11/09/2010

Tema para breve reflexão: 2010.09.11

NATIVIDADE 3

Aquele pouco que desejes oferecer, procura depositá-lo nas mãos de Maria, graciosíssimas e digníssimas de todo o apreço, a fim de que seja oferecido ao Senhor sem que Ele sinta repulsa. 


(S. Bernardo, Homília na Natividade da Beatíssima Virgem Maria, 18)

Textos de Reflexão para 11 de Setembro

Evangelho: Lc 6, 43-49

43 Porque não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto.44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto; pois nem se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; o homem mau, do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala da abundância do coração. 46 «Porque Me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu vos digo?47 Todo aquele que vem a Mim, ouve as Minhas palavras, e as põe em prática, vou mostrar-vos a quem é semelhante.48 É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou profundamente e pôs os alicerces sobre a rocha. Vindo uma inundação, investiu a torrente contra aquela casa e não pôde movê-la, porque estava bem edificada.49 Mas quem ouve e não pratica, é semelhante a um homem que edificou a sua casa sobre a terra, sem alicerces. Investiu a torrente contra ela, e logo caiu, e foi grande a ruína daquela casa».

Meditação:

Na Tua presença na Hóstia Consagrada em solene exposição permanente neste Mosteiro.
Lá atrás, no coro, uma das Tuas Esposas que aqui vivem, está em oração, adoração e contemplação.
Sinto-me tão bem!
Nos últimos dias só pensava nestes momentos contigo!
Tenho tanto a dizer-te, a contar-te mas só me ocorre dar-te graças: Gratias Tibi, gratias Tibi!
''De facto, como é possível saber se sou ''árvore boa'' a não ser pelos frutos? E como posso dar frutos se não me empenho em cumprir a Tua vontade santa?
Este lema da minha vida diária: “Docere me facere volutatem tuam quia Deus meus es Tu'' tem de tornar-se em realidade sob pena de não passar de meras palavras, intenções que não ponho em prática.
Ajuda-me, Senhor, a consegui-lo'' 

(ama, meditação sobre Lc 6, 43-49, Monte Real, Convento de Cristo Rei, 2009.09.12)

Tema: Consonância com a Fé

Escutamos com atenção particular as tuas palavras: «Fazei o que vos disser o meu Filho» (Jo 2, 5) E desejamos responder às tuas palavras com todo o coração. Queremos fazer o que nos diz o teu Filho e o que nos manda; pois tem palavras de vida eterna. Queremos cumprir e pôr em prática tudo o que vem d’Ele, tudo o que está contido na Boa Nova. (...) Por isso (...) confiamos e consagramos a ti, Mãe de Cristo e Mãe da Igreja, o nosso coração, consciência e obras, a fim de que estejam em consonância com a fé que professamos. 

(joão Paulo II, Homilía en el Santuario de Knock, 1979.09.30, trad. ama)

Doutrina: CCIC – 397: Como prolifera em nós o pecado?
                    CIC – 1865, 1876

O pecado arrasta ao pecado e a sua repetição gera o vício.