11/02/2012

Leitura Espiritual para 11 Fev 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.



Para ver texto completo para hoje, clicar abaixo

Evangelho do dia e comentário

 Nossa Senhora de Lourdes












T. Comum – V Semana



Evangelho: Mc 8, 1-10 –

1 Naqueles dias, havendo novamente grande multidão e não tendo de comer, chamando os discípulos disse-lhes: 2 «Tenho compaixão deste povo, porque há já três dias que não se afastam de Mim e não têm que comer. 3 Se os despedir em jejum para as suas casas desfalecerão no caminho, e alguns deles vieram de longe». 4 Os discípulos responderam-Lhe: «Como poderá alguém saciá-los de pão aqui num deserto?». 5 Jesus perguntou: «Quantos pães tendes?». Responderam: «Sete». 6 Então ordenou ao povo que se sentasse no chão. Depois, tomando os sete pães, deu graças, partiu-os e dava-os a Seus discípulo s para que os distribuíssem; e eles os distribuíram pelo povo. 7 Tinham também alguns peixinhos. Ele os abençoou e mandou que fossem distribuidos.8 Comeram, ficaram saciados e dos pedaços que sobejaram recolheram sete cestos. 9 Ora os que comeram eram cerca de quatro mil. Em seguida Jesus despediu-os.10 Entrando logo na barca com os discípulos, passou ao território de Dalmanuta.

Comentário:

Quando se segue Jesus tendo como única preocupação escutá-lo, estar o mais próximo possível dele, podemos contar, sempre, com que, Ele, nunca nos deixará mal, terá sempre essa atitude solícita para connosco, não deixando de prover às nossas necessidades mais concretas.
O importante, de facto, é que não nos falte Cristo… o resto já não tem assim tanta importância.
Se não tivermos hoje alimento para o corpo, não acontecerá grande mal, mas se Jesus se ausentar da nossa alma por um momento que seja, será grande o prejuízo.

(ama, comentário sobre Mc 8, 1-10, 2011.02.12)

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus

Não percebes? Não entendes?
Não faz mal.
Guarda no teu coração,
como fez Maria.




jma

Fenómenos sobrenaturais 3

Fenómenos de ordem cognoscitiva
As locuções.

São comunicações que Deus faz. 

Podem ser percebidas pelos sentidos externos (o ouvido) ou interiormente. 


É comum que visões e locuções se dêem ao mesmo tempo, mas não necessariamente. 


O beato Francisco Marto via mas não podia ouvir a Virgem em Fátima.

DIANA R. GARCIA B., trad AMA.

A dignidade humana 3

Conta, Peso e Medida
Deus fez-se de facto homem: a Segunda pessoa da Santíssima Trindade tomou a natureza humana.


Deus ama-nos.


A graça outorga ao homem a dignidade especial de filho de Deus. Daí que um pecado mortal é o que mais dano causa ao homem e à sua dignidade pois faz perder o dom da graça e a filiação divina.

Ideasrapidas, trad AMA

Servir Nosso Senhor e os homens

Textos de São Josemaria Escrivá

Qualquer actividade – quer seja ou não humanamente muito importante – tem de converter-se para ti num meio de servir Nosso Senhor e os homens: aí está a verdadeira dimensão da sua importância. (Forja, 684)

Não me afasto da mais rigorosa verdade se vos digo que Jesus continua agora a buscar pousada no nosso coração. Temos de Lhe pedir perdão pela nossa cegueira pessoal, pela nossa ingratidão. Temos de Lhe pedir a graça de nunca mais Lhe fechar a porta das nossas almas.
O Senhor não nos oculta que a obediência rendida à vontade de Deus exige renúncia e entrega porque o amor não pede direitos: quer servir. Ele percorreu primeiro o caminho. Jesus, como obedecestes Tu? Usque ad mortem, mortem autem crucis, até à morte e morte de Cruz. É preciso sair de nós mesmos, complicar a vida, perdê-la por amor de Deus e das almas... Tu querias viver e que nada te acontecesse; mas Deus quis outra coisa... Existem duas vontades: a tua vontade deve ser corrigida para se identificar com a vontade de Deus, e não torcida a de Deus para se acomodar à tua.
Com alegria, tenho visto muitas almas que jogaram a vida – como Tu, Senhor, "usque ad mortem"! – para cumprir o que a vontade de Deus lhes pedia, dedicando os seus esforços e o seu trabalho profissional ao serviço da Igreja, pelo bem de todos os homens.
Aprendamos a obedecer, aprendamos a servir. Não há maior fidalguia do que entregar-se voluntariamente ao serviço dos outros. Quando sentimos o orgulho que referve dentro de nós, a soberba que nos leva a pensar que somos super-homens, é o momento de dizer que não, de dizer que o nosso único triunfo há-de ser o da humildade. Assim nos identificaremos com Cristo na Cruz, não aborrecidos ou inquietos, nem com mau humor, mas alegres, porque essa alegria, o esquecimento de nós mesmos, é a melhor prova de amor. (Cristo que passa, 19)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Tu es Petrus

Giovanni Pierluigi da Palestrina - Tu es Petrus


selecção ALS

Tratado sobre a Obra dos Seis Dias 14

Questão 45: Do modo da emanação das coisas, do primeiro princípio.

Art. 5 – Se só Deus pode criar.

(Infra. q. 65, a. 3; 90, a. 3; II Sent., dist. I, q. 1, a. 3; IV, dist. V, q. 1, a. q.ª 3; II Cont. Gent., cap. XX, XXI, De Verit., q. 5, a. 9, De Pot., q. 3, a. 4; Quodl., III, q. 3, a. 1; Compend. Theol., cap. LXX; Opusc. XV, De Angelis, cap. X; XXXVII, De Quatuor Opposit., cap. VI).

O quinto discute-se assim. – Parece que nem só Deus pode criar.

1. – Pois, segundo o Filósofo, perfeito é o que pode fazer algo de semelhante a si [1]. Ora, as criaturas imateriais são mais perfeitas que as materiais; e estas últimas fazem outras seme­lhantes a si, pois o fogo gera o fogo e o homem, o homem. Logo, a substância imaterial pode fazer outra semelhante a si; mas não o pode fazer senão por criação, porque não tem matéria com que faça. Portanto, alguma criatura pode criar.

2. Demais. – Quanto maior é a resistência por parte da coisa feita, tanto maior virtude se requer no que faz. Ora, mais resiste o contrário do que o nada. Logo, maior virtude há em fazer alguma coisa de um contrário – o que todavia a criatura faz – do que fazer alguma coisa do nada. Portanto, com maioria de razão, a criatura pode fazer tal.

3. Demais. – A virtude de quem faz se considera segundo a medida do que é feito. Ora, o ser criado é finito, como já se provou quando se tratou da infinidade de Deus [2]. Logo, para produzir por criação algo criado, não se requer mais que uma virtude finita. Mas ter uma vir­tude finita não é contra a natureza da criatura. Logo, não é impossível a criatura criar.

Mas, em contrário, diz Agostinho [3] que nem os bons nem os maus anjos podem ser criadores de nada. Portanto, muito menos as outras criaturas.


Para ver a solução clicar: