Padroeiros do blog: SÃO PAULO; SÃO TOMÁS DE AQUINO; SÃO FILIPE DE NÉRI; SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ
08/09/2017
Evangelho e comentário
Natividade da Virgem Santa Maria
Evangelho:
Mt 1, 11-17
1
Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David, Filho de Abraão: 2 Abraão gerou
Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou, de
Tamar, Farés e Zara; Farés gerou Esrom; Esrom gerou Arão; 4 Arão gerou
Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5 Salmon gerou, de
Raab, Booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei
David. 6 David, da mulher de Urias, gerou Salomão; 7 Salomão gerou Roboão;
Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8 Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão;
Jorão gerou Ozias; 9 Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou
Ezequias; 10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias; 11
Josias gerou Jeconias e seus irmãos, ao tempo do desterro de Babilónia. 12 Depois
do desterro de Babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13
Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliacim; Eliacim gerou Azor; 14 Azor gerou
Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15 Eliud gerou Eleazar; Eleazar
gerou Matã; Matã gerou Jacob; 16 Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual
nasceu Jesus, chamado Cristo.
Comentário:
A
esperança na vinda do Messias anunciado a isso os levava para, de certo modo,
poderem “conferir” da veracidade de quem se intitulasse ou pretendesse ser
tomado como o Prometido.
Além
do mais, seria uma honra extraordinária para qualquer família que, no seu seio,
aparecesse o que viria salvar Israel dos seus inimigos e conduzir o povo à
glória e fausto que o poder e a riqueza trazem consigo.
Assim
“estereotipado” como mais convinha aos chefes do povo, esse Messias seria o
grande, imbatível e invencível Rei de Israel.
Nunca
leram – com “olhos de ler”, nem ouviram com “ouvidos de ouvir” quanto os
profetas foram, ao longo dos séculos dizendo sobre o Messias e o Seu verdeiro
objectivo que seria conduzir o povo ao reencontro com Deus, Deu misericordioso
e compassivo e não o Deus justiceiro e terrível na ira que os chefes apregoavam
de tal forma, que nem o nome de Deus de podia pronunciar.
(AMA, comentário sobre Mt 1, 11-17, 19.06.2017)
Fátima - Centenário - Oração diária,
Senhora de Fátima:
Neste ano do Centenário da tua vinda ao nosso País, cheios de confiança vimos pedir-te que continues a olhar com maternal cuidado por todos os portugueses.
No íntimo dos nossos corações instala-se alguma apreensão e incerteza em relação a este nosso País.
Sabes bem que nos referimos às diferenças de opinião que se transformam em desavenças, desunião e afastamento; aos casais desfeitos com todas as graves consequências; à falta de fé e de prática da fé; ao excessivo apego a coisas passageiras deixando de lado o essencial; aos respeitos humanos que se traduzem em indiferença e falta de coragem para arrepiar caminho; às doenças graves que se arrastam e causam tanto sofrimento.
Faz com que todos, sem excepção, nos comportemos como autênticos filhos teus e com a sinceridade, o espírito de compreensão e a humildade necessárias para, com respeito de uns pelos outros, sermos, de facto, unidos na Fé, santos e exemplo para o mundo.
Que nenhum de nós se perca para a salvação eterna.
Como Paulo VI, aqui mesmo em 1967, te repetimos:
“Monstra te esse Matrem”, Mostra que és Mãe.
Isto te pedimos, invocando, uma vez mais, ao teu Dulcíssimo Coração, a tua protecção e amparo.
AMA, Fevereiro, 2017
¿Cómo llegar a los alejados y desencantados?
Robert Barron, ahora obispo auxiliar de Los Ángeles,
es experto en nueva evangelización
Durante estos días, del 1 al 4 de julio, en Estados
Unidos se ha celebrado una convención sin precedentes en Orlando (Florida)
organizada por la Conferencia Episcopal de Estados Unidos en la que han
participado los principales líderes católicos del país con el objetivo de
impulsar la nueva evangelización y formar misioneros que den respuestas a los
desafíos actuales atrayendo a los no creyentes.
Uno de los que participantes que más relevancia tuvo
debido a su experiencia en nueva evangelización fue Robert Barron, obispo
auxiliar de Los Angeles, pero sobre todo experto en comunicación, con millones
de seguidores en las redes sociales, y en técnicas para atraer a los alejados.
En su intervención en vídeo que recoge National
Catholic Register, Barron dio una conferencia titulada “Equipar a los
evangelizadores”, el ahora prelado dijo a todos los líderes presentes en
Orlando que la forma de evangelizar debe agarrar al mundo por los hombros y
sacudirlo de su apatía. Pidió perder el miedo y los complejos utilizando las
numerosas armas de las que posee la Iglesia.
Una pelea que hay que disputar
Para este experto, la evangelización debe ser puesta
en primer lugar y como algo “urgente” puesto que los nones (personas que
responden en las encuestas no o ninguna sobre la religión que profesan), crecen
rápidamente en Estados Unidos y más aún en Europa. Si no se batalla no se podrá
ganar la guerra. “Tenemos una lucha en nuestras manos, pero los grandes santos
de nuestra Iglesia siempre han amado una buena pelea, y nosotros también
deberíamos", dijo el auxiliar de Los Ángeles.
Su conferencia la centró en los evangelizadores y
las armas que deben tener, pero para ello considera imprescindible, primero,
conocer a lo que se enfrentan, y segundo, saber de qué armas disponen para
comenzar esta “lucha”. Por ello, Barron habló de tres desafíos y tres
oportunidades principales con la que los evangelizadores y misioneros católicos
se enfrentan hoy en día.
Los desafíos son según él son el cientifismo, la
cultura de la apatía y la autodeterminación.
1. El cientifismo
Para Barron el compromiso que hay en estos momentos
en el mundo de la cultura con el “cientifismo”, o la creencia de que el único
conocimiento valioso es el científico, es uno de los grandes retos a los que se
enfrentan los evangelizadores. Su mensaje siempre se encontrará con un muro ante
los que defienden esta concepción.
“Permítanme ser claro: la Iglesia Católica no tiene
nada en contra de las ciencias, la Iglesia está con la ciencia en su mejor
momento”, dijo. Pero añadía que “a lo que la Iglesia se opone es al
cientifismo, o la reducción de todo conocimiento a la forma científica del
conocimiento”.
Hablar de Dios en una cultura embargada por este
pensamiento es un desafío para los católicos, pero considera imprescindible
hacerlo. “Cuando nosotros, como cultura, nos aislamos de todas las referencias
a lo trascendente, hacemos daño al corazón humano, hacemos daño al espíritu
humano”.
2. La cultura del ‘pasotismo’
En su diagnóstico, Barron destacó la “apatía
desenfrenada” que existe en la sociedad de hoy, especialmente entre los más jóvenes,
que están marcados por no abrazar la verdad, sino que hablan de la posverdad.
“Si no hay verdades objetivas y no hay valores objetivos se produce una
cultural del ‘meh’ (pasotismo, apatía)”, agregó.
Sin embargo, la verdad y lo que representa son parte
fundamental de la misión del católico. Recordó las palabras del beato Newman,
quien dijo que un río recibe su energía y fuerza desde su nacimiento. Si al río
le quitas los márgenes se convertirá en un “lago grande, perezoso. Plácido, sin
energía ni propósito”.
Según el obispo auxiliar de Los Ángeles, “nuestra
sociedad hoy es como un gran lago perezoso, donde todos nosotros flotamos,
tolerándonos unos a otros, no entrando en el camino del otro, pero sin energía
ni propósito”.
Pero la evangelización –añadió- es la antítesis de
esta apatía pues “una vez que has sido agarrado por el poder de Dios sabes a
dónde ir y lo haces con energía”.
3. Autodeterminación
Robert Barron habló del tercer desafío, la
“autodeterminación” basada en un mal entendimiento de la palabra “libertad”.
“La creencia central ampliamente aceptada por los jóvenes es que la libertad
define la identidad”, aseguró.
“Mi libertad viene primero y luego ya determino la
esencia, quien soy, el significado de mi vida. Todo está basado en mi libertad:
mi sexualidad, mi género, el propósito de la vida”. Así definió el obispo el
pensamiento de millones de jóvenes hoy.
Sin embargo, el cristianismo ofrece todo lo
contrario pues predica que “tu vida no es tuya, no depende de ti”. Recordando la cita de San Pablo de “ya no soy
yo quien vive, es Cristo quien vive en mí”, Barrón agregaba que cuando has sido
atrapado “por el poder de Jesucristo, tu pequeño drama del ego se vuelve
bastante menos importante”.
De tres desafíos a tres oportunidades
Tras presentar estos tres grandes desafíos a los que
se enfrentan los católicos, el experto ofreció a los presentes tres
oportunidades de evangelización basadas en la verdad, la bondad y la belleza.
1. Una verdad inteligente
“Odio el catolicismo rebajado”, dijo de manera
contundente, es decir, poner sólo el énfasis “en lo superficial”. “Somos una
religión inteligente y cuando no expresamos el catolicismo de una manera
inteligente la gente desaparece”, agregó.
Barron instó a catequistas, apologetas y evangelizadores
a comprender los grandes argumentos sobre la existencia de Dios pues los
jóvenes a menudo no tienen una comprensión solida de Dios más allá de una vaga
deidad.
El obispo reconoció que su argumento favorito es que
la existencia proviene de Dios y que nada se creó a sí mismo. “El Dios del que
estoy hablando sostiene el universo entero en todo momento al igual que un
cantante crea una canción. La creación continua, ese es el Dios del que la
Iglesia habla y el que debemos transmitir a nuestros jóvenes”.
2. Bondad de los cristianos radicales
Barron explicó en este segundo punto que cuando la
vida cristiana se abraza de manera completa y radical la bondad destaca en el
mundo. Puso como ejemplo a la Madre Teresa, que evangelizó el mundo con su
testimonio radical de bondad.
A lo largo de la historia de la Iglesia, dijo, “la
bondad y la radicalidad de la vida cristiana atrajeron la atención del mundo”
recordando la vida y las obras de los santos Benito, Domingo y Francisco.
“Necesitamos recuperar lo que todas estas grandes
figuras encontraron, esta forma espléndidamente radical de la vida cristiana.
Cuando se vive así públicamente, se evangeliza”, agregó.
3. La auténtica belleza
La tercera oportunidad de la que habló el obispo
auxiliar de Los Ángeles fue de la belleza, indicando que quizás la mejor
oportunidad para comenzar la evangelización sea mostrarla al mundo. “Lo
objetivamente valioso y bello es algo tan intrínsecamente bueno que nos atrapa,
nos detiene en nuestros caminos, en algo llamado como arresto estético”.
Barron consideró que en una forma fácil para empezar
a evangelizar porque es tan simple como “mostrar, no decir”. Dirigiéndose a los presentes les dijo: “sólo
muestra a la gente la belleza del catolicismo: muéstrales catedrales,
muéstrales la Capilla Sixtina, muéstrales a las hermanas de la Madre Teresa en
el trabajo. No les digas qué pensar y cómo comportarse, muestra la belleza del
catolicismo, que tiene un poder evangélico”.
“No hay nada más hermoso que el morir y resucitar de
Jesucristo y los apóstoles lo comunican con una urgencia de ‘agarrar por lo
hombros’. Éstas son personas atrapadas por algo tan poderoso y tan abrumador
que quieren agarrar al mundo por los hombros y hablarles sobre esto”, dijo el
obispo.
“Necesitamos estar llenos del mismo entusiasmo por
la belleza de nuestra fe”, concluyó.
REL
Hoy el reto del amor es dejar tus manos y tu voz en manos de Jesús
Ayer estaba en la oración y me
puse a leer las obras de misericordia. Me impactaron mucho. Las leí despacio,
dejando que calaran dentro de mí y pidiéndole a Cristo que me las explicara.
Me detuve en una que me tocó el
corazón: la de visitar al enfermo. Saqué la Biblia y me puse a buscar pasajes
en los que Jesús visita a enfermos para ver cómo Él se comportaba. Me di cuenta
de con qué cariño les escuchaba lo que le decían, cómo les acariciaba, les
hablaba con una dulzura especial para paliar su dolor, para sanar su
sufrimiento.
Seguro que tú en algún momento
has pasado por la enfermedad. Uno de los mayores sufrimientos no es el dolor
físico, sino la soledad. El verdadero dolor es el del que sufre sin amigos.
