18/01/2019

Formação humana e cristã – 124


Exame


O exame pessoal é fundamental para "centrar-me" na realidade da vi­da diária.

Talvez me seja difícil fazer um exame detalhado – só assim interessa fazê-lo - porque quer a memória quer a imaginação poderão distrair-me do objectivo.

Proponho-me então ir fazendo ao longo do dia pequenos exames dos meus actos, pensamentos e desejos, as oportunidades não aproveitadas, o excessivo centrar-me em mim próprio... isto é, reagir examinando-me em todas as situações que vão ocorrendo.

Desta forma posso atingir dois objectivos sendo o primeiro a correcção imediata do que não estiver bem com o devido propósito de emenda e reconvenção, e a segunda chegar ao fim do dia "aliviado" e pronto para me entregar ao Senhor enquanto durmo.

Vou de forma particular, prestar atenção mais cuidado nos seguintes aspectos:

(cont)
AMA, reflexões

El Reto del amor




por El Reto Del Amor

Pequena agenda do cristão

Sexta-Feira


(Coisas muito simples, curtas, objectivas)




Propósito:

Contenção; alguma privação; ser humilde.


Senhor: Ajuda-me a ser contido, a privar-me de algo por pouco que seja, a ser humilde. Sou formado por este barro duro e seco que é o meu carácter, mas não Te importes, Senhor, não Te importes com este barro que não vale nada. Parte-o, esfrangalha-o nas Tuas mãos amorosas e, estou certo, daí sairá algo que se possa - que Tu possas - aproveitar. Não dês importância à minha prosápia, à minha vaidade, ao meu desejo incontido de protagonismo e evidência. Não sei nada, não posso nada, não tenho nada, não valho nada, não sou absolutamente nada.

Lembrar-me:
Filiação divina.

Ser Teu filho Senhor! De tal modo desejo que esta realidade tome posse de mim, que me entrego totalmente nas Tuas mãos amorosas de Pai misericordioso, e embora não saiba bem para que me queres, para que queres como filho a alguém como eu, entrego-me confiante que me conheces profundamente, com todos os meus defeitos e pequenas virtudes e é assim, e não de outro modo, que me queres ao pé de Ti. Não me afastes, Senhor. Eu sei que Tu não me afastarás nunca. Peço-Te que não permitas que alguma vez, nem por breves instantes, seja eu a afastar-me de Ti.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?





Evangelho e comentário


TEMPO COMUM



Evangelho: Mc 2, 1-12

1 Dias depois, tendo Jesus voltado a Cafarnaúm, ouviu-se dizer que estava em casa. 2 Juntou-se tanta gente que nem mesmo à volta da porta havia lugar, e anunciava-lhes a Palavra. 3 Vieram, então, trazer-lhe um paralítico, transportado por quatro homens. 4 Como não podiam aproximar-se por causa da multidão, descobriram o tecto no sítio onde Ele estava, fizeram uma abertura e desceram o catre em que jazia o paralítico. 5 Vendo Jesus a fé daqueles homens, disse ao paralítico: «Filho, os teus pecados estão perdoados.» 6 Ora estavam lá sentados alguns doutores da Lei que discorriam em seus corações: 7 «Porque fala este assim? Blasfema! Quem pode perdoar pecados senão Deus?» 8 Jesus percebeu logo, em seu íntimo, que eles assim discorriam; e disse-lhes: «Porque discorreis assim em vossos corações? 9 Que é mais fácil? Dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega no teu catre e anda’? 10 Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar os pecados, 11 Eu te ordeno - disse ao paralítico: levanta-te, pega no teu catre e vai para tua casa.» 12 Ele levantou-se e, pegando logo no catre, saiu à vista de todos, de modo que todos se maravilhavam e glorificavam a Deus, dizendo: «Nunca vimos coisa assim!»

Comentário:

O evangelista refere expressamente que entre a assistência estavam Escribas e Doutores da lei.
Isto confirma o que sabemos: Jesus atrai como um íman todas as pessoas sejam quem forem.
Talvez que muitos sejam levados pela curiosidade ou por sentido crítico, e, naturalmente, o Senhor, que sabe tudo, também sabe quem são estes. Mas isso não Lhe importa e faz e diz o que tem por missão dizer e fazer porque veio a este mundo por todos os homens.
Talvez, até, acabe por ser conveniente a presença desta gente porque, mesmo não sendo essa a sua intenção, os seus reparos ou críticas acabam por dar ensejo a Jesus de ensinar, corrigir, esclarecer, revelando a sua divindade.

(AMA, comentário sobre Mc 2, 1-12, 12.01.2018)

Doutrina – 468


CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
Compêndio


PRIMEIRA SECÇÃO
A ECONOMIA SACRAMENTAL


CAPÍTULO SEGUNDO

A CELEBRAÇÃO SACRAMENTAL DO MISTÉRIO PASCAL


DIVERSIDADE LITÚRGICA E UNIDADE DO MISTÉRIO

Pergunta:

248. Qual é o critério, que assegura a unidade na diversidade?


Resposta:


É a fidelidade à Tradição Apostólica, isto é, à comunhão na fé e nos sacramentos recebidos dos Apóstolos, comunhão que é significada e garantida pela sucessão apostólica. A Igreja é católica: pode, portanto, integrar na sua unidade todas as verdadeiras riquezas das culturas.

