Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemaria, Caminho 116)
Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.
Evangelho: Lc 3, 1-20
1 No ano décimo
quinto do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia,
Herodes tetrarca da Galileia, Filipe, seu irmão, tetrarca da Itureia e da
província da Traconítide, Lisânias tetrarca da Abilena2 sendo
pontífices Anás e Caifás, o Senhor falou a João, filho de Zacarias, no deserto.
3 E ele foi por toda a região do Jordão, pregando o baptismo de
penitência para a remissão dos pecados, 4 como está escrito no livro
das palavras do profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: Preparai o
caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; 5 todo o vale será
terraplanado, todo o monte e colina serão arrasados, os caminhos tortuosos
tornar-se-ão direitos, os escabrosos planos; 6 e todo o homem verá a
salvação de Deus”. 7 Dizia, pois, às multidões que vinham para ser
por ele baptizadas: «Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que vos
ameaça? 8 Fazei, portanto, frutos dignos de penitência, e não
comeceis a dizer: Temos por pai Abraão. Porque eu vos digo que Deus é poderoso
para suscitar destas pedras filhos de Abraão. 9 Porque o machado já
está posto à raiz das árvores. Toda a árvore que não dá bom fruto será cortada
e lançada no fogo». 10 As multidões interrogavam-no, dizendo: «Que
devemos, pois, nós fazer?». 11 Respondendo, dizia-lhes: «Quem tem
duas túnicas, dê uma ao que não tem; e quem tem que comer, faça o mesmo». 12
Foram também publicanos, para serem baptizados, e disseram-lhe: «Mestre, que
devemos nós fazer?». 13 Ele respondeu-lhes: «Não exijais nada além
do que vos está fixado». 14 Interrogavam-no também os soldados: «E
nós, que faremos?». Respondeu-lhes: «Não façais violência a ninguém, nem
denuncieis falsamente, e contentai-vos com o vosso soldo». 15
Estando o povo na expectativa e pensando todos nos seus corações que talvez
João fosse o Cristo, 16 João respondeu, dizendo a todos: «Eu, na
verdade, baptizo-vos em água, mas virá um mais forte do que eu, a Quem não sou
digno de desatar as correias das sandálias; Ele vos baptizará no Espírito Santo
e no fogo; 17 tomará na Sua mão a pá, limpará a Sua eira e recolherá
o trigo no Seu celeiro, mas a palha queimá-la-á num fogo inextinguível». 18
Por muitas outras exortações anunciava ao povo a boa nova. 19 Porém,
o tetrarca Herodes, sendo repreendido por ele, por causa de Herodíades, mulher
de seu irmão e por causa de todos os males que tinha feito, 20
acrescentou a todos os outros crimes mais este: mandar meter João no cárcere.
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA
EVANGELII GAUDIUM
DO SANTO PADRE FRANCISCO
AO EPISCOPADO, AO CLERO ÀS PESSOAS CONSAGRADAS E AOS
FIÉIS LEIGOS
SOBRE
O ANÚNCIO DO EVANGELHO NO MUNDO ACTUAL
Capítulo
I
A TRANSFORMAÇÃO
MISSIONÁRIA DA IGREJA
II. Pastoral em conversão
25.
Não ignoro que hoje os documentos não suscitam o mesmo interesse que noutras
épocas, acabando rapidamente esquecidos. Apesar disso sublinho que, aquilo que
pretendo deixar expresso aqui, possui um significado programático e tem
consequências importantes. Espero que todas as comunidades se esforcem por
actuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e
missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Neste momento, não nos
serve uma «simples administração». 21 Constituamo-nos em «estado
permanente de missão», 22 em todas as regiões da terra.
26.
Paulo VI convidou a alargar o apelo à renovação de modo que ressalte, com
força, que não se dirige apenas aos indivíduos, mas à Igreja inteira. Lembremos
este texto memorável, que não perdeu a sua força interpeladora: «A Igreja deve
aprofundar a consciência de si mesma, meditar sobre o seu próprio mistério
(...). Desta consciência esclarecida e operante deriva espontaneamente um
desejo de comparar a imagem ideal da Igreja, tal como Cristo a viu, quis e
amou, ou seja, como sua Esposa santa e imaculada (Ef 5, 27), com o rosto real
que a Igreja apresenta hoje. (…) Em consequência disso, surge uma necessidade
generosa e quase impaciente de renovação, isto é, de emenda dos defeitos, que
aquela consciência denuncia e rejeita, como se fosse um exame interior ao
espelho do modelo que Cristo nos deixou de Si mesmo». 23
O
Concílio Vaticano II apresentou a conversão eclesial como a abertura a uma
reforma permanente de si mesma por fidelidade a Jesus Cristo: «Toda a renovação
da Igreja consiste essencialmente numa maior fidelidade à própria vocação. (…)
A Igreja peregrina é chamada por Cristo a esta reforma perene. Como instituição
humana e terrena, a Igreja necessita perpetuamente desta reforma». 24
Há
estruturas eclesiais que podem chegar a condicionar um dinamismo evangelizador;
de igual modo, as boas estruturas servem quando há uma vida que as anima,
sustenta e avalia. Sem vida nova e espírito evangélico autêntico, sem
«fidelidade da Igreja à própria vocação», toda e qualquer nova estrutura se
corrompe em pouco tempo.
Uma
renovação eclesial inadiável
27.
Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os
costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se
tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo actual que à
auto-preservação. A reforma das estruturas, que a conversão pastoral exige, só
se pode entender neste sentido: fazer com que todas elas se tornem mais
missionárias, que a pastoral ordinária em todas as suas instâncias seja mais
comunicativa e aberta, que coloque os agentes pastorais em atitude constante de
«saída» e, assim, favoreça a resposta positiva de todos aqueles a quem Jesus
oferece a sua amizade. Como dizia João Paulo II aos Bispos da Oceânia, «toda a
renovação na Igreja há-de ter como alvo a missão, para não cair vítima duma
espécie de introversão eclesial». 25
28.
A paróquia não é uma estrutura caduca; precisamente porque possui uma grande
plasticidade, pode assumir formas muito diferentes que requerem a docilidade e
a criatividade missionária do Pastor e da comunidade. Embora não seja
certamente a única instituição evangelizadora, se for capaz de se reformar e
adaptar constantemente, continuará a ser «a própria Igreja que vive no meio das
casas dos seus filhos e das suas filhas». 26 Isto supõe que esteja
realmente em contacto com as famílias e com a vida do povo, e não se torne uma
estrutura complicada, separada das pessoas, nem um grupo de eleitos que olham
para si mesmos. A paróquia é presença eclesial no território, âmbito para a
escuta da Palavra, o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a
caridade generosa, a adoração e a celebração. 27 Através de todas as
suas actividades, a paróquia incentiva e forma os seus membros para serem
agentes da evangelização. 28 É comunidade de comunidades, santuário
onde os sedentos vão beber para continuarem a caminhar, e centro de constante
envio missionário. Temos, porém, de reconhecer que o apelo à revisão e
renovação das paróquias ainda não deu suficientemente fruto, tornando-as ainda
mais próximas das pessoas, sendo âmbitos de viva comunhão e participação e
orientando-as completamente para a missão.
29.
As outras instituições eclesiais, comunidades de base e pequenas comunidades,
movimentos e outras formas de associação são uma riqueza da Igreja que o
Espírito suscita para evangelizar todos os ambientes e sectores. Frequentemente
trazem um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo com o mundo que
renovam a Igreja. Mas é muito salutar que não percam o contacto com esta realidade
muito rica da paróquia local e que se integrem de bom grado na pastoral
orgânica da Igreja particular. 29 Esta integração evitará que fiquem
só com uma parte do Evangelho e da Igreja, ou que se transformem em nómades sem
raízes.
30.
Cada Igreja particular, porção da Igreja Católica sob a guia do seu Bispo,
está, também ela, chamada à conversão missionária. Ela é o sujeito primário da
evangelização, 30 enquanto é a manifestação concreta da única Igreja
num lugar da terra e, nela, «está verdadeiramente presente e opera a Igreja de
Cristo, una, santa, católica e apostólica». 31 É a Igreja encarnada
num espaço concreto, dotada de todos os meios de salvação dados por Cristo, mas
com um rosto local. A sua alegria de comunicar Jesus Cristo exprime-se tanto na
sua preocupação por anunciá-Lo noutros lugares mais necessitados, como numa
constante saída para as periferias do seu território ou para os novos âmbitos
socioculturais. 32 Procura estar sempre onde fazem mais falta a luz
e a vida do Ressuscitado. 33 Para que este impulso missionário seja
cada vez mais intenso, generoso e fecundo, exorto também cada uma das Igrejas
particulares a entrar decididamente num processo de discernimento, purificação
e reforma.
31.
O Bispo deve favorecer sempre a comunhão missionária na sua Igreja diocesana,
seguindo o ideal das primeiras comunidades cristãs, em que os crentes tinham um
só coração e uma só alma (cf. Act 4, 32). Para isso, às vezes pôr-se-á à frente
para indicar a estrada e sustentar a esperança do povo, outras vezes
manter-se-á simplesmente no meio de todos com a sua proximidade simples e
misericordiosa e, em certas circunstâncias, deverá caminhar atrás do povo, para
ajudar aqueles que se atrasaram e sobretudo porque o próprio rebanho possui o
olfacto para encontrar novas estradas. Na sua missão de promover uma comunhão
dinâmica, aberta e missionária, deverá estimular e procurar o amadurecimento
dos organismos de participação propostos pelo Código de Direito Canónico 34
e de outras formas de diálogo pastoral, com o desejo de ouvir a todos, e não
apenas alguns sempre prontos a lisonjeá-lo. Mas o objectivo destes processos
participativos não há-de ser principalmente a organização eclesial, mas o sonho
missionário de chegar a todos.
32.
Dado que sou chamado a viver aquilo que peço aos outros, devo pensar também
numa conversão do papado. Compete-me, como Bispo de Roma, permanecer aberto às
sugestões tendentes a um exercício do meu ministério que o torne mais fiel ao
significado que Jesus Cristo pretendeu dar-lhe e às necessidades actuais da
evangelização. O Papa João Paulo II pediu que o ajudassem a encontrar «uma
forma de exercício do primado que, sem renunciar de modo algum ao que é
essencial da sua missão, se abra a uma situação nova». 35 Pouco
temos avançado neste sentido. Também o papado e as estruturas centrais da
Igreja universal precisam de ouvir este apelo a uma conversão pastoral. O
Concílio Vaticano II afirmou que, à semelhança das antigas Igrejas patriarcais,
as conferências episcopais podem «aportar uma contribuição múltipla e fecunda,
para que o sentimento colegial leve a aplicações concretas». 36 Mas
este desejo não se realizou plenamente, porque ainda não foi suficientemente
explicitado um estatuto das conferências episcopais que as considere como
sujeitos de atribuições concretas, incluindo alguma autêntica autoridade doutrinal.
37 Uma centralização excessiva, em vez de ajudar, complica a vida da
Igreja e a sua dinâmica missionária.
33.
A pastoral em chave missionária exige o abandono deste cómodo critério
pastoral: «fez-se sempre assim». Convido todos a serem ousados e criativos
nesta tarefa de repensar os objectivos, as estruturas, o estilo e os métodos
evangelizadores das respectivas comunidades. Uma identificação dos fins, sem
uma condigna busca comunitária dos meios para os alcançar, está condenada a
traduzir-se em mera fantasia. A todos exorto a aplicarem, com generosidade e
coragem, as orientações deste documento, sem impedimentos nem receios.
Importante é não caminhar sozinho, mas ter sempre em conta os irmãos e, de modo
especial, a guia dos Bispos, num discernimento pastoral sábio e realista.
III.
A partir do coração do Evangelho
34.
Se pretendemos colocar tudo em chave missionária, isso aplica-se também à
maneira de comunicar a mensagem. No mundo actual, com a velocidade das
comunicações e a selecção interessada dos conteúdos feita pelos mass-media, a
mensagem que anunciamos corre mais do que nunca o risco de aparecer mutilada e
reduzida a alguns dos seus aspectos secundários. Consequentemente, algumas
questões que fazem parte da doutrina moral da Igreja ficam fora do contexto que
lhes dá sentido. O problema maior ocorre quando a mensagem que anunciamos
parece então identificada com tais aspectos secundários, que, apesar de serem
relevantes, por si sozinhos não manifestam o coração da mensagem de Jesus
Cristo. Portanto, convém ser realistas e não dar por suposto que os nossos
interlocutores conhecem o horizonte completo daquilo que dizemos ou que eles podem
relacionar o nosso discurso com o núcleo essencial do Evangelho que lhe confere
sentido, beleza e fascínio.
35.
Uma pastoral em chave missionária não está obcecada pela transmissão
desarticulada de uma imensidade de doutrinas que se tentam impor à força de
insistir. Quando se assume um objectivo pastoral e um estilo missionário, que
chegue realmente a todos sem excepções nem exclusões, o anúncio concentra-se no
essencial, no que é mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo
tempo, mais necessário. A proposta acaba simplificada, sem com isso perder
profundidade e verdade, e assim se torna mais convincente e radiosa.
36.
Todas as verdades reveladas procedem da mesma fonte divina e são acreditadas
com a mesma fé, mas algumas delas são mais importantes por exprimir mais
directamente o coração do Evangelho. Neste núcleo fundamental, o que sobressai
é a beleza do amor salvífico de Deus manifestado em Jesus Cristo morto e
ressuscitado. Neste sentido, o Concílio Vaticano II afirmou que «existe uma ordem
ou “hierarquia” das verdades da doutrina católica, já que o nexo delas com o
fundamento da fé cristã é diferente». 38 Isto é válido tanto para os
dogmas da fé como para o conjunto dos ensinamentos da Igreja, incluindo a
doutrina moral.
37.
São Tomás de Aquino ensinava que, também na mensagem moral da Igreja, há uma
hierarquia nas virtudes e acções que delas procedem. 39 Aqui o que
conta é, antes de mais nada, «a fé que actua pelo amor» (Gal 5, 6). As obras de
amor ao próximo são a manifestação externa mais perfeita da graça interior do
Espírito: «O elemento principal da Nova Lei é a graça do Espírito Santo, que se
manifesta através da fé que opera pelo amor». 40 Por isso afirma
que, relativamente ao agir exterior, a misericórdia é a maior de todas as virtudes:
«Em si mesma, a misericórdia é a maior das virtudes; na realidade, compete-lhe
debruçar-se sobre os outros e – o que mais conta – remediar as misérias
alheias. Ora, isto é tarefa especialmente de quem é superior; é por isso que se
diz que é próprio de Deus usar de misericórdia e é, sobretudo nisto, que se
manifesta a sua omnipotência». 41
38.
É importante tirar as consequências pastorais desta doutrina conciliar, que
recolhe uma antiga convicção da Igreja. Antes de mais nada, deve-se dizer que,
no anúncio do Evangelho, é necessário que haja uma proporção adequada. Esta
reconhece-se na frequência com que se mencionam alguns temas e nas acentuações
postas na pregação. Por exemplo, se um pároco, durante um ano litúrgico, fala
dez vezes sobre a temperança e apenas duas ou três vezes sobre a caridade ou
sobre a justiça, gera-se uma desproporção, acabando obscurecidas precisamente
aquelas virtudes que deveriam estar mais presentes na pregação e na catequese.
E o mesmo acontece quando se fala mais da lei que da graça, mais da Igreja que
de Jesus Cristo, mais do Papa que da Palavra de Deus.