Éste es un dolor profundo y más desgarrador que el físico. El dolor de la
soledad y de la indiferencia es muy duro. Por eso Jesús nos tiende la mano para
que le visitemos en el que sabemos que está enfermo.
Hoy el reto del amor es dejar
tus manos y tu voz en manos de Jesús, hoy Jesús te necesita para llegar al
corazón del que está enfermo. Seguro que ya tienes en tu cabeza a la persona
que sabes que está sola y sufriendo; hoy el reto es acercarte a visitarla y, si
no puedes, llámala, comparte un rato de tu tiempo... Hoy pon aceite en las
heridas, como el buen samaritano.
Te deseo un feliz día y que tu
visita al enfermo te colme el corazón de felicidad. Ahora, en la Eucaristía, te
presentaré en la Patena para que Cristo te lo regale y acabes el día dando
gracias por la oportunidad de amar que Él te ha puesto en tu camino.
VIVE DE CRISTO
Pequena agenda do cristão
(Coisas muito simples, curtas, objectivas)
Propósito:
Contenção; alguma privação; ser humilde.
Senhor: Ajuda-me a ser contido, a privar-me de algo por pouco que seja, a ser humilde. Sou formado por este barro duro e seco que é o meu carácter, mas não Te importes, Senhor, não Te importes com este barro que não vale nada. Parte-o, esfrangalha-o nas Tuas mãos amorosas e, estou certo, daí sairá algo que se possa - que Tu possas - aproveitar. Não dês importância à minha prosápia, à minha vaidade, ao meu desejo incontido de protagonismo e evidência. Não sei nada, não posso nada, não tenho nada, não valho nada, não sou absolutamente nada.
Lembrar-me:
Filiação divina.
Ser Teu filho Senhor! De tal modo desejo que esta realidade tome posse de mim, que me entrego totalmente nas Tuas mãos amorosas de Pai misericordioso, e embora não saiba bem para que me queres, para que queres como filho a alguém como eu, entrego-me confiante que me conheces profundamente, com todos os meus defeitos e pequenas virtudes e é assim, e não de outro modo, que me queres ao pé de Ti. Não me afastes, Senhor. Eu sei que Tu não me afastarás nunca. Peço-Te que não permitas que alguma vez, nem por breves instantes, seja eu a afastar-me de Ti.
Pequeno exame:
Cumpri o propósito que me propus ontem?
Doutrina – 357
Compêndio
PRIMEIRA PARTE: A PROFISSÃO
DA FÉ
SEGUNDA SECÇÃO: A PROFISSÃO
DA FÉ CRISTÃ
CAPÍTULO SEGUNDO
CREIO EM JESUS CRISTO, O
FILHO UNIGÉNITO DE DEUS
«DE ONDE VIRÁ A JULGAR OS
VIVOS E OS MORTOS»
134. Como se realizará a
vinda do Senhor na glória?
Após
o último abalo cósmico deste mundo que passa, a vinda gloriosa de Cristo
acontecerá com o triunfo definitivo de Deus na Parusia de Cristo e com o Juízo
final. Assim se cumprirá o Reino de Deus.
O trabalho é a vocação original do homem
O trabalho é a vocação original do
homem; é uma bênção de Deus; e enganam-se lamentavelmente aqueles que o
consideram um castigo. O Senhor, o melhor dos pais, colocou o primeiro homem no
Paraíso – "ut operaretur",
para trabalhar. (Sulco, 482)
Desde o começo da sua criação que o
homem teve de trabalhar. Não sou eu quem o inventa. Basta abrir as primeiras
páginas da Sagrada Bíblia para aí se ler que Deus formou Adão com o barro da
terra e criou para ele e para a sua descendência este mundo tão formoso, ut operaretur et custodiret illum, com o
fim de o trabalhar e de o conservar, e isto antes mesmo de o pecado entrar na
humanidade e, como consequência dessa ofensa, a morte, as penas e as misérias.
Temos, pois, de nos convencer de que o
trabalho é uma realidade magnífica, que se nos impõe como lei inexorável a que
todos estamos submetidos, de uma ou de outra forma, apesar de alguns
pretenderem eximir-se a ela. Aprendei-o bem: esta obrigação não surgiu como uma
sequela do pecado original, nem se reduz a uma descoberta dos tempos modernos.
