11/07/2022

Publicações em Julho 11

 


Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

 

(Re Mt V, …)

 

O depósito da Fé!

«Não vim substitir e Lei mas adaptá-la» saõ palavras que ouvi o Senhor pronunciar em resposta a perguntas, a maior parte capciosas, dos Escribas e Fariseus que se “agarravam” à letra da Lei para justificar os seus actos.

Mas, não só se agarravam como a tinham ido acrescentando com deveres e prescrições elaborados de acordo com as suas conveniências. Assim, a Lei que Deus tinha dado a Moisés que se resumia, como nela consta, a dois Mandamentos principais: amor a Deus e ao próximo como a si mesmo, foram como que dissolvidos em inúmeras e complexas “alíneas” que melhor lhes convinham sobrecarregando o povo ignaro e submisso.

Jesus declara inequívocamente que o Seu intento é “pôr as coisas no seu lugar” separando liminarmente o que era a Genuína Lei de Deus da prolífica lei dos homens.

A Lei de Deus baseia-se no AMOR, o AMOR Divino que se transmite aos homens de modo a amarem a Deus sobre todas as coisas e amarem os outros por amor de Deus.

Mas… aqui, principalmente, residia a dificuldade, aqueles homens não entendiam, nada de amor, nem estvam interessados em entender, não lhes convinha tal preocupação, não sabiam que fazer com ela caso a tivessem.

De facto, para quem não sabe, não quer saber o que É o Amor de Deus não pode de forma alguma entender o Veradeiro Amor, tudo quanto saia da esfera dos interesses pessoais de cada um, do que pode ser meio de discussão ou dúvida sobre a “legitimidade” do que pretendem impôr aos outros, “tal coisa” como o Amor é algo que tem de ser descartado liminarmente.

O “depósito da Fé” que a Liturgia celebra hoje traz os cristãos à realidade da vida verdadeira que é a Vida com Cristo; Cristo É AMOR,  foi o que pregou, o que ensinou, o que O levou a dar a Própria Vida por todos os homens.

Reflexão

Quando nos referimos a um pássaro e não especificamos qual, todos intuimos que se trata desse "pardal" que vemos esvoaçar de um lado para o outro, a debicar pequenas sementes, a perseguir uma borboleta, ladino, experto, incansável, muito,  muitíssimo rápido; não se detem mais que uns segundos no mesmo lugar. Na sua breve vida, talvez 1... 3 anos, aquele pequenino ser, depois de deixado o ninho, percorre incontáveis distâncias.

Se não acabar num espeto sobre umas brasas, morrerá exausto, sem forças.

Detenho-me a pensar: - Gostaria de ser um pássaro?, para concluir que, sendo, embora, o que sou, "valho mais que muitos passarinhos" e,  como Quem o afirmou foi o Senhor e Criador de quanto existe, fico muito feliz.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad