18/12/2021

Publicações em Dezembro 18

 


E Dezembro vai "andando" numa sequência de dias sempre diferentes, coisas novas, como fosse a primeira vez que as visse e eu tentando acompanhar o ritmo.

A minha atávica tendência é deixar-me ficar confortavelmente instalado na bruma dos dias que vão passando.

Fazer um esforço por evoluir parece-me estulticía... estou tão bem assim...

A realidade é, porém, outra muito diferente, não estou nada bem!

Se não evolu-o não vivo e, portanto estou morto.

"Técnicamente" estou vivo porque respiro e o coração vai cumprindo o seu trabalho mas... vivo a dormir mesmo estando acordado.

O não participar, como me for real e honestamente possível na vida diária, equivale a abdicar da minha obrigação mais vinculativa que é viver cada momento que me seja concedido viver como se fosse o último, aplicando todas as minhas capacidades nessa tarefa.

O meu Criador espera que eu viva em plenitude e não que me "arraste" pelos dias que vou vivendo como que suportando um peso esmagador.

Tenho muito em conta pensar-me como alguém que se preocupa com os outros, os mais próximos e os que não o são, ora... para estar em sintonia com este desejo tenho, efectivamente que viver já que, morto, não lhes serei de qualquer préstimo.

Mas... este discorrer leva-me a considerar que serei alguém especial?

Sim... leva... e afirmo desde já que está certo: sou alguém especial!

Sou um ser humano criado por Deus à Sua Imagem e Semelhança e é exactamente isso que me torna "especial", porque único e irrepetível.

Deus Criador não tem como que um armazém de modelos de seres humanos no qual vai escolhendo mais ou menos adrede o que Lhe apetece usar.

Não!

Deus cria continuamente e, se criar significa fazer algo a partir do nada, é exactamente isso que faz.

De facto, criar, verdadeiramente... criar, só é possível a Deus, mesmo nós humanos dotados de inteligências ou dons extraordinários não somos capazes de criar coisa nenhuma, utilizaremos sempre uns meios, sejam quais forem, para corporizar uma ideia.

Um pintor utiliza tintas, telas, pincéis... tudo coisas que já existem portanto, segundo o conceito acima expresso,  não cria nada.

Deus Criador não "usa" de nada existente, faz tudo, absolutamente novo!

Quando releio e medito o que escrevi fico siderado com a enormidade da constatação: Do nada absoluto o Criador fez este homem que sou!

Que coisa espantosa... para empregar palavras humanas que são as minhas.

Leio no Antigo Testamento que Deus «olhou para o tinha feito e achou tudo muito bom», e posso, portanto, extrapolar que, eu, "sou muito bom".

Esta conclusão leva-me inevitavelmente a considerar que todos os dias, momentos, têm de ser vividos de acordo com esse "estatuto" e não como outra coisa qualquer, abúlico, desinteressado, acomodado.

Tenho de corresponder e viver de acordo se não... que poderei esperar... talvez... "afasta-te de Mim, não te conheço"...

Deus me livre!!!

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad