19/08/2010

E em Portugal?

Brasil: Igreja promove debate com candidatos presidenciais

Questão de princípios


Textos de Reflexão para 19 de Agosto

Evangelho: Mt 22, 1-14

1 Jesus, tomando a palavra, voltou a falar-lhes em parábolas,2 dizendo: «O Reino dos Céus é semelhante a um rei, que preparou o banquete de bodas para seu filho.3 Mandou os seus servos chamar os convidados para as bodas, mas eles não quiseram ir.4 Enviou de novo outros servos, dizendo: “Dizei aos convidados: Eis que preparei o meu banquete, os meus touros e animais cevados já estão mortos, e tudo está pronto; vinde às núpcias”.5 Mas eles desprezaram o convite e foram-se, um para a sua casa de campo e outro para o seu negócio.6 Outros lançaram mão dos servos que ele enviara, ultrajaram-nos e mataram-nos.7 «O rei, tendo ouvido isto, irou-se e, enviando os seus exércitos, exterminou aqueles homicidas, e incendiou-lhes a cidade.8 Então disse aos servos: “As bodas, com efeito, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.9 Ide, pois, às encruzilhadas dos caminhos e a quantos encontrardes convidai-os para as núpcias”.10 Tendo saído os seus servos pelos caminhos, reuniram todos os que encontraram, maus e bons; e a sala das bodas ficou cheia de convidados.11 «Entrando depois o rei para ver os que estavam à mesa, viu lá um homem que não estava vestido com o traje nupcial.12 E disse-lhe: “Amigo, como entraste aqui, não tendo o traje nupcial?”. Ele, porém, emudeceu.13 Então o rei disse aos seus servos: “Atai-o de pés e mãos e lançai-o nas trevas lá de fora, aí haverá choro e ranger de dentes.14 Porque são muitos os chamados mas poucos os escolhidos”».

Meditação:

Não permitas, Senhor, que, tendo correspondido com prontidão ao Teu convite, me apresente sem o traje da dignidade que Te é devida. “lava-me, Senhor da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado” (Ordinário da Missa).
Chamado na encruzilhada dos caminhos da minha vida, não permitas que, com a pressa e urgência em comparecer, me esqueça de que não sou digno de tal convite.
Que me prepare com o traje que pões à minha disposição para que compareça como devo.
Então, revestido da Tua Graça, poderei participar com a alegria e gozo extraordinários que concedes aos convivas do Teu banquete divino. 
~
(AMA, Meditação, Mt 22, 1-14, Agosto 2008)

Tema: Espírito Santo: Sua Acção na alma 1

A alma recebe um aumento de força, que a torna apta para obedecer com maior facilidade e prontidão à chamada e aos impulsos do Espírito Santo. É tanta a eficácia destes dons, que conduzem o homem aos mais altos cumes da santidade; e tanta a sua excelência, que perseveram intactos, ainda que mais perfeitos, no reino celestial. Graças a eles, o Espírito Santo move-nos a desejar e leva-nos a conseguir as bem-aventuranças evangélicas, que são como flores abertas na primavera, como indício e presságio da bem-aventurança eterna. (Leão XIII, Encíclica Divinum illud munus, 1897.05.09, 12, trad. do castelhano por ama)
Doutrina: CCIC – 374: Como formar a recta e verdadeira consciência moral?
                   CIC - 1783-1788; 1799-1800
A consciência moral recta e verdadeira forma-se com a educação e com a assimilação da Palavra de Deus e do ensino da Igreja. É amparada com os dons do Espírito Santo e ajudada com os conselhos de pessoas sábias. Além disso, ajudam muito na formação moral a oração e o exame de consciência.

Preocupação com o próximo



Procuremos aquelas virtudes que, juntamente com a nossa salvação, aproveitam principalmente ao próximo... No mundo terreno, ninguém vive para si mesmo; o artesão, o soldado, o lavrador, o comerciante, todos sem excepção contribuem para o bem comum e proveito do próximo. Com maior razão no mundo espiritual, porque este é o viver verdadeiro. O que vive só para si e despreza os outros é um ser inútil, não é homem, não pertence à nossa linhagem.

(S. João Crisóstomo, Homílias sobre S. Mateus, 77, 6, trad castelhano por ama)