Cap. XVI
1 Foram ter
com Ele os fariseus e os saduceus e, para O tentarem, pediram-Lhe que lhes
mostrasse algum prodígio do céu. 2 Ele, porém, respondeu-lhes: «Vós, quando vai
chegando a noite, dizeis: “Haverá tempo sereno, porque o céu está vermelho”. 3
E de manhã: “Hoje haverá tempestade, porque o céu mostra um avermelhado
sombrio”. 4 Sabeis, pois, distinguir o aspecto do céu e não podeis conhecer os
sinais dos tempos? Esta geração perversa e adúltera pede um prodígio, mas não
lhe será dado outro prodígio, senão o prodígio do profeta Jonas». E,
deixando-os, retirou-Se. 5 Os Seus discípulos, tendo passado à outra margem do
lago, tinham-se esquecido de levar pão. 6 Jesus disse-lhes: «Olhai e
acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus». 7 Mas eles discorriam
entre si, dizendo: «É que não trouxemos pão». 8 Conhecendo Jesus isto, disse:
«Homens de pouca fé, porque estais a discorrer entre vós por não terdes trazido
pão? 9 Ainda não compreendeis nem vos lembrais dos cinco pães para os cinco mil
homens, e quantos cestos recolhestes? 10 Nem dos sete pães para quatro mil
homens, e quantos cestos recolhestes? 11 Porque não compreendeis que não foi a
respeito do pão que eu vos disse: “Acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos
saduceus”?». 12 Então compreenderam que não havia dito que se guardassem do
fermento dos pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus. 13 Tendo
chegado à região de Cesareia de Filipe, Jesus interrogou os Seus discípulos,
dizendo: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?». 14 Eles responderam:
«Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou
algum dos profetas». 15 Jesus disse-lhes: «E vós quem dizeis que Eu sou?». 16
Respondendo Simão Pedro, disse: «Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo». 17
Respondendo Jesus, disse-lhe: «Bem-aventurado és, Simão filho de João, porque
não foi a carne e o sangue que to revelaram, mas Meu Pai que está nos céus. 18
E Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja, e
as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Eu te darei as chaves do
Reino dos Céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos
céus, e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus». 20
Depois ordenou aos Seus discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o
Cristo. 21 Desde então começou Jesus a manifestar a Seus discípulos que devia
ir a Jerusalém e padecer muitas coisas dos anciãos, dos príncipes dos
sacerdotes e dos escribas, ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. 22 Tomando-O
Pedro à parte, começou a repreendê-l'O, dizendo: «Deus tal não permita, Senhor;
não Te sucederá isto». 23 Ele, voltando-Se para Pedro, disse-lhe: «Retira-te de
Mim, Satanás! Tu serves-Me de escândalo, porque não tens a sabedoria das coisas
de Deus, mas dos homens». 24 Então, Jesus disse aos Seus discípulos: «Se alguém
quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. 25 Porque
quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de
Mim, acha-la-á. 26 Pois, que aproveitará a um homem ganhar todo o mundo, se
vier a perder a sua alma? Ou que dará um homem em troca da sua alma? 27 Porque
o Filho do Homem há-de vir na glória de Seu Pai com os Seus anjos, e então dará
a cada um segundo as suas obras. 28 Em verdade vos digo que, entre aqueles que
estão aqui presentes, há alguns que não morrerão antes que vejam vir o Filho do
Homem com o Seu reino».
Comentários:
9-15 –
Quem se dedica
ao apostolado – que deve ser tarefa de todo o cristão – terá de contar com a incredulidade
e as dúvidas daqueles que o escutam e não terá outro remédio que pedir
insistentemente ao Senhor que o ajude a ser convincente no que transmite.
Mas, e além disso, deve preparar muito bem o que vai dizer e como vai dizer, tentando saber de antemão se a quem se dirige tem um são critério e
um coração bem-disposto. Jesus Cristo teve de enfrentar constantemente pessoas
de vistas estreitas e repletas de preconceitos e, no entanto, repetia uma e
outra vez as mesmas verdades ilustrando-as de forma sempre nova e sempre velha,
isto é, sem retirar a essência do que ensinava. Porquê? Porque todas as Suas
palavras eram a própria essência da verdade. Não desanimemos pois, a verdade
acaba sempre por vencer!
Não se pode acreditar
no que não se conhece. Chegamos à conclusão, por este trecho de S. Marcos, que
os onze não conheciam Jesus. Em mais de uma ocasião é o próprio Jesus que
afirma que não conhecem o Pai porque não conhecem o Filho. E nós, cristãos de
hoje bem informados e bem formados, conhecemos, de facto, Jesus? Preocupa-nos
conhecê-lo cada vez melhor, mais intimamente? Lemos o Evangelho diariamente? Com
pausa e atenção metendo-nos nas cenas "como um personagem mais", como
aconselhava São Josemaria?
