30/04/2012

Leitura Espiritual para 30 Abr 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Holanda, destino perigoso


Atenção: se tem mais de 60 anos e for passear até à Holanda; se aí tiver um grave problema de saúde e for para o hospital, pode ficar sujeito à eutanásia.
Com a liberalização desta prática, há médicos que a propõem a pacientes crónicos com diabetes, com esclerose múltipla, sida ou cancro. Há mesmo cidadãos que, em autodefesa, transportam consigo um cartão contra a eutanásia chamado “passaporte para a vida” ou “não-me-matem”.
Com os idosos, o risco ainda é mais flagrante. É que, para além da falta de confiança nos médicos, a família também pode ser uma ameaça: um recente estudo da Universidade de Göttingen revela que em sete mil casos de eutanásia praticada na Holanda, 41% foram a pedido dos familiares. Muitos deles justificaram-se incapazes de lidar com a situação…
Resultado: os idosos evitam os hospitais holandeses e muitos refugiam-se em lares do outro lado da fronteira. É que na Alemanha sentem-se protegidos, porque ali a memória das práticas nazis ainda está viva.

Pelo menos, por enquanto.

Aura Miguel

Nota de ama: Por isso a própria Rainha Beatriz levou o seu filho em coma (depois do acidente na neve) para um hospital em Inglaterra.

Don Giovanni

Mozart Don Giovanni KV 527 "Vedrai Carino " Barbara Bonney


PÉS PEREGRINOS





Os nossos pés
são as asas do nosso corpo!

Obedientes e esforçados,
(aguentam com o nosso peso,
O que no meu caso, coitados!)

Lá nos vão transportando,
mesmo que estejam cansados,
aonde os manda a cabeça.

De vez em quando protestam,
doem, não querem andar,
mas depois de umas festinhas,
ganham asas para voar.

Caminho torto ou liso,
tudo lhes é exigido,
uns caminham sem juízo,
outros apenas…
porque é preciso.

De todos os nossos pés
que caminham pelo mundo,
sejam de adultos,
ou meninos,
os pés que melhor caminham,
são os pés dos peregrinos…



JMA, Monte Real, 20 de Novembro de 2007

Evangelho do dia e comentário





Tempo de Páscoa

IV Semana

Evangelho: Jo 10, 1-10

«Em verdade, em verdade vos digo que quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2 Aquele que entra pela porta é pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre e as ovelhas ouvem a sua voz, ele as chama pelo seu nome e as tira para fora. 4 Quando as tirou para fora, vai à frente delas e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. 5 Mas não seguem o estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». 6 Jesus disse-lhes esta alegoria, mas eles não compreenderam o que lhes dizia. 7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo que Eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos os que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta; se alguém entrar por Mim, será salvo, entrará e sairá e encontrará pastagens. 10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que elas tenham vida e a tenham abundantemente.

Comentário:

Para melhor iludir os incautos e fracos de vontade, inúmeros se intitulam ‘pastores’ porque esta palavra lhes dá uma pretensa ‘autoridade’ para conduzir um rebanho.

Incautos, porque não têm o cuidado de avaliar bem quem lhes ‘prega’ sermões e lhes garante a felicidade, a cura dos seus males, a solução dos eus problemas e aflições.

Fracos de vontade porque se deixam conduzir submetendo-se ao querer de outros cuja autoridade nem sequer contestam.

Bastaria que atentassem nestes simples detalhes:

O que lhes pedem em troca?

Os seus bens, tenham poucos ou muitos, e uma obediência cega e sem discussão.

O Pastor Divino o que deseja?

Apenas amor total e confiança humilde.

Aqueles têm como ‘modo de vida’, enganar os que lhe podem trazer proventos; Cristo tem como único objectivo salvar todos.

(ama, comentário sobre Jo 10, 1-10, 20125.04.08)

Pedido a um Sacerdote conf



Nota de AMA: 


Estas “confidências” têm, obviamente, um autor, que não se revela; foram feitas em tempo indeterminado, por isso não se lhes atribui a data. O estilo discursivo revela, obviamente, que se tratam de meditações escritas ao correr da pena. A sua publicação deve-se a ter considerado que, nelas se encontram muitas situações e ocorrências que fazem parte do quotidiano que, qualquer um, pode viver.

Por aqui me fico esperando o seu regresso do Retiro, com a paciência para me aturar renovada.

Não me canso nunca de lhe pedir – embora tenha a certeza que não é necessário – as suas orações por mim. São a minha “prancha de surf” graças à qual me vou mantendo na crista das ondas deste encapelado mar que é a minha vida.

Se achar bem, diga-lhe também que, como há dois mil anos, impere aos ventos para que se faça a bonança que não mereço mas anseio de espero.

Luz Divina

Roberto Carlos


Tratado dos Anjos 26

Questão 56: Do conhecimento angélico dos seres imateriais.

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus

A certeza de Te ter,
Senhor,
é a razão do meu viver.
jma

S. Josemaria fala aos sacerdotes