07/08/2012

Leitura espiritual para 07 Ago 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Riso de Deus




Compreensão

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a

Como é difícil viver
quando se não è compreendido
senão nos próprios limites
em que nos querem ver.

Embora saiba que às vezes
quase sempre aliás, não sei porquê,
não digam nem a verdade
ou aquilo que realmente sentem,
o que è certo, è que bem intencionados
e procurando fazer-me bem,
afinal, sofrendo, só me mentem
e fazem-me sofrer também.

Lisboa, 57

Aquactic dance

Vangellis


Evangelho do dia e comentário







T. Comum – XVIII Semana



Evangelho: Mt 14, 22-36

22 Imediatamente jesus obrigou os seus discípulos a subir para a barca e a passarem antes d'ele à outra margem do lago, enquanto despedia a multidão. 23 Despedida esta, subiu a um monte para orar a sós. quando chegou a noite, achava-se ali só. 24 Entretanto a barca no meio do mar era batida pelas ondas, porque o vento era contrário. 25 Ora, na quarta vigília da noite, jesus foi ter com eles, andando sobre o mar. 26 os discípulos, quando o viram andar sobre o mar, assustaram-se e disseram: «é um fantasma». E, com medo, começaram a gritar. 27 Mas jesus falou-lhes imediatamente dizendo: «tende confiança: sou eu, não temais». 28 Pedro, tomando a palavra, disse: «senhor, se és tu, manda-me ir até onde estás por sobre as águas». 29 ele disse: «vem!». Descendo pedro da barca, caminhava sobre as águas para ir ter com jesus. 30 Vendo, porém, que o vento era forte, teve medo e, começando a afundar-se, gritou, dizendo: «senhor salva-me!». 31 Imediatamente jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: «homem de pouca fé, porque duvidaste?». 32 Depois que subiram para a barca, o vento cessou. 33 Os que estavam na barca prostraram-se diante d'ele, dizendo: «verdadeiramente tu és o filho de deus». 34 Tendo atravessado o lago, foram para a terra de Genesaré. 35 Tendo-o reconhecido o povo daquele lugar, mandaram prevenir toda aquela região, e apresentaram-lhe todos os doentes. 36 estes rogavam-lhe que os deixasse tocar, ao menos, a orla do seu vestido. e todos os que a tocaram ficaram curados.

Comentário:

«Tende confiança: sou eu, não temais».
Sim...é ele...o senhor jesus!
Parece que, de certa forma quer divertir-se um pouco à custa dos discípulos, aparecer-lhes assim, caminhando sobre a água, como um fantasma.

E porque não?

Jesus deveria ser uma pessoa bem-disposta, alegre, sabia de sobejo que aparecendo caminhando sobre o mar haveria de causar espanto, medo, talvez, incredulidade.

Então porque o terá feito?

Talvez porque algo assim tão espantoso ficaria para sempre na memória dos discípulos e, ao lembrarem-se do episódio, associariam sempre a constatação do seu poder como filho de deus, como a segunda pessoa da santíssima trindade.

(ama, comentário sobre Mt 14, 22-23, 2011.08.07)

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 208


À procura de Deus


Louvar a Deus na tristeza e na alegria
é confiar na sua vontade para a nossa vida.

Dilata o teu coração

© Gabinete de Informação 
do Opus Dei na Internet
Textos de S. Josemaria Escrivá

Não tenhas espírito provinciano. – Dilata o teu coração, até que seja universal, "católico". Não voes como ave de capoeira, quando podes subir como as águias. (Caminho, 7)

Em certa ocasião, vi uma águia encerrada numa jaula de ferro. Estava suja e meia depenada. Tinha entre as garras um pedaço de carne podre. Pensei então no que seria de mim se abandonasse a vocação recebida de Deus. Tive pena daquele animal solitário, enjaulado, que tinha nascido para subir muito alto e olhar de frente o Sol. Podemos ascender até às humildes alturas do amor de Deus, do serviço a todos os homens. Para isso, porém, é preciso que não haja na alma recantos escondidos, onde não possa entrar o sol de Jesus Cristo. Temos de deitar fora todas as preocupações que nos afastem d'Ele; e assim terás Cristo na tua inteligência, Cristo nos teus lábios, Cristo no teu coração, Cristo nas tuas obras. Toda a vida – o coração e as obras, a inteligência e as palavras – cheia de Deus. (...)

Invoca comigo Nossa Senhora, e imagina como passaria Ela aqueles meses à espera do Filho que havia de nascer. E Nossa Senhora, Santa Maria, fará com que sejas alter Christus, ipse Christus, outro Cristo, o próprio Cristo. (Cristo que passa, 11)

Tratado sobre o homem 35

Questão 79: Das potências intelectivas.