39.
Tal como existe uma unidade orgânica entre as virtudes que impede de excluir
qualquer uma delas do ideal cristão, assim também nenhuma verdade é negada. Não
é preciso mutilar a integridade da mensagem do Evangelho. Além disso, cada
verdade entende-se melhor se a colocarmos em relação com a totalidade
harmoniosa da mensagem cristã: e, neste contexto, todas as verdades têm a sua
própria importância e iluminam-se reciprocamente. Quando a pregação é fiel ao
Evangelho, manifesta-se com clareza a centralidade de algumas verdades e fica
claro que a pregação moral cristã não é uma ética estóica, é mais do que uma
ascese, não é uma mera filosofia prática nem um catálogo de pecados e erros. O
Evangelho convida, antes de tudo, a responder a Deus que nos ama e salva,
reconhecendo-O nos outros e saindo de nós mesmos para procurar o bem de todos.
Este convite não há-de ser obscurecido em nenhuma circunstância! Todas as
virtudes estão ao serviço desta resposta de amor. Se tal convite não refulge
com vigor e fascínio, o edifício moral da Igreja corre o risco de se tornar um
castelo de cartas, sendo este o nosso pior perigo; é que, então, não estaremos
propriamente a anunciar o Evangelho, mas algumas acentuações doutrinais ou
morais, que derivam de certas opções ideológicas. A mensagem correrá o risco de
perder o seu frescor e já não ter «o perfume do Evangelho».
__________________________________________
Notas:
21
V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, Documento de
Aparecida (29 de Junho de 2007), 201.
22
Ibid., 551.
23
Carta enc. Ecclesiam suam (6 de Agosto de 1964), 10-12: AAS 56 (1964), 611-612.
24
Conc. Ecum. Vat.II, Decr. sobre o ecumenismo Unitatis redintegratio, 6.
25
Exort. ap. pós-sinodal Ecclesia in Oceania (22 de Novembro de 2001), 19: AAS 94
(2002), 390.
26
João Paulo II, Exort. ap. pós-sinodal Christifideles laici (30 de Dezembro de
1988), 26: AAS 81 (1989), 438.
27
Cf. Propositio 26.
28
Cf. Propositio 44.
29
Cf. Propositio 26.
30
Cf. Propositio 41.
31
Conc. Ecum. Vat.II, Decr. sobre o múnus pastoral dos Bispos na Igreja Christus
Dominus, 11.
32
Cf. Bento XVI, Discurso por ocasião do 40° aniversário do Decreto «Ad gentes»
(11 de Março de 2006): AAS 98 (2006), 337.
33
Cf. Propositio 42.
34
Cf. câns. 460-468; 492-502; 511-514; 536-537.
35
Carta enc. Ut unum sint (25 de Maio de 1995), 95: AAS 87 (1995), 977-978.
36
Conc. Ecum. Vat.II, Const. dogm. sobre a Igreja Lumen gentium, 23.
37
Cf. João Paulo II, Motu proprio Apostolos suos (21 de Maio de 1998): AAS 90
(1998), 641-658.
38
Conc. Ecum. Vat.II, Decr. sobre o ecumenismo Unitatis redintegratio, 11.
39 Cf. Summa theologiae I-II,
q. 66, a. 4-6.
40 Ibid. I-II, q. 108, a. 1.
41 Ibid. II-II, q. 30, a. 4. Cf.
ainda II-II, q. 40, a. 4, ad 1: «O nosso culto a Deus com sacrifícios e com
ofertas exteriores não é exercido em proveito d’Ele, mas nosso e do próximo. Na
realidade, Deus não precisa dos nossos sacrifícios, mas deseja que os mesmos
Lhe sejam oferecidos para nossa devoção e utilidade do próximo. Por isso a
misericórdia, pela qual se socorre a miséria alheia, é o sacrifício que mais
Lhe agrada, porque assegura mais de perto o bem do próximo».