10/08/2011

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 106

À procura de Deus



Repara como a oração, traz a paz ao coração.



jma, 2011.08.10

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

"Ó Jesus...! – Descanso em Ti"


Abatimento físico. – Estás... esgotado. – Descansa. Pára com essa actividade exterior. – Consulta o médico. Obedece e despreocupa-te. Em breve hás-de regressar à tua vida e melhorarás, se fores fiel, os teus trabalhos de apostolado. (Caminho, 706)

Se O não deixares, Ele não te deixará.
(Caminho, 730)

Espera tudo de Jesus; tu nada tens, nada vales, nada podes. – Ele agirá, se n'Ele te abandonares. (Caminho, 731)

Ó Jesus...! – Descanso em Ti. (Caminho, 732)

Que tudo te é indiferente? – Não queiras iludir-te. Agora mesmo, se eu te perguntasse por pessoas e por actividades, em que por Deus empenhaste a tua alma, havias de responder-me – briosamente! – com o interesse de quem fala de coisa própria.
Não: para ti, não é tudo indiferente – é que não és incansável..., e necessitas de mais tempo para ti; tempo que será também para as tuas obras, porque, no fim de contas, tu és o instrumento. (Caminho, 723)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Música e repouso

 Concierto de Mozart para Clarinete y Orquesta. Adagio.




selecção ALS

Amizade

Reflectindo
Amizade

Se é verdadeira, a amizade, tende sempre a tornar-se mais forte, não se deixa corromper pela inveja, não esfria com as suspeitas, cresce na dificuldade.



(Cfr. Btº elredo, Tratado sobre la amistad espiritual, 3, trad ama)


Evangelho do dia e comentário

S. Lourenço






T. Comum– XIX Semana




Evangelho: Jo 12, 24-26

24 Em verdade, em verdade vos digo que, se o grão de trigo que cai na terra não morrer, 25 fica infecundo; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á e quem aborrece a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26 Se alguém Me quer servir, siga-Me e, onde Eu estou, estará ali também o que Me serve. Se alguém Me servir, Meu Pai o honrará.

Comentário:

Para produzir fruto – muito fruto – há que morrer para as coisas do mundo. Retirar-se para um ermo, para um Convento?


Nada disso.


Retirar-se dentro de si mesmo, viver do mundo sem ser mundano, ter prioridades bem definidas. A consciência de que somos Filhos de Deus tem de levar-nos a comportarmos como tal em todos os momentos e circunstâncias.
Produzir fruto, que significa fazer boas obras, ser apóstolo, não é compatível com uma vida agitada na preocupação do ter, possuir, alcançar cada vez mais bens, posição social.
Trabalhar, sim, trabalhar com afinco na profissão que nos compete, fazendo sempre o melhor que podemos e sabemos mas, e sempre, com os olhos postos em Deus que é quem, no fim da vida, temos de dar contas.


Não levaremos nas mãos senão aquilo que conseguirmos com as nossas boas obras, o resto, ficará, talvez como recordação ou, em muitos casos, nem sequer isso.

(ama, comentário sobre Jo 12, 24-26, 2010.08.10)