28/07/2022

Publicações em Julho 28

  


Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

 

(Re Mc X...)

 

Escutei que a Mãe dos filhos de Zebedeu dizia a Jesus: «Faz com que estes meus dois filhos se sentem no Teu Reino um à Tua direita e outro à Tua esquerda» e logo a seguir as manifestações de indignação dos outros Dez.

Confesso que a mim me pareceu "absolutamente normal" que aquela Mãe pedisse o melhor para os seus filhos.

Aqueles dois irmãos tinham sido os primeiros a travar conhecimento com Jesus e, esse acontecimento foi de tal forma decisivo para as suas vidas que no Evangelho que escreveu João refere a hora e o local.

A partir desse momento abandonam tudo e seguem Jesus incondicionalmente. A principal, talvez, característica do seu carácter é a confiança indefectível no Mestre e a defesa quase intransigente da Sua Pessoa e da Sua Doutrina. Jesus têm-os como íntimos, compraz-se particularmente com a sua companhia, não duvida dar-lhes qualquer missão sabendo que a levarão a cabo, chama-lhes BOANERNEGES (Filhos do trovão).

Concede a Tiago a honra de ser o primeiro dos Doze a dar a vida por Ele; se, no Céu, estão sentados à Sua direita ou à Sua esquerda não me deve interessar sobremaneira, sei que ocupam dois dos doze lugares e moradas que Ele disse ter reservado. De facto, o Céu é um mistério que não está ao meu alcance compreender já que, se o Céu consiste na visão beatífica de Deus em toda a Sua Magestade e Glória, como entender que uns "vejam mais e outros menos" mas, mais... o Céu é Etéreo, não ocupa lugar, daí que eu sou levado a presumir que posso estar no Céu mesmo estando vivo embora o GOZO só se concretize no Final dos Tempos.

Portanto concluo que pensar sobre o Céu, embora seja conveniente e até atractivo, pode ser motivo para dúvidas e inquietações que não me interessam agora ter, sob pena de pôr em risco a paz interior que me é indispensável para viver como tenho de viver: com os olhos postos no Céu e os pés assentes na terra.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad