.
.
Pergunta:
Gostaria de saber qual é o documento – se existir – que indique a hora a partir da qual se considera [parte da tarde] para celebrar a missa vespertina. Sei que é de tarde, mas quando é que se considera parte de tarde, às 12:00h? Às 12:30?
Resposta:
O documento onde se encontram as regras que permitem responder à sua pergunta chama-se “Normas gerais sobre o ano litúrgico e o calendário”. Logo no início, esse documento diz três coisas: como se santifica cada dia litúrgico, quando começa e acaba o dia litúrgico, e quando começa a celebração do domingo e das solenidades: “Cada dia litúrgico é santificado com celebrações litúrgicas..., de modo particular com o Sacrifício eucarístico e o Ofício divino. O dia litúrgico começa à meia noite e termina na meia noite seguinte. Mas a celebração do domingo e das solenidades começa na tarde do dia precedente” (n. 3).
Como é fácil de perceber, esta última frase completa, em relação ao que a segunda dissera sobre duração do dia litúrgico em geral, o que se refere à celebração do domingo e das solenidades. Por outras palavras: na segunda frase diz-se que o dia litúrgico em geral vai da meia noite desse dia à meia noite seguinte; na terceira afirma-se que, celebrativamente falando, o domingo e as solenidades não começam à meia noite dos respectivos dias, mas na tarde do dia precedente. A que horas exactas? O texto deste n. 3 não o diz.
Será que as “Normas gerais” esclarecem o problema das horas noutro número qualquer? No n. 11 diz-se assim: “... A celebração [das solenidades] inicia-se com as Vésperas I no dia anterior. Algumas solenidades têm também Missa própria da vigília, que se utiliza na tarde do dia anterior, se a Missa se celebra nas horas vespertinas”.
Este n. 11 completa e esclarece o n. 3, no que respeita ao modo de dar início à celebração das solenidades no dia anterior. Essa celebração começa com as Vésperas I e com a Missa própria da vigília, no caso de a solenidade a ter. E a que horas se celebram essas Vésperas I ou essa missa da vigília? Diz o texto: “nas horas vespertinas”. E o que são “horas vespertinas”? São as horas próximas do aparecimento da estrela Vésper, que começa a ver-se ao anoitecer. Diz o dicionário: “Vésper é a estrela da tarde, designação dada ao planeta Vénus, quando se avista à tarde, após o pôr do Sol, por em tempos se ter considerado como estrela”.
Como vê, foi preciso todo este raciocínio para lhe dar agora a resposta à sua pergunta. A expressão “Missa vespertina” refere-se à Missa celebrada na tarde do dia anterior ao domingo ou às solenidades litúrgicas. Mas esta “tarde” não se refere à parte do dia que tem início às nossas 12,00 horas actuais, mas sim às horas próximas do aparecimento da estrela Vésper (aliás, planeta Vénus). Digamos, portanto, que esta “tarde” se aproxima mais do pôr do sol do que do meio dia ou das três da tarde.
Então a que horas se celebra a Missa vespertina? Celebra-se na tarde do dia anterior ao domingo ou à solenidade, nas horas estabelecidas pelo Bispo da diocese, regra geral entre as 17,00 e as 19,00 horas.
É neste sentido que deve entender-se o que diz o n. 11 das “Normas gerais”, quando aí se esclarece que a “Missa própria da vigília se utiliza na tarde do dia anterior, se a Missa se celebra nas horas vespertinas”. Sublinho a expressão “se a Missa de celebra nas horas vespertinas”, ou seja, ao cair da tarde.
E se não se celebrar a essas horas vespertinas, mas logo a seguir ao meio dia, ou mesmo às três da tarde? Em tal caso não é permitido utilizar os textos dessa Missa, e muito menos chamar a essa celebração Missa da vigília ou Missa vespertina, dado que a palavra litúrgica vigília está sempre relacionada com a noite (Vigília pascal, noite de vigília, Vigília do Pentecostes, etc.) e que a palavra vespertina se refere, como já disse, ao tempo próximo do pôr do sol.
Acerca da Vigília pascal dizem as “Normas gerais do ano litúrgico”: “Toda a celebração desta sagrada Vigília deve fazer-se durante a noite, de modo que ou comece depois do anoitecer ou termine antes da aurora do domingo” (n. 21).
Como vê, caro consulente, se não há propriamente nenhum documento que indique as horas precisas em que se deve celebrar a Missa vespertina, este conjunto de indicações permite-nos afirmar que o tempo próprio para tais Missas não é a primeira parte da tarde mas sim a última parte. Penso, aliás, que é assim que acontece onde quer que se celebrem Missas vespertinas.
Retirado do site do Secretariado Nacional de Liturgia.
.