus, perfectus Deus, perfectus Homo" – Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito Homem! Muitos são os cristãos que seguem Cristo, pasmado com a sua divindade, mas que O esquecem como Homem... e fracassam no exercício das virtudes sobrenaturais (apesar de todo o aparato externo de piedade), porque não fazem nada por adquirir as virtudes naturais. (Sulco, 652)


Enamora-te da Santíssima Humanidade de Jesus Cristo.

– Não te dá alegria que tenha querido ser como nós? Agradece a Jesus este cúmulo de bondade. (Forja, 547)


Obrigado, meu Jesus, porque quiseste fazer-te perfeito Homem, com um Coração amante e amabilíssimo, que ama até à morte e sofre; que se enche de júbilo e de dor; que se entusiasma com os caminhos dos homens, e nos mostra o que nos leva ao Céu; que se sujeita heroicamente ao dever, e se guia pela misericórdia; que vela pelos pobres e pelos ricos; que cuida dos pecadores e dos justos...

Obrigado, meu Jesus, e dá-nos um coração à medida do Teu! (Sulco, 813)


Nisto se define a verdadeira devoção ao Coração de Jesus: em conhecer a Deus e conhecermo-nos a nós mesmos, e em olhar para Jesus e recorrer a Ele – que nos anima, nos ensina, nos guia. A única superficialidade que pode haver nesta devoção é a do homem que não é integralmente humano e que, por isso, não consegue aperceber-se da realidade de Deus feito carne.

Cristo na Cruz, com o Coração trespassado de Amor pelos homens, é uma resposta eloquente – as palavras não são necessárias – à pergunta sobre o valor das coisas e das pessoas. (Cristo que passa, nn. 164–165)


THALITA KUM 77


THALITA KUM 77 

(Cfr. Lc 8, 49-56)


Combater a saudade não é fácil nem existem fórmulas ou "remédios" infalíveis.

Diz-se que o tempo ajuda e que a saudade se vai esbatendo ou, pelo menos, perdendo intensidade.

Não me parece que seja assim porque, como a saudade tem a ver com o amor, seria o mesmo que admitir que este também é mais ou menos passageiro o que é absolutamente contrário ao correcto conceito do que é o amor.

Mas se assim é, se de facto saudade e amor vão juntos, então há uma esperança porque se o amor ao consolidar-se produz paz e tranquilidade então teremos que a saudade também pode alcançar esse estado de espírito.
E esta é, sem dúvida, uma boa notícia para quem a sente.

A multidão segue Jesus, cada um procurando estar o mais próximo d’Ele possível.
Não é só a curiosidade que os move, nem o quererem inteirar-se do que vai dizendo a Jairo.
O que os arrasta e atrai, é a certeza que têm, por experiências anteriores, de que algo grande, extraordinário, talvez insólito, irá acontecer.

Ao decidir-Se a seguir Jairo até sua casa, Jesus deu-lhes indicação de que Se deixou mover pelo pedido de alguém que O procurou em aflição e irá atender esse pedido.
É natural, pois, toda esta excitação das pessoas.
Vão passando palavra umas às outras sobre o que se está a acontecer lá na frente.
Alguns mostrar-se-ão admirados ao saberem que Jairo, um personagem tão importante, se prostrara aos pés de Jesus. Certamente a sua aflição será muito grande para assumir tal atitude, assim em público e diante de tanta gente.

Muitos conhecem bem Jairo, sabem que é um chefe de Sinagoga e estão habituados a ouvi-lo e a respeitá-lo.
Por saberem isto a sua curiosidade aumenta, pois embora estejam habituados a essas manifestações das pessoas perante Jesus, isto é, os pedidos feitos com evidentes sinais de humildade e confiança – as pessoas arrojam-se aos Seus pés como só se faz perante alguém de indiscutível grandeza e poder – e as respostas de Jesus, tão simples e directas, mas tão cheias de autoridade, revelando um domínio absoluto sobre a matéria e sobre o espírito: – «quero, fica limpo»[1] ou «cala-te e sai desse homem» [2], - e tantas outras acções extraordinárias e inúmeros casos que muitos presenciaram e foram contando com riqueza de pormenores por toda a Judeia e Galileia.


AMA, reflexões sobre o Evangelho, 2006)



[1] Cfr. Lc 5, 12-13.
[2] Cfr. Lc 4, 33-35.

Evangelho e comentário


TEMPO COMUM



Evangelho: Mc 2, 23-28

23 Ora num dia de sábado, indo Jesus através das searas, os discípulos puseram-se a colher espigas pelo caminho. 24 Os fariseus diziam-lhe: «Repara! Porque fazem eles ao sábado o que não é permitido?» 25 Ele disse: «Nunca lestes o que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com ele? 26 Como entrou na casa de Deus, ao tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu os pães da oferenda, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e também os deu aos que estavam com ele?» 27 E disse-lhes: «O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. 28 O Filho do Homem até do sábado é Senhor.»

Comentário:

A grande diferença que existe entre os chefes do povo judaico e Jesus Cristo é o critério.

Os primeiros “agarram-se” à letra da Lei e nem se preocupam em interpretá-la e, na verdade, deveriam ter essa preocupação porque transmitir a outros – ou impor, o que é pior – algo que não se explica nem se dá a razão porque deve ser assim, é uma prepotência que coarcta a liberdade de escolha.

Jesus Cristo explica e aconselha, interpreta e indica o caminho, segui-lo ou não depende de cada um.

O Senhor respeita a liberdade do homem precisamente porque foi Ele quem lha deu e não pode ir contra a Sua própria Vontade.

(ama, comentário sobre Mc 2, 23-28, 17.01.2017)


Leitura espiritual


Cartas Católicas

1ª Carta de Pedro

1Pe 2

Como crianças recém-nascidas –

1 Portanto, ponde de parte toda a malícia, falsidades, hipocrisias, invejas e toda a espécie de maledicências; 2 como crianças recém-nascidas, ansiai pelo leite espiritual, não adulterado, para que ele vos faça crescer para a salvação, 3 se é que já saboreastes como o Senhor é bom.

Cristo, pedra angular –

4 Aproximando-vos dele, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus, 5 também vós - como pedras vivas - entrais na construção de um edifício espiritual, em função de um sacerdócio santo, cujo fim é oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. 6 Por isso se diz na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa; quem crer nela não será confundido. 7 A honra é, então, para vós, os crentes; mas, para os incrédulos, a pedra que os construtores rejeitaram, esta mesma tornou-se a pedra angular, 8 e também uma pedra que faz tropeçar, uma pedra de escândalo. Tropeçam nela porque não creram na palavra; para isso estavam destinados. 9 Vós, porém, sois linhagem escolhida, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido em propriedade, a fim de proclamardes as maravilhas daquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável; 10 a vós que outrora não éreis um povo, mas sois agora povo de Deus, vós que não tínheis alcançado misericórdia e agora alcançastes misericórdia.

II. OS CRISTÃOS PERANTE O MUNDO (2,11-3,12)

Exortação inicial –

1 1Caríssimos, rogo-vos que, como estrangeiros e peregrinos, vos abstenhais dos desejos carnais, que combatem contra a alma. 12 Tende entre os gentios um comportamento exemplar, de modo que, ao acusarem-vos de malfeitores, vendo as vossas boas obras, acabem por dar glória a Deus no dia da sua visita.

Obediência às autoridades (Rm 13,1-7; Tt 3,1-7) –

13 Sede, pois, submissos a toda a instituição humana, por amor do Senhor; quer ao rei, como soberano, 14 quer aos governadores, como enviados por ele para punir os malfeitores e honrar os que fazem o bem. 15 Pois é esta a vontade de Deus: que, praticando o bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos. 16 Actuai como homens livres, não como aqueles que fazem da liberdade um pretexto para a maldade, mas como servos de Deus. 17 Respeitai a todos, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.

Obediência dos escravos (1 Tm 6,1-2; Tt 2,9-14) –

18 Vós, servos, sede obedientes com todo o respeito aos vossos senhores, não só aos bons e compreensivos, mas também aos severos. 19 Pois é meritório suportar contrariedades em atenção a Deus, sofrendo injustamente. 20 Aliás, que mérito tem suportar que vos batam, se vos portais mal? Mas se, fazendo o bem, sofreis com paciência, isso é uma coisa meritória diante de Deus. 21 Ora, foi para isto que fostes chamados; visto que Cristo também padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais os seus passos. 22 Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se encontrou engano; 23 ao ser insultado, não respondia com insultos; ao ser maltratado, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga com justiça; 24 subindo ao madeiro, Ele levou os nossos pecados no seu corpo, para que, mortos para o pecado, vivamos para a justiça: pelas suas chagas fostes curados. 25 Na verdade, éreis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao Pastor e Guarda das vossas almas.





Perguntas e respostas


A EUTANÁSIA

1.           Porque está mal a eutanásia?


A eutanásia está mal por estes mesmos motivos: pela dignidade humana, a lei natural e o mandato do Criador.
Não se deve matar ninguém.

ID, (Tradução por AMA)

Pequena agenda do cristão


TeRÇa-Feira


(Coisas muito simples, curtas, objectivas)




Propósito:

Aplicação no trabalho.

Senhor, ajuda-me a fazer o que devo, quando devo, empenhando-me em fazê-lo bem feito para to poder oferecer.

Lembrar-me:
Os que estão sem trabalho.

Senhor, lembra-te de tantos e tantas que procuram trabalho e não o encontram, provê às suas necessidades, dá-lhes esperança e confiança.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?