30/04/2012

Evangelho do dia e comentário





Tempo de Páscoa

IV Semana

Evangelho: Jo 10, 1-10

«Em verdade, em verdade vos digo que quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2 Aquele que entra pela porta é pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre e as ovelhas ouvem a sua voz, ele as chama pelo seu nome e as tira para fora. 4 Quando as tirou para fora, vai à frente delas e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. 5 Mas não seguem o estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». 6 Jesus disse-lhes esta alegoria, mas eles não compreenderam o que lhes dizia. 7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo que Eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos os que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta; se alguém entrar por Mim, será salvo, entrará e sairá e encontrará pastagens. 10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que elas tenham vida e a tenham abundantemente.

Comentário:

Para melhor iludir os incautos e fracos de vontade, inúmeros se intitulam ‘pastores’ porque esta palavra lhes dá uma pretensa ‘autoridade’ para conduzir um rebanho.

Incautos, porque não têm o cuidado de avaliar bem quem lhes ‘prega’ sermões e lhes garante a felicidade, a cura dos seus males, a solução dos eus problemas e aflições.

Fracos de vontade porque se deixam conduzir submetendo-se ao querer de outros cuja autoridade nem sequer contestam.

Bastaria que atentassem nestes simples detalhes:

O que lhes pedem em troca?

Os seus bens, tenham poucos ou muitos, e uma obediência cega e sem discussão.

O Pastor Divino o que deseja?

Apenas amor total e confiança humilde.

Aqueles têm como ‘modo de vida’, enganar os que lhe podem trazer proventos; Cristo tem como único objectivo salvar todos.

(ama, comentário sobre Jo 10, 1-10, 20125.04.08)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.