1 Naquele
dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. 2 Reuniu-se a Ele uma tão
grande multidão, que teve de subir para um barco, onde se sentou, enquanto toda
a multidão se conservava na praia. 3 Jesus falou-lhes de muitas coisas em
parábolas: «O semeador saiu para semear. 4 Enquanto semeava, algumas sementes caíram à
beira do caminho: e vieram as aves e comeram-nas. 5 Outras caíram em sítios
pedregosos, onde não havia muita terra: e logo brotaram, porque a terra era
pouco profunda; 6 mas, logo que o sol se ergueu, foram queimadas e, como não
tinham raízes, secaram. 7 Outras caíram entre espinhos: e os espinhos cresceram
e sufocaram-nas. 8 Outras caíram em terra boa e deram fruto: umas, cem; outras,
sessenta; e outras, trinta. 9 Aquele que tiver ouvidos, oiça!» 10 Aproximando-se
de Jesus, os discípulos disseram-lhe: «Porque lhes falas em parábolas?» 11 Respondendo,
disse-lhes: «A vós é dado conhecer os mistérios do Reino do Céu, mas a eles não
lhes é dado. 12 Pois, àquele que tem, ser-lhe-á dado e terá em abundância; mas
àquele que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado. 13 É por isso que lhes
falo em parábolas: pois vêem, sem ver, e ouvem, sem ouvir nem compreender. 14 Cumpre-se
neles a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis;
e, vendo, vereis, mas não percebereis. 15 Porque o coração deste povo tornou-se
duro, e duros também os seus ouvidos; fecharam os olhos, não fossem ver com os
olhos, ouvir com os ouvidos, compreender com o coração, e converter-se, para Eu
os curar. 16 Quanto a vós, ditosos os vossos olhos, porque vêem, e os vossos
ouvidos, porque ouvem. 17 Em verdade vos digo: Muitos profetas e justos
desejaram ver o que estais a ver, e não viram, e ouvir o que estais a ouvir, e
não ouviram.» 18 «Escutai, pois, a parábola do semeador. 19 Quando um homem
ouve a palavra do Reino e não compreende, chega o maligno e apodera-se do que
foi semeado no seu coração. Este é o que recebeu a semente à beira do caminho.
20 Aquele que recebeu a semente em sítios pedregosos é o que ouve a palavra e a
acolhe, de momento, com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo, é
inconstante: se vier a tribulação ou a perseguição, por causa da palavra,
sucumbe logo. 22 Aquele que recebeu a semente entre espinhos é o que ouve a
palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução da riqueza sufocam a palavra
que, por isso, não produz fruto. 23 E aquele que recebeu a semente em boa terra
é o que ouve a palavra e a compreende: esse dá fruto e produz ora cem, ora
sessenta, ora trinta.» 24 Jesus propôs-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é
comparável a um homem que semeou boa semente no seu campo. 25 Ora, enquanto os
seus homens dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e afastou-se.
26 Quando a haste cresceu e deu fruto, apareceu também o joio. 27 Os servos do
dono da casa foram ter com ele e disseram-lhe: ‘Senhor, não semeaste boa
semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio?’ 28 ‘Foi algum inimigo meu que
fez isto’ - respondeu ele. Disseram-lhe os servos: ‘Queres que vamos
arrancá-lo?’ 29 Ele respondeu: ‘Não, para que não suceda que, ao apanhardes o
joio, arranqueis o trigo ao mesmo tempo. 30 Deixai um e outro crescer juntos,
até à ceifa; e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o
joio e atai-o em feixes para ser queimado; e recolhei o trigo no meu celeiro.’»
31 Jesus propôs-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é semelhante a um grão de
mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. 32 É a mais pequena de todas
as sementes; mas, depois de crescer, torna-se a maior planta do horto e
transforma-se numa árvore, a ponto de virem as aves do céu abrigar-se nos seus
ramos.» 33 Jesus disse-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é semelhante ao
fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até que tudo
fique fermentado.» 34 Tudo isto disse Jesus, em parábolas, à multidão, e nada
lhes dizia sem ser em parábolas. 35 Deste modo cumpria-se o que fora anunciado
pelo profeta: Abrirei a minha boca em parábolas e proclamarei coisas ocultas
desde a criação do mundo. 36 Afastando-se, então, das multidões, Jesus foi para
casa. E os seus discípulos, aproximando-se dele, disseram-lhe: «Explica-nos a
parábola do joio no campo.» 37 Ele, respondendo, disse-lhes: «Aquele que semeia
a boa semente é o Filho do Homem; 38 o campo é o mundo; a boa semente são os
filhos do Reino; o joio são os filhos do maligno; 39 o inimigo que a semeou é o
diabo; a ceifa é o fim do mundo e os ceifeiros são os anjos. 40 Assim, pois,
como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo: 41 o
Filho do Homem enviará os seus anjos, que hão-de tirar do seu Reino todos os
escandalosos e todos quantos praticam a iniquidade, 42 e lançá-los na fornalha
ardente; ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos resplandecerão
como o Sol, no Reino de seu Pai. Aquele que tem ouvidos, oiça!» 44 «O Reino do
Céu é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem encontra. Volta
a escondê-lo e, cheio de alegria, vai, vende tudo o que possui e compra o
campo. 45 O Reino do Céu é também semelhante a um negociante que busca boas
pérolas. 46 Tendo encontrado uma pérola de grande valor, vende tudo quanto
possui e compra a pérola.» 47 «O Reino do Céu é ainda
semelhante a uma rede que, lançada ao mar, apanha toda a espécie de peixes. 48 Logo
que ela se enche, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e escolhem os
bons para as canastras, e os ruins, deitam-nos fora. 49 Assim será no fim do
mundo: sairão os anjos e separarão os maus do meio dos justos, 50 para os
lançarem na fornalha ardente: ali haverá choro e ranger de dentes.» 51 «Compreendestes
tudo isto?» «Sim» - responderam eles. 52 Jesus disse-lhes, então: «Por isso,
todo o doutor da Lei instruído acerca do Reino do Céu é semelhante a um pai de
família, que tira coisas novas e velhas do seu tesouro.» 53 Depois de terminar
estas parábolas, Jesus partiu dali. 54 Tendo chegado à sua terra, ensinava
os habitantes na sinagoga deles, de modo que todos se enchiam de assombro e
diziam: «De onde lhe vem esta sabedoria e o poder de fazer milagres? 55 Não é
Ele o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago,
José, Simão e Judas? 56 Suas irmãs não estão todas entre nós? De onde lhe vem,
pois, tudo isto?» 57 E estavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus
disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua pátria e em sua casa.» 58 E não
fez ali muitos milagres, por causa da falta de fé daquela gente.
Comentários:
O
que Jesus nos quer dizer nesta parábola é que as oportunidades de salvação são
iguais para todos, Deus não faz qualquer acepção de pessoas e em todos sem
distinção semeia a Sua palavra. Dar fruto ou não depende exclusivamente
daqueles que receberam a semente e do acolhimento que lhe dão. Protegida,
cuidada, vingará e os frutos serão abundantes, desprezada ou deixada entregue a
si mesma não haverá produção capaz. Queremos, de facto, ser bons agricultores
que saibam cuidar com esmero e cuidado a semente que nos foi entregue? Então…
peçamos ajuda ao Dono e Senhor de todas as coisas que nos converta em seara
fértil abundante.
Este longo trecho do
Evangelho escrito por São Mateus encerra ensinamentos que necessariamente temos
de meditar com pausa e atenção. O que nos ocorre em primeiro lugar será que a
prática da Fé ou é constante e, então, fortalecer-se-á, ou caso contrário irá
perdendo “força” até desaparecer de todo. Em segundo temos de ser honestos
intelectualmente porque não basta o conhecer a doutrina é fundamental
praticá-la. E, depois, está muito claro o que o Senhor espera de nós: que demos
fruto! Ou seja: ou temos uma fé passiva, como algo adquirido, ou queremos ter
uma fé activa que se manifesta nas obras que praticamos. E, só esta interessa
verdadeiramente!
Muitas
vezes penso qual seria a minha atitude se tivesse vivido naquele tempo e
escutado directamente o Senhor! Chego sempre à conclusão que sou, seguramente,
muito mais afortunado, principalmente por duas razões: A primeira é que graças
as Evangelistas posso conhecer com detalhe quanto Jesus Cristo disse e fez; A
segunda, é que O posso receber em Corpo, Alma e Divindade na Sagrada
Eucaristia.
Algo controverso – pode
parecer – este discurso de Jesus, mas, atentando bem percebemos o que nos quer
dizer. A conversão é algo pessoal e determinado pela vontade de aderir à
Cristo. Não pode ser com o fito de obter um benefício qualquer – como uma cura,
por exemplo – porque seria uma falsa conversão. É preciso ouvir e entender e,
entendendo, decidir de acordo. É preciso ver e perceber o que se vê, e, então,
converter-se à evidência. Só esta fé concreta, justa, simples, categórica tem
valor aos olhos do Senhor e só esta Fé será aceite por Ele.
Hoje percebemos perfeitamente que Jesus Cristo se referia a nós.
Lemos as Suas palavras, mas não as escutamos directamente vindas da Sua boca. Contudo,
tal não nos impede de acreditar nele e, pelo menos, tentar pôr em prática os Seus
ensinamentos. Arrisco afirmar que somos mais afortunados que aqueles a quem foram
dirigidas, porque o exemplo de multidões de crentes que ao longo de dois mil
anos nos foi deixado, constitui prova suficiente e bastante para acreditarmos. Que
poderia interessar-nos ouvir se, mesmo ouvindo, não acreditássemos?
Ao
longo dos séculos a Santa Igreja de que Jesus Cristo é a cabeça, foi-nos
repetindo as Suas palavras, que, graças aos quatro Evangelistas, podemos
consultar sempre que o desejarmos. E, pelas descrições – por vezes tão vivas e
pormenorizadas – dos Seus actos mais simples e mais grandiosos, podemos ter um
conhecimento bastante profundo das verdades da nossa Fé. O Evangelho é,
portanto, a fonte onde devemos beber o que necessitarmos para manter viva e
actuante essa mesma fé e, com a sua prática, dar glória a Deus e ir por um caminho
seguro para a Vida Eterna.
Parece
muito claro que a fé não se obtém só por a desejar porque pode ser conveniente.
A fé, é dada por Deus Nosso Senhor aqueles que a desejam e lha pedem com o
único objectivo de acreditar n’Ele. Ouvindo as Suas palavras, lendo os
Evangelhos, desejando fazer – em tudo – a Sua Vontade. De facto, compreende-se
que a Fé seja muito mais que “uma crença”, mas uma atitude de vida, de
comportamento. Esta é a Fé que nos converte – definitivamente – em Filhos de
Deus e candidatos à Vida Eterna.
Temos, os cristãos, esta felicidade de ser-mos a terra
onde o Senhor semeia. Esforcemo-nos por ser uma boa terra, bem tratada e
cuidada para que seja fértil e produza os frutos que Ele legitimamente espera
vir a colher.
Esta parábola do semeador,
na realidade não necessita de qualquer comentário pois o próprio Senhor SE
encarrega de o fazer com a explicação que dá aos Seus discípulos. Assim, não
nos fica qualquer dúvida nem se nos levanta qualquer questão, tão só concluímos
que, de facto, o que Jesus quer é que demos fruto e fruto abundante.
A Liturgia repete no mesmo ano este trecho de São
Mateus. Sem dúvida que tudo o contido nos Evangelhos é importante e deve ser
como que a “cartilha” do cristão, onde vai beber e saciar a sua necessidade de
conhecimento sobre a vida de Jesus ou, seja, sobre Aquele que quer seguir. Mas
esta “parábola do semeador” talvez tenha um significado especial para todos os
que pensam que há diferenças – ou melhor dizendo – acepção de pessoas no Reino
de Deus. Uns são mais dotados que outros, os talentos não são igualmente
distribuídos, as capacidades diferem. Isto é evidente e, é assim, porque os homens
não somos produto de uma “fabricação em série”, mas a escolha pessoal e única
feita pelo Criador que cria uma alma individual para cada novo ser humano. Mas
– e que fique claro – a todos dá igualdade de oportunidades porque a semente
que lança vai cair adrede, sobre “bons” e “maus”, “justos” e “injustos”, porque
O Senhor não escolhe o campo onde semeia.
Ninguém pode queixar-se do Semeador que não Se deteve
para lançar a semente. Este Semeador Divino vai constantemente pelos caminhos
da vida lançando a semente às mãos cheias sem determinar onde a mesma vai cair.
É tão pródigo que muita vai cair em locais estéreis que não têm um mínimo de
condições para que cresça e se multiplique, mas, Ele, não se importa, pode
acontecer que o vento ou uma ave a leve para outro local onde medrará. Penso,
portanto, que o melhor local para aguardamos o Semeador seja exactamente esse
caminho que Ele segue.
Acontece na vida espiritual o que sucede na vida
corrente, o trigo e o joio, o bem e o mal, andam muitas vezes der tal forma
juntos que quase não se distinguem. Isso tem a ver sobretudo com as disposições
da alma e com a vida que se vive. No primeiro caso, quando se abranda a
vigilância facilmente se cai na tibieza e o valor real das coisas transforma-se
e acaba confundindo-se. No segundo, as companhias, o ambiente, arrastam para
onde não queremos ir e acabamos misturados numa mesma massa cujos valores, preocupações
e objectivos não nos convém. Trigo e, ao mesmo tempo joio! Cientes desta
realidade, peçamos ao Senhor que nos envie ceifeiros competentes para que não
aconteça ir-mos parar à fogueira do demónio em lugar de recolhidos no celeiro
divino.
Jesus
Cristo é sempre muito claro no que diz. Não pode haver duas interpretações nem,
sequer, ceder à tentação de acrescentar alguma coisa que, podemos julgar, faz
falta. (Nunca, em caso nenhum, podemos atrever-nos a tal!) Mas, para que fique
ainda mais claro, explica com detalhe a parábola de modo que, ninguém possa
dizer que não entendeu. Ele é o Semeador por excelência que lança a sua semente
com abundância e a toda a volta. Não escolhe nem o local nem o terreno, mas, a
todos dá por igual as mesmas oportunidades de receber a semente e de a fazer
frutificar. Atentemos bem como nos preparamos para receber a sementeira, daí
dependerá haver seara abundante – pela qual receberemos uma paga extraordinária
– ou apenas ervas secas e sem qualquer préstimo que ninguém – nem mesmo o
Senhor – quererá.
No
ambiente ou meio mais insuspeito, o inimigo semeia o joio. Dentro da própria
Igreja, por exemplo, coloca esse “joio” que em tudo semelhante ao verdadeiro
trigo não passa de erva daninha destinada a corromper toda a seara. Os “falsos
cristãos”, os “lobos disfarçados de ovelhas” que o Senhor tantas vezes refere
são esse joio maléfico destinado a confundir, a inventar, a “desnortear” os
mais débeis ou incautos. O verdadeiro cristão tem por dever de estar atento e
precavido porque eles existem, de facto, e onde menos se pode esperar tentam
enganar, dissuadir, espalhar a confusão ou a dúvida de tal forma que muitos
caem nessas armadilhas e se deixam levar por onde não devem ir.
Se
nos detivermos um pouco pensando como as nossas iniciativas apostólicas se
propagam muitas vezes por lugares e pessoas que nem sequer conhecemos
compreenderemos que O Senhor Se serve de nós como instrumentos de propagação do
Reino de Deus. Daí que a docilidade e pronta resposta às inspirações que
insinua na nossa alma sejam fundamentais para que aconteça como Ele espera.
Impressiona
verificar que a magnitude do Reino de Deus é feito, construído, com pequenas
coisas. Dia a dia sem descanso ou paragens milhões de cristãos dedicam o melhor
do seu tempo e capacidades a esse serviço que é, podemos afirmar, serviço
divino. Este só terminará no final dos tempos quando o Senhor vier
"converter a Si todas as coisas e reinar sobre todos os homens"
Na continuação do Seu
discurso sobre o Reino do Céu o Senhor como que completa a Sua doutrina dando a
entender claramente que o Reino se estenderá a todos os lugares e a todos os
homens. Na imensidão de Deus e do Seu Reino cabem o Céu e a Terra e a
humanidade inteira. Todos podem fazer parte dele como é a Sua Vontade Amorosa.
Depende de cada um a escolha tendo em conta a magnitude e magnificência do
prémio a alcançar.
Os
discípulos fazem uma pergunta e Jesus responde com toda a clareza. Quem são os
bons semeadores – que usam de boa semente que produzirá fruto abundante – e
quem são os propagam a má semente que só traz desgraça e fome. As restantes
palavras de Cristo são a confirmação da Justiça divina que será aplicada
inexoravelmente todos. Portanto, convém que todos, oiçam bem para não terem
surpresas.
No mundo coexistem bons e
maus, aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a seguem semeando-a na sua alma e à
sua volta e os que, ao contrário, seguem as instruções do demónio e propagam o
joio do erro e da mentira.
Sim, é verdade, podem
coexistir mas, os encarregados da ceifa final, não se deixarão enganar e
depositarão nos celeiros do Dono da seara os frutos bons e destruirão
inexoravelmente o joio inútil fruto do ódio e da mentira.
O
Reino do Céu tem um valor que não é comparável com nenhum tesouro por mais
valioso que possa ser. Por isso mesmo, o cristão o procura com afã, sem
descanso e, sendo necessário, desprende-se de tudo para o conseguir. Aliás, não
lhe convém proceder de outra forma já que, o Reino de Deus preenche todas as
suas necessidades e anseios.
Com
exemplos muito concretos, Jesus Cristo fala do Reino do Céu ficando claro que,
para o homem, nada há de mais valioso que possa alcançar. Já se sabe, os meios
materiais são apelativos e não há quem não tenha dificuldade em desprender-se
deles, mas… há que considerar que, se facto não se desprende por um motivo
qualquer mas sim para alcançar um bem maior. Parece ser “um bom negócio”. Quem
gosta de “deitar contas à vida”, verá aqui um bom motivo de reflexão. A busca
incessante de bens materiais não estará a “desviar” a procura do que mais
interessa?
O Senhor descreve, explica o
que é o Reino dos Céus para que não restem nem dúvidas nem falsos conceitos. É,
no fim e a cabo, um tesouro, uma pérola de altíssimo valor, tão grande que se
sobrepõe a tudo quanto possamos almejar. Por este Reino, vale a pena
desprender-se de tudo quanto julgamos nos faz falta porque o bem a alcançar
ultrapassa tudo. E depende da vontade de cada um escolher o que melhor lhe
convém e, sendo assim, tudo parece lógico e simples. Ou não?
Nestas
parábolas sobre o Reino dos Céus, Jesus não se poupa a comparações claras e
compreensíveis para que todos entendam "o que está em jogo". Ninguém
poderá dizer que não entendeu e se não toma as devidas atitudes será por sua
única exclusiva decisão.
Ficamos com uma
imagem muito completa do Reino dos Céus.
Graças às revelações de Cristo é simples e acessível
como o grão de mostarda ou um pouco de fermento, ou de grande valor e importante
como um tesouro ou uma pérola de alto preço. Requerem o nosso trabalho pessoal,
seja semear ou colocar na massa previamente preparada, quer escavando o campo
ou negociar a pérola. Nos primeiros casos, os resultados são espectaculares,
uma pequena semente que se converte em árvore grandiosa, um pedacinho de
fermento que leveda uma grande quantidade de massa. São resultados directos do
apostolado. Nos outros dois é a nossa vida pessoal que se altera radicalmente
com a posse de bens de enorme valor. Mas parece lógico que os segundos dependam
dos primeiros, isto é, primeiro semear e levedar e, depois aproveitar a todo o
custo os tesouros que encontramos.
O
que o Senhor deseja que fique bem claro é que o Reino do Céu é para todos, sem
excluir ninguém. A escolha, isto é, a avaliação do mérito de cada um para
pertencer ou não ao Reino, não é feita agora mas só quando terminada a pesca,
recolhida a rede. Nesse momento nada há a fazer mas tão só confiar na Justiça
divina. Cuidado portanto antes de entrar na rede… enquanto é tempo… que é
agora.
Jesus Cristo fala do Reino
dos Céus repetidamente ilustrando as Suas palavras com exemplos de modo que
todos entendem, como aliás confirmam. Não deixa de dizer que, de facto, há bons
e maus e que, a Justiça divina avaliará a conduta de cada um e respeitará as
consequências dessa mesma conduta. Não exclui ninguém, todos são chamados “à
rede divina” só que, a “pesca”, como sempre sucede na vida de todos os dias,
tem resultados diferentes.
São
Mateus refere algo que merece um comentário: «E
não fez ali muitos milagres, por causa da falta de fé daquela gente». Concretamente
esta referência significa duas coisas: A primeira é que, não obstante o
ambiente de suspeição e preconceituoso, Jesus fez alguns milagres. A segunda é
que os milagres que Jesus faz são sempre movidos pela fé das pessoas não porque
lhe apetece mas porque a Fé comove o Seu Coração amantíssimo e entranhas de
misericórdia.