05/09/2010

Textos de Reflexão para 05 de Setembro

EVANGELHO: Lc 14, 25-33

25 Ia com Ele grande multidão de povo. Jesus, voltando-Se, disse-lhes: 26 «Se alguém vem a Mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs, e até a sua vida, não pode ser Meu discípulo. 27 Quem não leva a sua cruz e não Me segue não pode ser Meu discípulo. 28 Porque qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e ver se tem com que a acabar? 29 Para que, se depois de ter feito as fundações não a puder terminar, não comecem todos os que a virem a troçar dele, dizendo: 30 Este homem começou a edificar e não pôde terminar. 31 Ou qual é o rei que, estando para entrar em guerra contra outro rei, não se assenta primeiro a considerar se com dez mil homens pode ir enfrentar-se com aquele que traz contra ele vinte mil? 32 Doutra maneira, quando o outro ainda está longe, enviando embaixadores, pede-lhe paz. 33 «Assim pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser Meu discípulo.

COMENTÁRIO:

Os exemplos que Jesus nos dá neste trecho do Evangelho de São Lucas são bastante gráficos e ilustram muito bem os quesitos que são necessários a quem se propõe seguir Jesus.
De facto, seguir Jesus levado pela curiosidade, pela tradição familiar ou cultural, ou por “arrastamento” social, não leva a lado nenhum ou, pelo menos, não leva a Cristo.
Para O seguir verdadeiramente, é preciso querer com todas as potências da alma, desejar a Sua companhia, querer encontrá-lo nos caminhos da vida, elegê-lo como Mestre, Guia, Exemplo, Fim.
Nada disto se consegue sem esclarecimento, sem avaliação correcta e segura do que nos propomos fazer e porquê. Não somo, os homens, autómatos sem vontade própria. O que devemos querer temos de o conhecer primeiro.
Neste caso, querer seguir Jesus, implica conhecê-lo, estudar a Sua Doutrina, encontrá-lo e, depois, amá-lo.
E, claro, implica, seguramente, despir roupagens desnecessárias tais como, respeitos humanos, apego desmesurado às coisas e aos bens, - e também às pessoas – ou seja, definitivamente, ter o coração totalmente livre para amar o Criador.
Se não, com o coração cheio de coisas e apegos, paixões e desejos, Jesus não encontra espaço para nele habitar.
Não é fácil seguir Jesus!
Pois não! Exige, compele, violenta. Mas, o prémio, vale bem o esforço, nada menos que a Vida Eterna. (AMA, comentário sobre Lc 14, 25-33, 2010.07.22)

TEMA: Intercessão

Os Santos intercedem pelos homens, enquanto os Anjos da Guarda não só rogam pelos homens como actuam em seu redor. Se por parte dos bem-aventurados se dá uma intercessão, por parte dos Anjos há uma intercessão e uma intervenção directa: são ao mesmo tempo advogados dos homens perto de Deus e ministros de Deus perto dos homens. 
(G. HUMBER, O Meu Anjo Caminhará à Tua Frente, nr. 43)

DOUTRINA: CCIC 391: O que exige de nós o acolhimento da misericórdia de Deus?
                      CIC – 1846-1848; 1870

Exige o reconhecimento das nossas culpas e o arrependimento dos nossos pecados. Pela sua Palavra e pelo seu Espírito, o próprio Deus nos revela os nossos pecados, dá-nos a verdade da consciência e a esperança do perdão

Vida interior



Quando é a visão sobrenatural que nos põe em contacto com Deus e com o mundo superior, então possuímos vida interior no sentido religioso do termo.

(Federico Suarez, A Virgem Nossa Senhora, Éfeso, 4ª Ed. nr. 181/182)