Evangelho
Mt IV, 12-
25; V, 1 - 12
Jesus volta para a Galileia
12
Tendo ouvido dizer que João fora preso, Jesus retirou-se para a Galileia. 13
Depois, abandonando Nazaré, foi habitar em Cafarnaúm, cidade situada à
beira-mar, na região de Zabulão e Neftali, 14 para que se cumprisse o que o
profeta Isaías anunciara: 15 Terra de Zabulão e Neftali, caminho do mar, região
de além do Jordão, Galileia dos gentios. 16 O povo que jazia nas trevas viu uma
grande luz; e aos que jaziam na sombria região da morte surgiu uma luz. 17 A
partir desse momento, Jesus começou a pregar, dizendo: «Convertei-vos, porque
está próximo o Reino do Céu.»
Vocação dos discípulos
18 Caminhando ao longo do mar da
Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que
lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.19 Disse-lhes: «Vinde comigo e
Eu farei de vós pescadores de homens.» 20 E eles deixaram as redes
imediatamente e seguiram-no. 21 Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos:
Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, os quais, com seu pai, Zebedeu,
consertavam as redes, dentro do barco. Chamou-os, e 22 eles, deixando no mesmo
instante o barco e o pai, seguiram-no.
Jesus percorre a Galileia
23 Depois,
começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o
Evangelho do Reino e curando entre o povo todas as doenças e enfermidades. 24 A
sua fama estendeu-se por toda a Síria e trouxeram-lhe todos os que sofriam de
qualquer mal, os que padeciam doenças e tormentos, os possessos, os epilépticos
e os paralíticos; e Ele curou-os. 25 E seguiram-no grandes multidões, vindas da
Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e de além do Jordão.
JESUS
CRISTO NOSSO SALVADOR
Iniciação
à Cristologia
Capítulo
V
CRISTO
ENQUANTO HOMEM CHEIO DE GRAÇA E DE VERDADE
2.
A graça e a santidade de Cristo
b)
Cristo enquanto homem é santo porque a sua humanidade está unida ao Verbo e lhe
pertence. A graça de união
Pela
união hipostática, a humanidade de Cristo é santa enquanto foi assumida pelo
Filho de Deus, é inteiramente de Deus, pertence ao Verbo, está destinada e
consagrada ao seu serviço, e é em si mesma instrumento da divindade. Pela união
hipostática a humanidade de Cristo tem a santidade infinita do Verbo.
Esta
mesma união hipostática, considerada como um dom outorgado à natureza humana
assumida, chama-se «graça de união».
Com efeito, para a humanidade de Cristo é uma graça o facto de ter sido elevada
à maior união com a divindade a que um ser pode ser elevado. E este dom
gratuito é a própria pessoa do Verbo que foi dada á natureza humana como termo
da assunção: é um dom infinito.
Vicente Ferrer Barriendos
(Tradução do castelhano por ama)