13/02/2014

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum V Semana


Leitura espiritual para Fev 13

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. 
O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.

Para ver, clicar SFF.

Missa e atenção aos outros estão ligadas

Missa e atenção aos outros estão ligadas

Francisco questiona atitude de quem vai às celebrações mas esquece exigência de ajudar necessitados e excluídos

Lusa
O Papa Francisco questionou hoje no Vaticano a atitude dos que vão à Missa, mas esquecem a exigência de ajudar necessitados, pedindo “coerência” entre a liturgia e a vida das comunidades católicas.
“Amamos, como Jesus quer que amemos, os irmãos e irmãs mais necessitados? Por exemplo, em Roma, nestes dias, vimos muitos problemas sociais, por causa da chuva que provocou tantos danos a bairros inteiros ou pela falta de trabalho, esta crise social em todo o mundo. Interrogo-me, que cada um de nós se interrogue: eu, que vou à Missa, como vivo isto?”, perguntou, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas para a audiência pública semanal, na Praça de São Pedro.
Falando de improviso, Francisco chamou todos a “ajudar, aproximar-se, rezar” pelos que têm este problema em vez de ficar “indiferente”.
“Ou talvez me preocupe em maldizer: ‘Viste como ia vestida aquela, como estava vestido aquele’? Às vezes faz-se isto, não, depois da Missa. Ou não? Faz-se e isso não se deve fazer: temos de preocupar-nos com os nossos irmãos e irmãs que têm uma necessidade, uma doença, um problema”, acrescentou.
O Papa convidou a estar perto de todos os que vivem “problemas”, por causa da “tragédia das chuvas”, e “problemas sociais, de trabalho”.
“Peçamos a Jesus, a este Jesus que recebemos na Eucaristia, que nos ajude a ajudá-los”, apelou.
A catequese sobre a Eucaristia apresentou uma reflexão sobre a necessidade de que este sacramento promova uma transformação “em profundidade” da vida pessoal e das “relações com os outros”.
“Como vivemos a Eucaristia, o que é para nós? É só um momento de festa, uma tradição consolidada, uma ocasião de encontro, de sentir-se integrado, ou é algo mais?”, perguntou o Papa.
Francisco defendeu que na Missa, onde se encontram “jovens, crianças, idosos, pobres e pessoas com bem-estar”, todos se devem “sentir irmãos e irmãs”.
“Temos de estar atentos: uma celebração pode ficar impecável, do ponto de vista exterior, mas se não conduzir ao encontro com Jesus, arrisca-se a não oferecer nenhum alimento ao nosso coração e à nossa vida”, advertiu.
A Eucaristia, sustentou, deve levar todos os católicos ao encontro dos “pobres, dos doentes, dos marginalizados”.
“É preciso ter sempre presente que a Eucaristia não é algo que nós fazemos; não é uma comemoração nossa do Jesus disse e fez, não. É uma acção de Cristo”, observou.

Francisco deixou depois a habitual saudação aos peregrinos de língua portuguesa: “De coração, desejo-vos as boas-vindas, com votos, para quantos participam da Eucaristia nos domingos, de a viverem com espírito de fé e de oração, sabendo que quem come a carne de Jesus tem a vida eterna e será ressuscitado por Ele no último dia. Sobre vós e sobre as vossas comunidades, desça a bênção do Senhor”.

(Cidade do Vaticano, 12 Fev 2014 (Ecclesia)

Temas para meditar 13



Faltas graves

Um excelente método de nos preservarmos de cair em faltas graves, é dizer todas as noites, “Amanhã posso morrer.” 

(são filipe de neriMaxim’s, F.W.Faber, Cromwell Press, nr. 22-19)

Pequena agenda do cristão

Ele nos anima, ensina, guia

Tratado dos vícios e pecados 10


Questão 72: Da distinção entre os pecados


Art. 4 ― Se convenientemente os pecados se distinguem em pecados contra Deus, o próximo e nós mesmos.

(II Sent., dist. XLII, q. 2, a. 2, qa 2; in Psalm, XXV)

O quarto distingue-se assim. ― Parece que inconvenientemente os pecados se distinguem em pecados contra Deus, o próximo e nós mesmos.