22/05/2011

Diálogos apostólicos

Diálogos
Sim, já to disse mil vezes e volto a confirmar:

Ser apóstolo é a obrigação – nota bem – obrigação de qualquer cristão e, no teu caso, acresce que, talvez, tenhas mais para dar do que julgas.

ama , 2011.05.22

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Ela abre-nos o caminho até ao Reino”

Torna o teu amor a Nossa Senhora mais vivo, mais sobrenatural. Não vás ter com Santa Maria só para pedir. Vai também para dar!: dar-lhe afecto; dar-lhe amor para o seu divino Filho; manifestar-lhe esse carinho com obras ao serviço dos outros, que são também seus filhos. (Forja, 137)


Voltemos mais uma vez à experiência de cada dia, ao modo de tratar com as nossas mães na terra. Acima de tudo, que desejam dos seus filhos, que são carne da sua carne e sangue do seu sangue? O seu maior desejo é tê-los perto. Quando os filhos crescem e não é possível continuarem a seu lado, aguardam com impaciência as suas notícias, emocionam-se com tudo o que lhes acontece, desde uma ligeira doença até aos acontecimentos mais importantes.



Olhai: para a nossa Mãe, Santa Maria, jamais deixamos de ser pequenos, porque Ela nos abre o caminho até ao Reino dos Céus, que será dado aos que se tornam meninos. De Nossa Senhora nunca nos devemos afastar. Como a honraremos? Tendo intimidade com Ela, falando com Ela, manifestando-lhe o nosso carinho, ponderando no nosso coração os episódios da sua vida na terra, contando-lhes as nossas lutas, os nossos êxitos e os nossos fracassos. (Amigos de Deus, 289–290)

Sobre a família 59

A missão educativa da família

Para conseguir isto, a primeira coisa necessária é que os próprios pais “transpareçam” a alegria de viver coerentemente. 

Os pais educam fundamentalmente com a conduta. O que os filhos e as filhas procuram no seu pai ou na sua mãe não são só uns conhecimentos mais amplos do que os seus ou uns conselhos mais ou menos acertados, mas algo de categoria superior: um testemunho do valor e do sentido da vida encarnado numa existência concreta e confirmado nas diversas circunstâncias e situações que se sucedem ao longo dos anos. [i]


Os filhos devem perceber que a conduta que vêm feita vida nos seus pais não é um peso, mas fonte de liberdade interior. E os pais, sem ameaças, com sentido positivo, devem “estruturar interiormente” os seus filhos, educá-los para esta liberdade, dando-lhes razões para que percebam a bondade do que se lhes pede, de modo que o façam seu.

Desta maneira fortalece-se a sua personalidade e crescem maduros, seguros e livres. Aprendem assim a viver acima de modas, indo contra a corrente, quando for necessário. A experiência mostra que, quando os filhos são já adultos, não há nada que agradeçam mais aos seus pais do que esta educação livre e responsável.
m. díez
© 2011, Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet


[i] Cristo que passa, n. 28.

Evangelho do dia e comentário







Páscoa – V Semana


Evangelho: Jo 14, 1-12

1 «Não se perturbe o vosso coração. Acreditais em Deus, acreditai também em Mim.2 Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, Eu vo-lo teria dito. Vou preparar um lugar para vós. 3 Depois que Eu tiver ido e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e tomar-vos-ei comigo, para que, onde estou, estejais vós também. 4 E vós conheceis o caminho para ir onde Eu vou». 5 Tomé disse-Lhe: «Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos saber o caminho?». 6 Jesus disse-lhe: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai senão por Mim. 7 Se Me conhecesseis, também certamente conheceríeis Meu Pai; mas desde agora O conheceis e já O vistes». 8 Filipe disse-Lhe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta». 9 Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não Me conheces, Filipe? Quem Me viu, viu também o Pai. Como dizes, pois: Mostra-nos o Pai? 10 Não acreditais que Eu estou no Pai e que o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim mesmo. O Pai, que está em Mim, Esse é que faz as obras. 11 Crede em Mim: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. 12 Crede-o ao menos por causa das mesmas obras. «Em verdade, em verdade vos digo, que aquele que crê em Mim fará também as obras que Eu faço. Fará outras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai.

Comentário:

O facto de Jesus ir para o Pai, isto é, de ascender aos céus, dá-nos a capacidade extraordinária de fazer obras maiores que Ele próprio fez quando esteve entre nós?
Sim, é verdade!
Extraordinário não propriamente pelas obras em si mesmas, porque estas continuam a ser obra de Deus, mas sim porque seremos nós, simples seres humanos a realiza-las como meros instrumentos.
De facto, por mais capacidades que possamos ter o mérito reside sempre na obediência à palavra de Deus porque é Ele quem manda e estabelece, como planos divinos que mal abarcamos, o que podemos ou não fazer.
Sendo obedientes faremos coisa grandes, extraordinárias, porque será a graça de Deus a actuar através de nós.
E o que, sim, é espantoso, é que Ele queira servir-se de nós para difundir o Seu reino pelo mundo tornando-nos  numa espécie de “delegados” ou “executores” da Sua Vontade, dos Seus planos.
É uma honra que esmaga, uma confiança que atemoriza quem não perceba e entenda que só pela graça que em nós actua seremos capazes de tais feitos.

ama, comentário sobre Jo 14, 1-12, 2011.095.09