06/04/2021

NUNC COEPI: Publicações em 06/04/2021

PLANO DE VIDA (Coisas muito simples, curtas, objectivas)

Propósito: Aplicação no trabalho.

Senhor, ajuda-me a fazer o que devo, quando devo, empenhando-me em fazê-lo bem feito para to poder oferecer.

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?

 

Leitura espiritual

 

Evangelho

Lc XIX, 28-48

Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém

28 Dito isto, Jesus seguiu para diante, em direcção a Jerusalém. 29 Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, junto do chamado Monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos, 30 dizendo: «Ide à aldeia em frente e, ao entrardes nela, encontrareis um jumentinho preso, que ninguém montou ainda; soltai-o e trazei-mo. 31 E se alguém vos perguntar: ‘Porque o soltais?’, respondereis assim: ‘O Senhor precisa dele.’» 32 Os enviados partiram, e tudo se lhes deparou como Ele tinha dito. 33 Quando estavam a soltar o jumentinho, os donos disseram-lhes: «Porque soltais o jumentinho?» 34 Responderam-lhes: «Porque o Senhor precisa dele.» 35 Levaram-no a Jesus e, deitando as capas sobre o jumentinho, ajudaram Jesus a montar. 36 Enquanto caminhava, estendiam as capas no caminho. 37 Estando já próximo da descida do Monte das Oliveiras, o grupo dos discípulos começou a louvar alegremente a Deus, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. 38 E diziam: «Bendito seja o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no Céu e glória nas Alturas!» 39 Alguns fariseus disseram-lhe, do meio da multidão: «Mestre, repreende os teus discípulos.» 40 Jesus retorquiu: «Digo-vos que, se eles se calarem, gritarão as pedras.» 41 Quando se aproximou, ao ver a cidade, Jesus chorou sobre ela e disse: 42 «Se neste dia também tu tivesses conhecido o que te pode trazer a paz! Mas agora isto está oculto aos teus olhos. 43 Virão dias para ti, em que os teus inimigos te hão-de cercar de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; 44 hão-de esmagar-te contra o solo, assim como aos teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, por não teres reconhecido o tempo em que foste visitada.»

Jesus expulsa do templo os vendilhões

45 Depois, entrando no templo, começou a expulsar os vendedores. 46 E dizia-lhes: «Está escrito: A minha casa será casa de oração; mas vós fizestes dela um covil de ladrões.» 47 Ensinava todos os dias no templo, e os sumos sacerdotes e os doutores da Lei, assim como os chefes do povo, procuravam matá-lo. 48 Não sabiam, porém, como proceder, pois todo o povo, ao ouvi-lo, ficava suspenso dos seus lábios.

 

Considerações

Jesus Cristo que sempre foi avesso a demonstrações exaltadas sobre a Sua Pessoa, lembremo-nos que pelo menos numa ocasião o quiseram fazer Rei, aceita com alegria visível esta triunfal entrada na cidade de Jerusalém.

 

Talvez que a explicação esteja exactamente no desfecho do acontecimento.

 

Os chefes do povo increpevam-No  que mandasse calar a multidão entusiasmada, atapetando de ramos e mantos o caminho que percorria.

 

Como sempre são cobardes porque temem a reacção que possam causar. Só actuam "pela calada" e astúcia servindo-se de esbirros e traidores para alcançar o que pretendem.

 

Nem sequer pensam que ao impretar Jesus que seja Ele a mandar calar os manifestantes, estão de facto a reconhecer a Sua autoridade soberana.

 

A reacção de Jesus é concludente: Se estes se calarem gritarão as pedras!

 

Uma revelação de que aceita que aquelas pessoas simples O aclamem e que o Seu Poder, que é divino, que impera ao mar e aos ventos pode, se quiser, mandar que as pedras O aclamem.

 

Mas,evidentemenhte nunca o faria porque Jesus não faz milagres só para “satisfazer” os ansiosos por “sinais” não para se convencerem que estão perante Alguém com poderes sobrenaturais mas para satisfazer a curiosidade mórbida de alguns.

Estes tais, nunca ficarão satisfeitos com os sinais que Jesus possa fazer porque se não conseguem ver e avaliar os que já assistiram como, por exemplo, dar vista a cegos ou alimentar uns milhares de pessoas com uns poucos pães e alguns peixinhos, como poderão acreditar nEle se qualquer manifestação por extraordinária que fosse sucedesse?

Quem deseja sinais, de facto, não consegue vê-los e, muito menos interpretá-los, porque o seu coração está tão fechado como os olhos que olham mas não veem.

Os milagres que Jesus faz e que constam nos Evangelhos têm sempre um propósito: acudir aos que precisam da Sua ajuda e, sempre com o objectivo último consolidar: a sua fé e “ganhar” almas para o Reino de Deus.

 

REFLEXÃO

Confissão Sacramental

A confissão, reconciliação, sacramento da penitência ou sacramento do perdão é um sacramento que envolve o perdão de pecados perante um padre (presbítero) ou bispo, que neste momento actua em nome de Cristo, e o recebimento do perdão divino das faltas confessadas e de uma penitência (reparação de danos causados pelo pecado). O sacerdote a quem se confessa os pecados é chamado de confessor, pois é instrumento da Reconciliação da alma com Deus e testemunha da compaixão e da misericórdia divina. É praticado na Igreja Católica, na Igreja Ortodoxa e em algumas comunidades religiosas da Igreja Anglicana. A Igreja Católica pune automaticamente com excomunhão qualquer sacerdote que revelar o que lhe foi dito em confissão e de quem o ouviu, visto que é de foro íntimo e totalmente secreto.