18/01/2019

Formação humana e cristã – 124


Exame


O exame pessoal é fundamental para "centrar-me" na realidade da vi­da diária.

Talvez me seja difícil fazer um exame detalhado – só assim interessa fazê-lo - porque quer a memória quer a imaginação poderão distrair-me do objectivo.

Proponho-me então ir fazendo ao longo do dia pequenos exames dos meus actos, pensamentos e desejos, as oportunidades não aproveitadas, o excessivo centrar-me em mim próprio... isto é, reagir examinando-me em todas as situações que vão ocorrendo.

Desta forma posso atingir dois objectivos sendo o primeiro a correcção imediata do que não estiver bem com o devido propósito de emenda e reconvenção, e a segunda chegar ao fim do dia "aliviado" e pronto para me entregar ao Senhor enquanto durmo.

Vou de forma particular, prestar atenção mais cuidado nos seguintes aspectos:

(cont)
AMA, reflexões

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.