COMENTANDO OS EVANGELHOS
São Mateus
Cap. VIII
1 Ao descer do monte, seguia-o uma
enorme multidão. 2 Foi, então, abordado por um leproso que se prostrou diante
dele, dizendo-lhe: «Senhor, se quiseres, podes purificar-me.» 3 Jesus estendeu
a mão e tocou-o, dizendo: «Quero, fica purificado!» No mesmo instante, ficou
purificado da lepra. 4 Jesus, porém, disse-lhe: «Vê, não o digas a ninguém; mas
vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferta que Moisés preceituou, para
que lhes sirva de testemunho.» 5 Entrando em Cafarnaúm,
aproximou-se dele um centurião, suplicando nestes termos: 6 «Senhor, o meu
servo jaz em casa paralítico, sofrendo horrivelmente.» 7 Disse-lhe Jesus: «Eu
irei curá-lo.» 8 Respondeu-lhe o centurião: «Senhor, eu não sou digno de que
entres debaixo do meu tecto; mas diz uma só palavra e o meu servo será curado.
9 Porque eu, que não passo de um
subordinado, tenho soldados às minhas ordens e digo a um: ‘Vai’, e ele vai; a
outro: ‘Vem’, e ele vem; e ao meu servo: ‘Faz isto’, e ele faz.» 10 Jesus, ao
ouvi-lo, admirou-se e disse aos que o seguiam: «Em verdade vos digo: Não
encontrei ninguém em Israel com tão grande fé! 11 Digo-vos que, do Oriente e do
Ocidente, muitos virão sentar-se à mesa do banquete com Abraão, Isaac e Jacob,
no Reino do Céu, 12 ao passo que os filhos do Reino serão lançados nas
trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes.» 13 Disse, então,
Jesus ao centurião: «Vai, que tudo se faça conforme a tua fé.» Naquela mesma
hora, o servo ficou curado. 14 Entrando em casa de Pedro, Jesus viu que a sogra
dele jazia no leito com febre. 15 Tocou-lhe na mão, e a febre deixou-a. E ela,
levantando-se, pôs-se a servi-lo. 16 Ao entardecer, apresentaram-lhe muitos
possessos; e Ele, com a sua palavra, expulsou os espíritos e curou todos os que
estavam doentes, 17 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías:
Ele tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas dores. 18 Vendo Jesus em
torno de si uma grande multidão, decidiu passar à outra margem. 19 Saiu-lhe ao
encontro um doutor da Lei, que lhe disse: «Mestre, seguir-te-ei para onde quer
que fores.» 20 Respondeu-lhe Jesus: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm
ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.» 21 Um dos
discípulos disse-lhe: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai.» 22 Jesus,
porém, respondeu-lhe: «Segue-me e deixa os mortos sepultar os seus mortos.» 23 Depois
subiu para o barco e os discípulos seguiram-no. 24 Levantou-se, então, no mar,
uma tempestade tão violenta, que as ondas cobriam o barco; entretanto, Jesus
dormia. 25 Aproximando-se dele, os discípulos despertaram-no, dizendo-lhe:
«Senhor, salva-nos, que perecemos!» 26 Disse-lhes Ele: «Porque temeis, homens
de pouca fé?» Então, levantando-se, falou imperiosamente aos ventos e ao mar, e
sobreveio uma grande calma. 27 Os homens, admirados, diziam: «Quem é este, a
quem até o vento e o mar obedecem?» 28 Chegado à outra margem, à região dos
gadarenos, vieram ao seu encontro dois possessos, que habitavam nos sepulcros.
Eram tão ferozes que ninguém podia passar por aquele caminho. 29 Vendo-o,
disseram em alta voz: «Que tens a ver connosco, Filho de Deus? Vieste aqui
atormentar-nos antes do tempo?» 30 Ora, andava a pouca distância dali, a
pastar, uma grande vara de porcos. 31 E os demónios pediram-lhe: «Se nos
expulsas, manda-nos para a vara de porcos.» 32 Disse-lhes Jesus: «Ide!» Então,
eles, saindo, entraram nos porcos, que se despenharam por um precipício, no
mar, e morreram nas águas. 33 Os guardas fugiram e, indo à cidade, contaram
tudo o que se tinha passado com os possessos. 34 Toda a cidade saiu ao encontro
de Jesus e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse daquela região.
Comentários:
1-4 -
Impressiona este diálogo tão simples entre o pobre
leproso e Jesus Cristo. Não são necessárias nem muitas palavras nem grandes
gestos. Uma afirmação de fé: «Se quiseres»!
Não
há pior lepra que o pecado. Se nos fosse dado ver o mal, o horror que constitui
a ferida aberta no Coração de Jesus por um pecado nosso ficaríamos arrepiados e
aturdidos.E, no entanto, como neste trecho do Evangelho, o Senhor estende a Sua
mão e toca-nos.Mais, humilha-se num pouco de pão consagrado e oferece-se como
alimento!Diria que, de facto, somos “curados” cada vez que recebemos a Comunhão
Eucarística, não prostrados como o leproso do Evangelho, mas com toda a vénia,
respeito e compunção que o nosso amor por Jesus nos obriga e sugere.
Com o Senhor
tudo é simples e claro.
A gente diz-lhe o que deseja sem duvidar um segundo
que Ele o pode fazer.
E se o pedido ê justo e a Fé verdadeira Ele nos dará o
que pedimos.
Sem dúvida que
este leproso fez o seu pedido da forma mais correcta e - atrevo-me – eficaz,
para obter o que desejava.
Mostra a sua confiança no poder de Jesus e na Sua
infinita misericórdia.
Reparemos bem:
Pede o que deseja com simplicidade sem se alongar em
palavras ou justificações desnecessárias, porque sabe, acredita, confia, que o
Senhor conhece o que ele precisa e tem o poder e o desejo de lho conceder.
5-11 -
Não
podemos deixar de reagir a este trecho de São Mateus! Reagir, naturalmente, com
admiração enorme e, ao mesmo tempo, surpresa. Admiração por constatar – como de
resto o próprio Jesus o afirma – uma fé tão profunda que traduz uma confiança
total e absoluta no poder de Jesus Cristo por parte de um homem que nem sequer
é considerado como “um crente”. Surpresa porque este homem – de posição
destacada – se preocupa e sofre com a saúde de um subalterno seu, contrariando
todos os sentimentos – comuns, sobretudo naquela época – em o que os “patrões”,
ou “senhores” tratavam os subalternos com profundo desprezo. Mais uma vez, vem
ao de cima a absoluta necessidade de sermos – os cristãos – pessoas se são
critério e isentos de preconceitos ou reservas em relação aos outros.
Este
acontecimento – que supomos ser o mesmo – é relatado de forma diferente por
outro evangelista, mas, o que interessa não é o pormenor, mas sim a
extraordinária lição de fé daquele homem que procura Jesus. Não é um judeu nem
sequer se poderia considerar um “crente” no sentido que lhe davam os chefes do
povo daquela época, e, por isso mesmo, constatamos que o Senhor não faz acepção
de pessoas e que ter fé não é privilégio de alguns, mas um dom que Deus concede
a quem muito bem entende. E a fé deste homem está alicerçada – profundamente –
no seu coração misericordioso porque o que pede não é para si, porque não se considera
digno, mas para um servo, um subalterno.
5-17
-
Jesus cura
todos os que a Ele recorrem com Fé e Confiança.
Não precisa de grandes manifestações porque o Seu
Coração Amantíssimo e Misericordioso vibra e comove-se com as necessidades e
carências dos Seus irmãos os homens. Pois se Ele deu a Sua vida por nós como
não fará o que lhe pedir-mos?
Estamos habituados, por assim dizer, aos pormenorizados
relatos que São Mateus faz da actividade diária de Jesus. Incansavelmente
percorre lugar após lugar, povoação após povoação movido pelo desejo de
encontrar quem precise da Sua assistência, conselho, auxílio. Na verdade, todos
precisam de algo e sabem que, Jesus pode satisfazer e atender as suas
necessidades.
Ao ler este
trecho do Evangelho de São Mateus, ficamos praticamente sem palavras porque a
Liturgia, seguramente com um objectivo muito concreto, quer dar-nos uma imagem
do verdadeiro Jesus Cristo Nosso Senhor e das suas relações com os homens.
Um milagre portentoso: A cura do servo do centurião;
outro de escasso relevo: A cura da sogra de Pedro; e, depois as curas incontáveis - todos os doentes o procuravam - e a
expulsão dos demónios. Ou seja, o poder de Jesus não tem nem medida nem obedece
a outro critério que não seja a Sua infinita misericórdia.
18, 22 -
Jesus Cristo
sendo Deus todo poderoso não tem nada de Seu nem sequer " onde reclinar a
cabeça"! Que chefe é este que espera seguidores fiéis e entusiasmados? Não
haverá algo que poderíamos chamar "visionário?" Seguramente que sim! O
Senhor é um visionário, um entusiasta que acredita nos homens e deseja
absolutamente os homens acreditem nele e O sigam. Porquê? Porque só se o
fizerem poderão salvar-se.
Quando, na vida
corrente, nos propõem algo, a nós cabe-nos ter uma de duas atitudes: aceitar ou
recusar. Não obtemos nenhum resultado positivo por tentar emitir as nossas
condições de acordo com as conveniências próprias. Quem o faz é quem faz a
proposta, o convite, porque, naturalmente, é quem sabe o que pretende de nós, o
que deseja que façamos. Assim com o chamamento que Cristo faz pessoalmente a
cada um em particular. Ele sabe para que nos quer, para que nos chama.
Uma pessoa séria de bom critério quando é chamada só tem
uma de duas respostas: Sim, aceito! Ou: Não,
recuso! Estamos a considerar o chamamento divino que num momento qualquer da
nossa vida o Senhor não deixará de nos fazer. Em primeiro lugar, ser chamado é
uma honra e um privilégio que, só por si, deveria ser mais que suficiente para
o nosso acolhimento imediato; depois considerando Quem chama não nos deve
preocupar para quê ou porquê porque só pode ser bom e conveniente para nós.
23-27 -
A
resposta de Jesus aos discípulos aterrados com a procela tem toda a razão de
ser. Talvez pudesse acrescentar: ‘Eu não estou aqui convosco? Como podeis
temer?’ Mas, como se vê pelo texto eles não tinham, ainda fé suficiente no
Senhor.Por isso ficam admirados com o poder do Senhor. Nós, também, não temos
nada a temer porque se o Senhor está connosco, na nossa alma em graça, nada –
absolutamente – nos poderá fazer mal. Confiar na Sua Infinita Misericórdia
SEMPRE, mesmo quando parece que está ausente, desinteressado ou a dormir.
Perante situações extremas - guerras, cataclismos da
natureza, perseguições e violências de toda a ordem, somos, por vezes, levados
a exclamar: Senhor, onde estás? Dormes? Não Te importas? Este “grito”
explica-se, é natural. Somos humanos e reconhecemos a nossa impotência. Mas,
Ele, não, pode tudo, é o Senhor de tudo. Não Se enfadará com o nosso “grito”,
bem ao contrário, actuará com a urgência que julgar conveniente.
28-14 -
Disseram em alta voz: «Que tens a ver connosco, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos
antes do tempo?» Por aqui se vê que o demónio não só sabia quem era Jesus
como conhecia o que a Sua vinda à terra significava: que o domínio, quase
discricionário, que exercia sobre a humanidade, iria terminar com a instauração
do Reino de Deus.
28-34 -
O
demónio não tem outro objectivo senão fazer o mal. Ao pedirem a Jesus que os
enviasse para a vara dos porcos, precipitando-se no mar, como que quiseram
demonstrar que os gadarenos não acreditavam em Jesus Cristo, dando maior
importância aos bens materiais que à vida humana. E o Senhor não sabia o que
iria acontecer? Evidentemente que sim, Ele sabe tudo, mas não podia permitir
que acreditassem nele pela confissão do demónio que é o pai da mentira.
Muitos comentários se têm escrito sobre este trecho do
Evangelho. Talvez sem querer, ficamos algo decepcionados com Jesus ter
permitido que os demónios entrassem nos porcos com o resultado que se sabe. Talvez
possamos tirar duas ou três ilacções: A primeira é a confirmação que o demónio
existe o que, muitos, insistem em negar; A segunda será que Cristo não poderia
consentir que acreditassem nele pelo testemunho do demónio, que é o pai da
mentira; A terceira é a completa inversão de valores do gadarenos que dão mais
importância a perda dos porcos que à recuperação da saúde do seu conterrâneo; E,
uma quarta, - talvez a mais inesperada – é a sua reacção pedindo a Jesus que se
afaste do seu território, sem procurar compreender, sem fazer uma pergunta, se,
sequer, considerar o extraordinário do acontecimento. Preferem, de facto,
fechar os olhos e os ouvidos e ignorar o
que foi tão patente perante todos.
Já o dissemos: O Senhor não podia consentir que a Sua
Pessoa: Jesus Cristo fosse revelada pelo demónio que é o Pai da mentira. O
episódio com a vara de porcos revela claramente a maldade e desprezo do
tentador. Fica bem claro que dele só se pode esperar o mal e o ódio.
(AMA,
2018)