23/10/2018

Temas para reflectir e meditar

Formação humana e cristã – 86 

Se for possível devemos participar na Santa Missa como se fosse a última da nossa vida e, na verdade, pode muito bem que seja.

Não há dramatismo mas conveniente precaução que nos ajudará a participar nessa Missa com maior compunção e amor.

Sendo um acto de tão grande importância e relevo não é admissível que não nos empenhemos com todas as nossas capacidades de inteligência, fé, compunção e amor em participar não como meros assistentes, mais ou menos passivos, mas como participantes de facto, diria como “co-celebrantes”.
O mistério da Santa Missa está ali, connosco e por nossa causa.
Sim, Jesus instituiu o Sacramento por nós para que pudéssemos pelos tempos fora celebrar a Última Ceia com Ele tal como se estivéssemos no Cenáculo.
Repetindo as mesmas palavras e gestos conforme Ele recomendou, o celebrante é o portador desse poder extraordinário e, o pão e o vinho, transforma-se no Corpo e no Sangue do Salvador.

AMA, reflexões.

Leitura espiritual

Resultado de imagem para são francisco de assis
LEGENDA MAIOR 

Vida de São Francisco de Assis)

CAPITULO 5

Austeridade de vida e como as criaturas lhe proporcionavam consolo

7. Por outro lado, também é verdade que procurava inculcar com insistência nos seus irmãos o desejo de uma vida austera e penitente, mas repugnava-lhe a excessiva severidade que não se reveste de entranhas de misericórdia nem é condimentada com o sal da discrição.
Efectivamente aconteceu que um de seus irmãos, entregue aos rigores de uma abstinência por demais rigorosa, começou a desmaiar de tanta fome, não podendo encontrar um momento de repouso.
Compreendendo o bom pastor o perigo que corria aquela ovelha do seu rebanho, chamou-o, colocou diante dele um pouco de pão e, para não deixá-lo embaraçado, começou a comer por primeiro, enquanto com suavidade convidava o outro a comer. O irmão deixou de lado a vergonha, tomou daquela comida com grande alegria, uma vez que com sua vigilância e condescendência o Pai lhe havia evitado os danos do corpo e lhe dera motivo de grande edificação.
Na manhã seguinte, reuniu o homem de Deus os irmãos e, referindo-se ao que havia acontecido naquela noite, acrescentou esta advertência:
“Irmãos, sede modelos uns dos outros, não pelos jejuns mas por vossa caridade!”.
Recomendou-lhes também a prática da prudência, não a da prudência inspirada pela nossa natureza humana decaída, mas a prudência praticada por Cristo, cuja vida é modelo de toda perfeição.

8. No seu estado actual de fraqueza, o homem é incapaz de imitar o Cordeiro de Deus crucificado com perfeição, evitando todo contágio do pecado. E assim ensinava Francisco aos seus irmãos mediante o seu próprio exemplo que aqueles que procuram ser perfeitos devem purificar-se, dia após dia com as lágrimas da contrição.
Atingira extraordinária, pureza da alma e do corpo, embora nunca deixasse de purificar a sua visão espiritual com lágrimas em profusão e não levasse em consideração o facto de isso lhe custar a saúde dos olhos.
Em consequência das suas constantes lágrimas, veio a sofrer dos olhos, mas quando o médico disse que deveria restringir as lágrimas se quisesse evitar a perda da visão, ele replicou:
“Irmão médico, usufruímos da luz deste mundo em comum com as moscas; não devemos rejeitar a presença da luz eterna apenas para preservá-la.
O nosso corpo recebeu a faculdade da visão por causa da alma; a visão de que goza a alma não foi dada por causa do corpo”.
Preferia perder a visão dos olhos a sufocar a devoção do espírito, refreando as lágrimas, que limpam os olhos da alma e os tornam capazes de ver a Deus.

9. Certa vez, os médicos prescreveram-lhe como remédio uma cauterização, e os irmãos insistiam com ele para que consentisse. O homem de Deus aceitou com humildade, pois via então uma ocasião de se curar e ao mesmo tempo de sofrer.
Chamaram pois o cirurgião.
Veio ele e colocou um ferro no fogo para realizar a operação.
O servo de Cristo, querendo dar coragem ao próprio corpo, tomado de horror natural, dirigiu-se ao fogo como a um amigo:
 “Meu irmão fogo, disse ele, o Altíssimo te criou como o mais útil, belo e poderoso entre todas as coisas para expressar a formosura; sê propício comigo nesta hora, sê compassivo.
Peço ao Senhor que te criou se digne moderar para mim teu calor, a fim de que possa sofrer-te quando me queimares suavemente”.
Terminada a oração, fez o sinal-da-cruz por cima do ferro em brasa e aguardou sem trepidar.
O ferro penetrou candente naquela carne delicada, cauterizando desde a orelha até os cílios.
O santo expressou com as seguintes palavras a dor que lhe havia produzido aquele fogo:
“Louvai ao Senhor, irmãos meus caríssimos, pois na verdade vos digo que nem senti a dor do fogo nem experimentei dor alguma no corpo”. E voltando-se para o cirurgião disse-lhe:
“Se a carne ainda não está bem queimada, podes cauterizá-la ainda mais”. Ao ver o médico naquela carne enferma virtude tão rara de espírito, ficou cheio de admiração e, atribuindo-a a verdadeiro milagre, exclamou:
“Asseguro-vos, meus irmãos, que hoje vi coisas admiráveis”. Pois havia o santo chegado a tão alto grau de perfeição, que com harmonia admirável a carne se sujeitava ao espírito e o espírito a Deus, e por divina ordenação as criaturas sujeitas ao serviço de Deus se submetiam também de modo inefável ao domínio e vontade do seu servo.

10. Certo dia, encontrando-se gravemente doente no eremitério de Santo Urbano e sentindo as forças a abandoná-lo, pediu vinho para beber.
Como não houvesse em casa nenhuma gota, mandou vir água. Fez sobre ela o sinal-da-cruz e aquilo que até então era apenas água pura transformou-se em delicioso vinho.
O que a pobreza do eremitério tornava impossível foi obtido pela pureza do santo. Mal provou do vinho e as forças lhe voltaram. A água tinha um novo gosto, e o doente obtinha dela uma saúde nova.
Tanto a bebida como aquele que a tomara foram miraculosamente transformados.
Eram dois modos de indicar quanto Francisco já se havia “despojado do homem velho e se transformara no homem novo” (cf. Cl 3,9-10).

11. Não eram apenas as criaturas que se submetiam à vontade do servo de Deus; o próprio Criador de todas as coisas acedia aos seus desejos.
Certa vez, o santo, prostrado por muitas doenças ao mesmo tempo, sentiu desejo de um pouco de música que lhe devolvesse a alegria do espírito.
Mas como as conveniências não permitiam contratar homens para esse fim, os anjos deram sua colaboração para alegrá-lo.
De facto, certa noite, enquanto vigiava em meditação, de repente ouviu uma cítara tocando com uma harmonia maravilhosa e uma melodia dulcíssima.
Não se via ninguém, mas percebia-se claramente o afastamento ou a aproximação do citarista.
Enlevado em Deus o espírito do santo, sentiu-se repleto de tanta suavidade com aquela dulcíssima e inefável harmonia que lhe pareceu estar gozando já na mansão eterna.
Esse facto não pôde ele ocultar aos mais familiares dos seus religiosos, os quais conheciam frequentemente por certos indícios que o Senhor confortava o santo com grandes e extraordinárias consolações de modo que nem ele mesmo as podia ocultar.

12. Uma outra ocasião, indo pregar com um irmão entre a Lombardia e a Marca de Treviso, sobreveio a noite e ainda se encontravam às margens do rio Pó. Era muito perigoso continuar naquela escuridão sem enxergar e no meio de terras alagadas. O companheiro disse ao santo:
“Pai, reza a Deus que nos livre dos perigos que nos ameaçam!” Com a sua imensa confiança, disse o santo:
“Deus pode, se agrada à sua bondade, dissipar as trevas e nos dar a luz benéfica”.
Mal acabara de falar, uma luz miraculosa os envolveu e embora mais além fosse noite total eles viam claramente e num grande raio a estrada e suas redondezas.
Essa luz foi guia do corpo e conforto para a alma deles, e após uma longa caminhada, chegaram à hospedaria, sem dificuldade, cantando hinos e cânticos de louvor.
Considerai, pois, quanta e quão admirável foi a virtude deste santo, a cujo império e vontade o fogo apaga o seu ardor, a água se converte em vinho generoso, os anjos o recreiam com as suas celestiais harmonias e a luz divina lhe indica o caminho, demonstrando-se dessa forma que todas as criaturas do mundo contribuíam sensivelmente para manifestar a santidade do nosso grande patriarca.

São Boaventura

(cont)

(Revisão da versão portuguesa por AMA)

Pequena agenda do cristão


TeRÇa-Feira


(Coisas muito simples, curtas, objectivas)




Propósito:

Aplicação no trabalho.

Senhor, ajuda-me a fazer o que devo, quando devo, empenhando-me em fazê-lo bem feito para to poder oferecer.

Lembrar-me:
Os que estão sem trabalho.

Senhor, lembra-te de tantos e tantas que procuram trabalho e não o encontram, provê às suas necessidades, dá-lhes esperança e confiança.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?





Nosso Senhor cruzou-se no nosso caminho


A entrega é o primeiro passo de uma corrida de sacrifício, de alegria, de amor, de união com Deus. E, assim, toda a vida se enche de uma bendita loucura, que faz encontrar felicidade onde a lógica humana não vê senão negação, padecimento, dor. (Sulco, 2)

Como a Nosso Senhor, também a mim me agrada muito falar de barcas e de redes, para todos tirarmos propósitos firmes e concretos dessas cenas evangélicas. S. Lucas conta-nos que uns pescadores lavavam e remendavam as redes à beira do lago de Genesaré. Jesus aproxima-se de uma daquelas naves atracadas na margem e sobe a uma delas, a de Simão. Com que naturalidade se mete o Mestre na vida de cada um de nós para nos complicar a vida, como se repete por aí em tom de queixa. Nosso Senhor cruzou-se convosco e comigo no nosso caminho, para nos complicar a existência, delicadamente, amorosamente.

Depois de pregar da barca de Pedro, dirige-se aos pescadores: duc in altum, et laxate retia vestra in capturam, remai para o mar alto e lançai as redes! Fiados na palavra de Cristo, obedecem e obtêm aquela pesca prodigiosa. Olhando para Pedro que, como Tiago e João, estava pasmado, Nosso Senhor explica-lhe: não tenhas medo; desta hora em diante serás pescador de homens. E, trazidas as barcas para terra, deixando tudo, seguiram-no. (Amigos de Deus, 21)

Evangelho e comentário


Tempo comum


Evangelho: Lc 12, 35-38

35 «Estejam apertados os vossos cintos e acesas as vossas lâmpadas. 36 Sede semelhantes aos homens que esperam o seu senhor ao voltar da boda, para lhe abrirem a porta quando ele chegar e bater. 37 Felizes aqueles servos a quem o senhor, quando vier, encontrar vigilantes! Em verdade vos digo: Vai cingir-se, mandará que se ponham à mesa e há-de servi-los. 38 E, se vier pela meia-noite ou de madrugada, e assim os encontrar, felizes serão eles.

Comentário:

Neste texto confirmam-se de forma iniludível as palavras de Cristo quando diz que veio para servir e não para ser servido.

O Senhor dos Senhores, o Rei dos Reis não hesita em afirmar que no prémio que dará aos que cumprirem a Sua Vontade será nada menos que servi-los!

Custa-nos admitir tal honra! Parece-nos demasiado!

Mas, o Senhor só diz a Verdade e as Suas palavras cumprir-se-ão inexoravelmente.

Felizes servos que têm este Amo!

(AMA, comentário sobre Lc 12, 35-38, 24.10.2017