Trata-se de um meio necessário que Deus nos confia na terra, alongando os
nossos dias e tornando-nos partícipes do seu poder criador, para que ganhemos o
nosso sustento e, simultaneamente, recolhamos frutos para a vida eterna: o
homem nasce para trabalhar, como as aves para voar.
Talvez me digais que já se passaram
muitos séculos, que muito pouca gente pensa desta maneira, que a maioria
provavelmente se afana por motivos bem diversos: uns, por dinheiro; outros,
para manter a família; outros, na mira de conseguir uma certa posição social,
para desenvolver as suas capacidades, para satisfazer as suas paixões
desordenadas, para contribuir para o progresso social. E todos, em geral,
encaram as suas ocupações como uma necessidade de que não podem evadir-se.
Perante esta visão plana, egoísta,
rasteira, tu e eu temos de recordar a nós mesmos e de recordar aos outros que
somos filhos de Deus, a quem o nosso Pai dirigiu um convite idêntico ao daqueles
personagens da parábola evangélica: filho, vai trabalhar na minha vinha. Posso
assegurar-vos que aprenderemos a terminar as nossas tarefas com a maior
perfeição humana e sobrenatural de que somos capazes, se nos empenharmos em
considerar assim diariamente as nossas obrigações pessoais como ordem divina. (Amigos
de Deus, n. 57)
Perguntas e respostas
C.
O ABORTO E A MULHER
1. Efeitos secundários do
aborto? Com maior ou menor incidência, o aborto sempre deixa sequelas na
mulher que mata o seu filho:
No aspecto psicológico,
sofrem remorsos e sentimento de culpa, alterações repentinas de humor,
depressão, estados de medo e pesadelos.
Danos físicos: provável esterilidade,
alterações do ritmo cardíaco e tensão arterial, enxaquecas, alterações no
aparelho digestivo, hemorragias, cólicas no ventre e abortos espontâneos
posteriores.
2. E se o filho não é
desejado? O ideal é que todo o menino concebido seja desejado, mas por
vezes uma mãe pode sentir-se mal face à perspectiva da chegada de um filho.
Nestes casos o aborto não é o conveniente:
Após o aborto, a mãe
sentir-se-ia pior.
Os filhos não desejados
costumam chegar a ser desejados e amados.
Quando um filho dá problemas
a uma mãe (por exemplo um drogadito), a solução nunca é matá-lo. Procuram-se
sempre outras soluções.
3. E com uma violação?
Este é, provavelmente, o caso mais duro e onde o filho pode ser menos desejado.
Com o aborto, a mãe livrar-se-ia do sentimento de impotência diante de agressão
sofrida. Mas tão pouco o aborto é conveniente:
A mãe carregará com outro
sentimento muito doloroso quando tomar consciência de que acabou com a vida do
seu filho.
O resultado do aborto seria
muito injusto: ao violador dá-se-lhe prisão, ao bebé a morte, e converte-se a
mãe em assassina do seu filho. Não é um bom sistema: só se deve castigar o
violador, não ao bebé, nem à mãe. (cfr.: Victoria Gillick).
4. O bebé é parte do
corpo da sua mãe? O bebé está na mãe, mas não é a mãe.
Quando nasce, a mãe não
perde nenhum órgão.
O embrião possui um código
genético individual que o torna único.
O ventre da mãe é o lar do
bebé, onde está protegido por quem o ama.
5. Porque agrada o
aborto? A ninguém agrada o aborto. Só se escolhe porque suprime velozmente
um problema. Desde logo, o aborto é rápido e radical. Mas matar um filho é tão
tremendo que deveria ser impensável, imponderável. Qualquer medida menos esta.
6. Há exemplos de outros
métodos impensáveis? Entre vários possíveis, citemos alguns casos bastante
gráficos, onde se resolvem problemas. mas de um modo atroz:
Por vezes, matar uma
velhinha e receber a sua herança resolve de imediato os problemas económicos,
mas não se coloca essa opção.
Talvez matar a sogra resolva
com rapidez dificuldades familiares, mas tal é impensável.
Cortar a língua a um filho
resolve rapidamente o problema dos insultos verbais, mas não é uma solução a
optar.
7. O que fazer? O que
convém fazer é ajudar a mãe e o filho. Procurar métodos soluções, sistemas que
ajudem ambos.
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