15/04/2021

NUNC COEPI: Publicações em Abril 15

PLANO DE VIDA: (Coisas muito simples, curtas, objectivas)

 

Propósito: Participar na Santa Missa.

Senhor, vendo-me tal como sou, nada, absolutamente, tenho esta percepção da grandeza que me está reservada dentro de momentos: Receber o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Rei e Senhor do Universo.

O meu coração palpita de alegria, confiança e amor. Alegria por ser convidado, confiança em que saberei esforçar-me por merecer o convite e amor sem limites pela caridade que me fazes. Aqui me tens, tal como sou e não como gostaria e deveria ser.Não sou digno, não sou digno, não sou digno! Sei porém, que a uma palavra Tua a minha dignidade de filho e irmão me dará o direito a receber-te tal como Tu mesmo quiseste que fosse. Aqui me tens, Senhor. Convidaste-me e eu vim.

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?

 

Evangelho

Lc XXIII, 13-32

Jesus de novo ante Pilatos

13 Pilatos convocou os sumos sacerdotes, os chefes e o povo, 14 e disse-lhes: «Trouxestes este homem à minha presença como se andasse a revoltar o povo. Interroguei-o diante de vós e não encontrei nele nenhum dos crimes de que o acusais. 15 Herodes tão-pouco, visto que no-lo mandou de novo. Como vedes, Ele nada praticou que mereça a morte. 16 Vou, portanto, libertá-lo, depois de o castigar.»

 

Jesus e Barrabás

17 Ora, em cada festa, Pilatos era obrigado a soltar-lhes um preso. 18 E todos se puseram a gritar: «A esse mata-o e solta-nos Barrabás!» 19 Este último fora metido na prisão por causa de uma insurreição desencadeada na cidade, e por homicídio. 20 De novo, Pilatos dirigiu-lhes a palavra, querendo libertar Jesus. 21 Mas eles gritavam: «Crucifica-o! Crucifica-o!» 22 Pilatos disse-lhes pela terceira vez: «Que mal fez Ele, então? Nada encontrei nele que mereça a morte. Por isso, vou libertá-lo, depois de o castigar.» 23 Mas eles insistiam em altos brados, pedindo que fosse crucificado, e os seus clamores aumentavam de violência.

 

Considerações

Este personagem – Pilatos – avulta na História da Salvação humana pelos piores motivos.

De facto ele é o primeiro e último responsável pela morte de Jesus.

Detinha o poder absoluto, pertencia-lhe decidir com justiça e razoável certeza mas, optou pelo mais fácil… não dar muita importância ao assunto concedendo o que lhe solicitavam, conquistar amigos entre os judeus, particularmente Herodes como expressamente o Evangelho refere… enfim… livrar-se de um assunto algo complicado, que não compreendia nem queria esmiuçar.

Uma personalidade fraca, dúbia, sem vontade de aplicar a justiça como seria de supor, ignorando factos e evidências.

Confessa que não encontra nenhum motivo para condenar Jesus e, no entanto, condena-O; lava as mãos para simbólicamente evidenciar que considera inocente na Morte de Jesus… como se tal fosse posível!

E, esta é a verdade – que ele próprio não sabe o que é nem se mostra interessado em saber -: Sem a sua concordância Jesus Cristo não teria sido crucificado.

A história já o julgou e guarda como Um homem sinistro, sem consciência ou critério, cobarde… repugnante!

 

Oração pelos Sacerdotes

Meu Senhor Jesus Cristo:

Dai à Vossa Igreja Sacerdotes Santos que se entreguem ao serviço exclusivo da Igreja e das almas, ao anúncio fiel da palavra de Deus, à administração dos Sacramentos, em especial da Eucaristia e da Penitência, obedientes ao Magistério da Igreja e observando amorosamente a Sagrada Liturgia, para exemplo e guia seguro do Povo de Deus. (AMA, 2009)

Com autorização eclesiástica