13-19
-
Eu, como Pedro, creio firmemente que Tu és Deus, meu
Salvador e Redentor, que amo com todas as veras do meu coração, que sigo com
incondicional entrega até ao momento que queiras chamar-me definitivamente para
junto de Ti. Como anseio por esse momento, Senhor! Vultum Tuum requiram, Domine!
Jesus
Cristo quer confirmar os Seus Apóstolos na Fé na Sua Divindade. Que tenham
absolutamente claro e seguro que Ele é o Filho Unigénito de Deus, a Segunda
Pessoa da Santíssima Trindade, que veio ao mundo para redimir a humanidade
inteira e instaurar o Reino de Deus. Para nós, cristãos, esta é uma verdade de
Fé e assim o afirmamos no Credo.
As Chaves do Reino de Deus! Nem mais
nem menos! O Senhor entrega a Pedro, um simples Pescador da Galileia, um poder
extraordinário sem comparação com qualquer outro. Poder que se mantém desde
então nas mãos da cabeça visível da Igreja, o Papa. É obrigação dos cristãos
apoiar com orações e carinho o Vigário de Cristo ajudando-o a carregar tão
enorme responsabilidade. Dominus
conservat eum et vivificat eum et beatum faciat eum in terra et non tradat eum
in animam inimicorum eius. [i]
A
pergunta de Jesus pode parecer desnecessária e, de facto, é porque, Ele sabe
muito bem, com detalhado pormenor, o que diz d'Ele. A intenção é clara: quer
suscitar a resposta de Pedro que, assim, assume, desde logo, a responsabilidade
de responder por todos os discípulos. Cristo aproveita esta atitude de Pedro e
confirma-o como chefe da Igreja que irá fundar. E não só como chefe mas, como
detentor de um poder que é unicamente de Deus: ligar e desligar, ou seja,
aceitar os pedidos de perdão dos homens pelos pecados cometidos, reatando as
relações deste com Deus. Este poder, claramente dado a Pedro, que será depois
transmitido por este aos seus sucessores, é extensivo aos Bispos da Igreja
Católica que o repartem pelos presbíteros sob o seu múnus. A grande questão dos
Escribas que por várias vezes afirmam que, só Deus tem poder para perdoar os
pecados, tem, assim, uma resposta mais completa ainda porque, na verdade, Deus
pode fazer o que quiser com os Seus poderes – que são absolutos – inclusive,
como neste caso, autorizar outros para os usarem em Seu Nome. É, efectivamente
o que faz o Sacerdote ao declarar ao penitente: "Eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo" não em meu nome, mas em nome daqueLe de Quem me vem este poder. Quando
se ouve – com alguma frequência, infelizmente – eu confesso-me a Deus, essa
pessoa está a dizer uma verdade absoluta, embora a sua intenção seja outra.
Como é que Pedro sabe que Jesus é o Filho de
Deus? Foi o próprio Deus quem lho revelou, disse Jesus. Também a nós acontece o
mesmo, conhecemos as verdades essenciais sobre Deus porque Ele mesmo no-las
revela. Queremos saber mais e mais profundamente? Peçamos mais e com maior confiança! Não há outra forma: ou Deus satisfaz os nossos pedidos feitos
com são critério e boa intenção e nos revela o que nos convém saber, ou não os
aceitando, porque não convêm ou vão mal endereçados, nos deixará na ignorância
que merecemos.
Quem
dizemos nós que é Jesus Cristo? A pergunta não é descabida, tentemos responder: Jesus, alguns dirão, é Aquele a Quem recorro sempre que preciso e faço-o com
toda a confiança; Para mim, dirá outro, é o Salvador, O que veio
propositadamente para nos salvar a todos; Já eu acho que Cristo é o verdadeiro
Filho de Deus...etc., etc. Todas as respostas estarão, em princípio, certas
mas, quantas referem a Cruz? Não se pode separar Cristo da Cruz porque foi nela
que, Ele, cumprindo a vontade do Pai, nos redimiu e salvou definitivamente
abrindo-nos as portas da Vida Eterna. Jesus Cristo não é o Deus particular,
individual que muitos desejam ter ao serviço das suas
necessidades do momento. Embora Se humilhe fazendo-se igual a nós em tudo, menos
no pecado, Ele é de todos, a Sua Morte na Cruz foi por toda a humanidade
passada, presente e futura.
13-20
-
Queremos
– temos esse secreto desejo – de ser como Pedro, ter a sua frontalidade e
singeleza, simples e categórica, com dúvidas convertidas em certezas
inabaláveis. Realmente o que desejamos é que, como Pedro, o Senhor confie em
nós!
A
humanidade inteira deve a Pedro e aos outros seus companheiros, saber Quem É Jesus e, sabendo-o, ter a oportunidade através dos Evangelhos, de chegar a
conhecê-Lo intimamente. Conhecer Jesus Cristo é conhecer Deus Uno e Trino,
Criador e Senhor de toda a criação. Sem estes homens, simples, um pouco rudes,
cheios de defeitos e debilidades mas, sentindo um amor incomensurável pelo
Mestre, por Quem a maior parte deu a própria vida, não teríamos essa ventura. E
devemos, todos, estar-lhes muito gratos e, como são pessoas comuns como nós,
imitá-los em tudo mas, sobretudo, nesse Amor com A grande por Nosso Senhor
Jesus Cristo.
Fica
absolutamente claro que só podemos conhecer Deus pela Fé. E… o que é a Fé? Podemos
responder simplesmente que se trata de uma Virtude Teologal que só o próprio
Deus pode incutir em nós. É que, de facto, não merecemos ter Fé, porque, por
nós mesmos, nada podemos fazer já que não conhecemos Deus e, evidentemente, não
se pode amar o que não se conhece. Assim, a primeira coisa a fazer é pedir
veementemente ao Senhor que nos conceda essa virtude, fundamental para que O
possamos amar e, mais, nunca nos darmos "por satisfeitos" com a fé que temos
porque, se não a cultivarmos e incessantemente a pedirmos, até a que temos
podemos perder. Os cristãos têm Fé, foi-lhes como que “doada” no Baptismo. Sem
qualquer mérito da nossa parte, ao tornar-nos Seus filhos, o Criador
entregou-nos como que o ADN dessa Virtude. A nós, cabe-nos, agradecendo tão
grande dom, não deixarmos que ela definhe ou enfraqueça. Por isso mesmo,
alimentando-nos da Eucaristia, havemos de a manter bem viva e actuante.
Este
trecho do Evangelho de São Mateus leva-nos, quase que inevitavelmente, a
considerar a Confissão Sacramental. É um tema, infelizmente para muitos,
controverso que, sem qualquer fundamentação séria, consideram não ser
necessária a Confissão Sacramental para obter o perdão de Deus. Mas… estão
profundamente errados, bastando para fundamentar esta afirmação, ler atentamente
o que Jesus Cristo diz a este respeito; claramente dá a Pedro e aos seus
sucessores, os Bispos, o poder, que só Ele tem, de perdoar os pecados. E como o poderão fazer se o pecador não revelar, directa e claramente, as suas faltas?
E
eu? Sim, eu? Quem digo eu que Tu és? Sei-o, no meu coração, na minha alma, que
Tu, És O Filho de Deus, O meu Salvador e O Redentor do mundo. Sei, desde
pequenino, tudo isso, só que, por vezes – tantas vezes! – actuo como se não o
soubesse. Levado pelos respeitos humanos, pelos preconceitos, pela falta de
coragem, desvio muitas vezes a “conversa”, esquivo-me ao tema, digo para mim
mesmo que “não é nem o tempo nem o lugar certos”. E, Tu, Senhor, que nunca me
esqueces nem me negas como Teu filho! Tão triste deves ficar! Ajuda-me a
retribuir o Teu grande amor por mim com o meu pequeno amor por Ti. Pequeno,
porque sou pouca coisa, mas grande, porque é todo o que tenho.
13-23 -
De
uma forma absolutamente clara que não deixa qualquer margem para dúvidas,
o Senhor dá a Pedro e nele aos seus sucessores, os poderes que até então eram
exclusivos de Deus: Perdoar os pecados. Pedro fica assim, constituído como um
representante de Cristo na terra a quem, portanto, é devido respeito e
acatamento das instruções que dele vêm.
A
sabedoria das coisas de Deus e a sabedoria dos homens! A verdadeira Sabedoria é
um Dom do Espírito Santo, logo é ela que deve estar na base de toda a sabedoria
humana. De que serve saber muitas coisas – ser um “sábio” – se se ignora este
Dom? É ele que dá a luz, o enfoque de quanto precisamos saber e, sobretudo,
acompanhado do Dom de Entendimento, compreender aquilo que sabemos.