Leitura espiritual


O Papa um escândalo e um mistério

Pergunta:

Santidade, com a minha primeira pergunta desejava voltar aos começos; e desculpar-me-á, pois, se é mais longa que as seguintes.

Estou ante um homem vestido de banco, com uma cruz sobre o peito. Não quero deixar de assinalar que este homem ao qual chamam Papa («Pai»,  em grego) é em si mesmo um mistério, um sinal de contradição, e inclusive uma provocação, um “escândalo” segundo o que para muitos é o sentido comum.

Efectivamente, ante um Papa há que escolher. O que é Cabeça da Igreja católica é definido pela fé “Vigário de Cristo”. É considerado como o homem que na terra representa o Filho de Deus, o que faz “as vezes” da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Isto é o que afirma qualquer Papa de si mesmo. Isto é o que crêem os católicos.

Todavia, e segundo muitos outros, esta pretensão é absurda; para eles o Papa não é representante de Deus mas testemunha supervivente de uns antigos mitos e lendas que o homem de hoje não pode aceitar.

Portanto, perante Vós é necessário – dizendo ao modo de Pascal –apostar: Ou bem que Vós sois o testemunho vivo do Criador do Universo, ou antes o protagonista mais ilustre de uma história milenária.

Se me permite, Perguntar-Lhe-ia: Nunca duvidou, no meio da sua certeza, de tal vínculo com Jesus Cristo e portanto, com Deus? Nunca se lhe colocaram perguntas e problemas acerca da verdade desse Credo que se recita na Missa e que proclama uma fé inaudita, de que o Senhor é o garante mais autorizado?

Resposta:

Quereria começar com a explicação d palavras e dos conceitos. A sua pergunta está, por um lado, penetrada de uma fé viva e, por outro, de uma certa inquietude. Devo assinalar isto já desde o início e, ao fazê-lo, devo referir-me à exortação que ressoou no início do meu ministério na Sede de Pedro: ‘Não tenhais medo!’
(…)
Não são palavras ditas por mim, estão profundamente enraizadas no Evangelho; são, simplesmente as Palavras do próprio Cristo.
De que não devemos ter medo? Não devemos temer a verdade de nós próprios. Pedro teve consciência disso, um dia, com especial viveza, e disse a Jesus: «Afasta-te de mim, Senhor, que sou um homem pecador»! [i]

(…)

Assim que, ante a sua primeira pergunta, desejo referir-me às palavras de Cristo e, ao mesmo tempo, às minhas primeiras palavras na Praça de São Pedro. Portanto, “não há que ter medo ”quando a gente te chama Vigário de Cristo, quando te dizem Santo Padreou Sua Santidade ou empregam outras expressões semelhantes a estas, que, inclusive, parecem contrárias ao Evangelho, porque O próprio Cristo afirmou: «a ninguém chameis Pai (…) porque só um é vosso Pai, O do Céu. Tampouco vos façais chamar mestres, porque um só é o vosso Mestre: Cristo» [ii]

(…)

Assim pois, Pedro não teve medo de Deus que Se tinha feito homem. Ao contrário, sentiu medo ante o Filho de Deus como homem; não conseguia aceitar que fosse flagelado e coroado de espinhos e por fim crucificado. Pedro não o podia aceitar. Dava-lhe medo. E por isso Cristo reprendeu-o severamente. Todavia, não o rejeitou.

(…)

Esta Igreja confessa: «Tu és Criso, o Filho de Deus vivo». Isto confessa a Igreja através dos séculos juntamente com todos os que partilham a sua fé. Juntamente com todos aqueles a quem o Pai revelou ao Filho no Espírito Santo, assim como aqueles a quem o Filho no Espírito Santo revelou ao Pai.» [iii]

Esta revelação é definitiva, só se a pode aceitar ou rejeitar. Pode-se aceitá-la confessando a Deus, Pai Omnipotente, Criador do céu e da terra, e a Jesus Cristo, o Filho, da mesma substância que o Pai e o Espírito Santo, que é o Senhor e dá a vida.

Ou também se pode rejeitar todo o isto e escrever em maiúsculas: «Deus não tem um Filho»; «Jesus Cristo, é somente um dos profetas, ainda que não o último; é somente um homem.»

Pode alguém surpreender-se com tais posturas quando sabemos que o próprio Pedro teve dificuldades a este respeito?

Ele acreditava no Filho de Deus, mas não conseguia aceitar que este Filho de Deus, como homem, pudesse ser flagelado, coroado de espinhos, e que depois tivesse de morrer na cruz.

Na Igreja – edificada sobre a rocha que é Cristo – Pedro, os Apóstolos e os seus sucessores são testemunhas de Deus crucificado e ressuscitado em Cristo.


Desse modo, são testemunhas da vida que é mais forte que a morte.

São testemunhas de Deus que dá a vida porque é Amor [iv].
São testemunhas porque viram, ouviram e tocado com as mãos, com os olhos e os ouvidos de Pedro, e João e de tantos outros.

Mas Cristo disse a Tomé:

«Bem aventurados os que, ainda que sem terem visto, acreditaram» [v]

(Excertos da entrevista de Vittorio Messori a São João Paulo II, CRUZANDO EL UMBRAL DE LA ESPERANZA, Outubro de 1994)

(Tradução do castelhano por AMA)


[i] Lc 5, 8
[ii] Mt 23, 9-10
[iii] Cfr. Mt 11, 25-27
[iv] Cfr.  Jo 4,8
[v] Jo 20,029