A santíssima Trindade 3
2. Deus na Sua vida íntima
O
mesmo se pode dizer do Espírito Santo, que procede como o Amor do Pai e do
Filho. Procede de ambos, porque é o Dom eterno e incriado que o Pai entrega ao
Filho gerando-O e que o Filho devolve ao Pai como resposta ao Seu Amor. Este
Dom é Dom de si, porque o Pai gera o Filho comunicando-Lhe total e
perfeitamente o Seu próprio Ser mediante o Seu Espírito. A terceira Pessoa é,
portanto, o Amor mútuo entre o Pai e o Filho 3. O nome técnico desta
segunda processão é espiração. Seguindo a analogia do conhecimento e do amor,
pode dizer-se que o Espírito procede como a vontade que se move para o Bem
conhecido.
Estas
duas processões chamam-se imanentes e diferenciam-se radicalmente da criação,
que é transeunte, no sentido de que é algo que Deus faz para fora de Si.
Tratando-se de processões dão conta da distinção em Deus, enquanto ao serem
imanentes dão razão da unidade. Por isso, o mistério do Deus Uno e Trino não
pode ser reduzido a uma unidade sem distinções, como se as três Pessoas fossem
apenas três máscaras; ou a três seres sem unidade perfeita, como se se tratasse
de três deuses distintos, embora juntos.
As
duas processões são o fundamento das diversas relações que em Deus se
identificam com as Pessoas divinas: o ser Pai, o ser Filho e o ser espirado por
Eles. De facto, como não é possível ser pai e ser filho da mesma pessoa, no
mesmo sentido assim não é possível ser ao mesmo tempo a Pessoa que procede pela
espiração e as duas Pessoas das quais procede. Convém esclarecer que no mundo
criado as relações são acidentes, no sentido de que as suas relações não se
identificam com o seu ser, embora o caracterizem no que é mais profundo como no
caso da filiação. Em Deus, como nas processões é doada toda a substância
divina, as relações são eternas e identificam-se com a própria substância.
Estas
três relações eternas não só caracterizam, mas identificam-se com as três
Pessoas divinas, visto que ao Pai pensar quer dizer pensar no Filho; e pensar
no Espírito Santo quer dizer pensar naqueles a respeito dos quais Ele é
Espírito. Assim as Pessoas divinas são três Alguém, mas um único Deus. Não como
se dá entre três homens, que participam da mesma natureza humana sem a esgotar.
As três Pessoas são cada uma toda a Divindade, identificando-se com a única
Natureza de Deus 4: as Pessoas são Uma na Outra. Por isso, Jesus diz
a Filipe que quem o viu a Ele viu o Pai (cf. Jo 14, 6), enquanto Ele e o Pai
são uma só coisa (cf. Jo 10, 30 e 17, 21). Esta dinâmica, que tecnicamente se
chama pericorese ou circumincesio – dois termos que fazem referência a um
movimento dinâmico em que um se intercambia com o outro como numa dança em
círculo – ajuda a apercebermo-nos de que o mistério do Deus Uno e Trino é o
mistério do Amor: «Ele próprio é eternamente permuta de amor: Pai, Filho e
Espírito Santo, e destinou-nos a tomar parte nessa comunhão» (Catecismo, 221).
giulio maspero
Bibliografia
básica:
Catecismo
da Igreja Católica, 232-267.
Compêndio
do Catecismo da Igreja Católica, 44-49.
Leituras
recomendadas:
São
Josemaria, Homilia «Humildade», em Amigos de Deus, 104-109.
J.
Ratzinger, El Dios de los cristianos. Meditaciones, Ed. Sígueme, Salamanca
2005.
(Resumos
da Fé cristã: © 2013, Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet)
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Notas:
3
O Espírito Santo «é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele é Deus, uno e
igual ao Pai e ao Filho; Ele “procede do Pai” (Jo 15, 26), o qual, princípio
sem princípio, é origem de toda a vida trinitária. E procede também do Filho
(Filioque), pelo dom eterno que o Pai faz de Si ao Filho. Enviado pelo Pai e
pelo Filho encarnado, o Espírito Santo conduz a Igreja “ao conhecimento da
verdade total” (Jo 16, 13)» (Compêndio, 47).
4
«A Igreja exprime a sua fé trinitária confessando um só Deus em três Pessoas:
Pai e Filho e Espírito Santo. As três Pessoas divinas são um só Deus, porque
cada uma delas é idêntica à plenitude da única e indivisível natureza divina.
Elas são realmente distintas entre si, pelas relações que as referenciam umas
às outras: o Pai gera o Filho, o Filho é gerado pelo Pai, o Espírito Santo
procede do Pai e do Filho» (Compêndio, 48).