15-18 -
Detendo-me um pouco nesta frase: «Eis os milagres que acompanharam os que crerem» fico a pensar na Força da Fé na Palavra de Deus. Jesus, de facto, diz que aqueles que acreditarem serão dados poderes extraordinários. Porquê? Parece-me que Jesus quer garantir aos primeiros crentes auxílios especiais para ultrapassarem as dificuldades que, sabe, irão enfrentar. Na verdade, as perseguições e ataques de toda a ordem contra os fieis seguidores da Palavra, irão surgir logo no início da Igreja nascente.
15-20 -
Que felicidade teres partido para o
Céu!, não me canso de pensar. Indo ficaste connosco, comigo, para sempre. Na
presença viva e real na Sagrada Eucaristia, que é o meu alimento, a minha força,
o manancial onde bebo a água da vida eterna. Tenho-Te aqui como nenhum dos Teus
Apóstolos Te teve; eles tinham a Tua companhia, gozavam da Tua presença, ouviam
as Tuas palavras, viam os Teus gestos, eu, pelo contrário, tenho isso tudo,
ouço-Te no meu coração quando me falas, sinto as inspirações que constantemente
sopras no meu entendimento e, finalmente, recebo-Te todo inteiro, em Corpo,
Alma e Divindade tal como estás no Céu para onde subisTe!
21-27 -
Ajuda-me, Senhor, a olhar para os
outros com o Teu olhar divino e não com o meu modo de ver tão humano e
rasteiro. Só assim poderei descobrir neles a Tua imagem e amá-los como a mim
mesmo.
21-28 -
Parece estranho que O Senhor tenha dito que «quem
pretender salvar a sua vida acabará por perdê-la»! Como se pode entender tal
coisa! É preciso compreender que Jesus fala do apego à vida sobre tudo o resto
como o único bem que realmente possa interessar ao homem. Na verdade não deve
ser assim; a vida, a nossa vida, pertence a Deus que no-la deu e a pode fazer
cessar quando bem entenda. Ou seja por nós, nada podemos fazer para a prolongar
um segundo que seja. Devemos, isso sim, preservar a vida como um bem concedido
por Deus para que dela tiremos o melhor partido e a façamos frutificar em obras
e serviço. O apego desmesurado à saúde e bem-estar pessoal é contrário à missão
que temos de levar a cabo: viver como Deus quer que vivamos, com a consciência
que somos Suas criaturas e que teremos de Lhe dar contas do uso que demos a
essa mesma vida.
A gente sente pena de Pedro! Coitado... Ainda
há pouco o Senhor o bendisse e exaltou a sua resposta sobre quem Ele era e,
agora... umas palavras duras, agrestes... Claro que, e em primeiro lugar, não
sabemos o tom, a inflexão de voz de Jesus ao pronunciá-las e, depois, o sentido
que agora damos difere, seguramente do de então. Seja como for, Pedro "não
tem tempo para ficar auto-satisfeito", percebe, sabe que tem muito ainda a
aprender. O facto é que, nos derradeiros momentos foi capaz de negar conhecer
Jesus! Mas é a Pedra firme sobre a qual assenta a
Igreja porque, a fortaleza e a capacidade, não está no homem que é um mero
instrumento mas sim em Cristo que Se serve dele como Lhe apraz.
23-33 -
Parecem
– e de facto são – duras as palavras que Jesus Cristo dirige a Pedro! Excessivas?
Não! O Senhor quer deixar bem vincadas no espírito do Apóstolo duas coisas: A
primeira é que ninguém, seja qual for o seu estatuto, pode corrigir – ou sequer
tentar – o Senhor; A segunda para chamar Pedro à realidade simples e crua da
sua condição humana e a impossibilidade, por si próprio, de compreender as
coisas de Deus.
Como
nos emociona a figura de Pedro! Podemos, cada um de nós, rever-nos neste homem
são, um pouco impulsivo, generoso, disponível, amigo íntimo de Jesus, que não
esconde os seus sentimentos e, sobretudo, que não impede – talvez antes o tenha
sugerido – que as suas fraquezas sejam expostas nos textos evangélicos, algo
que revela um surpreendente e cativante aspecto do seu carácter: a humildade
pessoal. Ele é de facto o chefe dos Apóstolos porque Jesus Cristo assim o quis
mas, nunca lemos em nenhum lugar que alguma vez se tenha vangloriado ou, sequer,
feito valer o seu “estatuto”. Ao contrário, tendo guardado bem fundo no seu
coração todas as palavras, conselhos e directivas do seu Mestre e Senhor, não
esqueceu esta tão importante: que, o próprio Senhor, não veio para ser servido
mas para servir.
O
escândalo da sabedoria dos homens quando se opõe – o que é frequente – à sabedoria
de Deus! Como evitar isto, nós que julgamos saber tanto sobre tantas coisas?
A resposta é simples:
Doutrina! Claro! Doutrina, catequese, estudar, rever, meditar a Palavra de
Deus. Que já sabemos o suficiente? Não, não sabemos nada e, muito menos o
suficiente para nos salvarmos e para conduzir outros à salvação. Não esqueçamos
que São João deixou escrito, para que constasse para sempre, que Jesus disse e
fez muitíssimo mais coisas que aquelas que os quatro Evangelhos relatam e que, em todo o mundo não caberiam os livros que seria preciso escrever para as
relatar. Com os olhos da alma leremos o Evangelho e descobriremos, sempre
coisas novas. Com o nosso olhar humano apenas (re)leremos pela enésima vez o
que já sabemos, talvez, de cor. Há que ter este conhecimento da nossa limitação
natural e tentar obter uma dimensão sobrenatural, a única forma de compreender
as coisas divinas.
24-28 -
Perder
a vida para ganhar a vida! Que estranha forma de explicar em que consiste a
salvação! Aparentemente, falta algo nesta “sentença” de Cristo que melhor nos
faça entender o que propõe. Mas, de facto, o que de algum modo foi
incompreensível para as pessoas da Sua época, inclusive os discípulos, é, hoje
em dia, perfeitamente entendível para os cristãos. Deve-se ao Espírito Santo e
ao Seu Dom de Entendimento esse entender e compreender o alcance e significado
das palavras do Senhor. Assim, ficamos cientes que a vida, a verdadeira Vida, é
a vida em Cristo, com Cristo e por Cristo. A
vida de um cristão autêntico parece ser algo de pesado, angustiante, de luta
contínua. Pode parecer a alguns que assim é mas, estão enganados. A cruz é
comum a todos os homens que, uns mais outros menos, têm de suportá-la e
conviver com ela. Faz parte integrante da condição humana. Mas, o cristão
autêntico, tem-na como um sinal indelével da sua pertença a Cristo que nos
redimiu – a todos – numa Cruz. E vive a sua vida – a sua cruz – com a alegria
que as pequenas vitórias diárias proporcionam e, convenhamos, não há maior
alegria que vencer!
Perder
a vida para ganhá-la? Que estranha forma de encarar a nossa santa religião! A
vida, a nossa vida, é o bem mais precioso que possuímos e por isso mesmo somos
levados num primeiro impulso, a rejeitar esta sentença de Jesus Cristo. Mas, e
aí está a verdade, a vida não é nossa, pertence a Deus que no-la deu e mantém
até Ele próprio querer. Não somos mais que usufrutuários desse bem. Esta é que
é a verdade! Sendo assim, como de facto é, amar a vida só faz sentido amando a
Deus e só se pode amar a Deus sobre todas as coisas, logo, mais que a própria
vida.
A
cruz talvez seja o símbolo mais usado e visto no mundo. A Cruz de Cristo é o
instrumento de Redenção da humanidade e, por isso mesmo, deve ser usado com
reverência e autêntico amor. Ela é, também, a “nossa cruz” porque nela estavam
as faltas, os pecados de todos os homens de todos os tempos. Comparar a nossa
cruz pessoal, essa cruz que todos carregamos ao longo da vida, por pesada que
seja, é algo de bom e meritório porque, sabemo-lo muito bem por experiência
própria, sozinhos dificilmente a suportamos.
Ah a
cruz! A cruz de cada dia que é de cada um, pesada, leve, mas... cruz, é, quase
sempre, feita por nós. Como dizia São Filipe de Néri "os homens são
frequentemente os carpinteiros das suas próprias cruzes". O que tem O Senhor a
ver com a nossa cruz? Tem muito a ver porque Ele próprio carregou com ela ou,
pelo menos com a parte mais pesada, mais penosa de transportar. A Cruz que
levou às costas para o monte Calvário tinha o peso de todos os nossos pecados,
faltas, omissões e desvarios de todos os homens e de todos os tempos. A nossa
cruz do dia-a-dia tem só o peso das faltas que acrescentamos pela nossa
fragilidade; são muitas as faltas… o peso é maior, são poucas e sem grande
relevo… é mais levadeira. A nossa cruz e a Cruz da Redenção têm em comum que para
serem levadas precisam do Senhor, dos Seus ombros fortes, da Sua ajuda
preciosa. Sozinhos não a moveremos um milímetro!
(AMA, 2018)
[i] Deus o conserve e
vivifique e o faça santo na terra e não o deixe sucumbir ao ânimo dos seus
inimimigos