26/10/2010

Textos de Reflexão para 26 de Outubro

Evangelho: Lc 13, 18-21

18 Dizia também: «A que é semelhante o reino de Deus; a que o compararei? 19 É semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou na sua horta; cresceu, tornou-se uma árvore, e as aves do céu repousaram nos seus ramos». 20 Disse outra vez: «A que direi que o reino de Deus é semelhante? 21 É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha, até que tudo ficasse levedado».

Comentário:

O Reino de Deus, conforme o Senhor, diz, depende de nós. Com efeito nós é que somos - devemos ser – o fermento que leveda a massa; espalhamos os ramos da Doutrina por toda a parte onde vamos. A nossa influência no ambiente que nos rodeia, nas pessoas que contactamos, nomeadamente as mais próximas, é pois fundamental para que o Reino de Deus se estabeleça na terra entre os homens. Se não fizermos o que nos compete grandes contas teremos de prestar e de nada valerão as desculpas de que não tivemos tempo, que não tínhamos “jeito”, que não sabíamos o que dizer ou fazer.
O Senhor conta connosco, não por sermos inteligentes ou fáceis de palavra, mas porque somos Seus filhos e amamos os outros homens que também o são. Sendo filhos, somos herdeiros, convém portanto que nos preocupemos com os que irão partilhar connosco a herança. 

(ama, comentário sobre Lc 13,18-21, Junho 2009)  

Tema: Amigos de Jesus 3
Ide a qualquer parte do mundo onde queirais, mudai de casa quantas vezes o desejeis, na igreja católica mais próxima o vosso Amigo está sempre esperando por vós, dia após dia. 

(R. A. Knox, Sermones Pastorales, Rialp, Madrid, 1963, nr. 473, trad ama)

Doutrina: CCIC – 440: Porque é que o Decálogo obriga gravemente?
                   CIC – 2072 – 2073; 2081

Porque enuncia deveres fundamentais do homem para com Deus e para com o próximo.

Tema para breve reflexão - 2010.10.26

Pecado – Efeitos

É esta a outra face daquela solidariedade que, a nível religioso, se desenvolve no mistério profundo e magnífico da Comunhão do Santos, mercê do que se pode dizer que "toda a alma que se eleva, eleva o mundo". A esta lei da elevação corresponde, por desgraça. a lei da descida, de forma que se pode falar numa comunhão do pecado, pela qual uma alma que se abaixa pelo pecado abaixa consigo a Igreja e, de certo modo, o mundo inteiro. Por outras palavras, não existe pecado algum, ainda o mais íntimo e secreto, ou mais estritamente individual, que afecte exclusivamente aquele que o comete. Todo o pecado repercute, com maior ou menor intensidade, com maior ou menor dano em todo o conjunto eclesial e em toda a família humana.

(joão Paulo II, Exortação Apostólica Reconciliatio et Paenitentia, 16)

Bom Dia! Outubro 26, 2010


A constatação da nossa Filiação Divina leva-nos à necessidade da contemplação de tão magnífico dom.
Ser filho de Deus, com todos os direitos e prerrogativas que tal implica é algo que não se apreende na totalidade.
Deus ama-nos como seres criados por Ele próprio mas com se tal não bastasse, outorga-nos com o Baptismo essa filiação autêntica, real, efectiva!
Fazemos parte da Sua família íntima, somos amados verdadeira e incondicionalmente, sem mérito algum da nossa parte e, este amor preenche por completo as nossas necessidades, porque é um amor imenso, divino, sem comparação alguma com mais excelente amor humano.

Como todo o amor, pede retorno, - já vimos que amar é dar e receber - e, o interessante e de espantar é que Deus, nosso Senhor e Criador, que não precisa do nosso amor para nada, espera verdadeiramente que Lhe retribuamos - tentemos seriamente retribuir - o Seu amor divino com o nosso amor humano para o divinizar e devolver expurgado de qualquer impureza que possa conter.

26 de 36