15/09/2010

Comportamentos e virtudes dos homens

Texto que poderá ser lido com calma, pois se por exemplo terminar a leitura na página 3 quando reabrir o 'browser' ele perguntar-lhe-á se deseja ir directamente para essa página numa barra a preto no topo da apresentação.

 Quarta 15 Set

Evangelho: Lc 2, 33-35

33 O Seu pai e a Sua mãe estavam admirados das coisas que d'Ele se diziam. 34 Simeão abençoou-os e disse a Maria, Sua mãe: «Eis que este Menino está posto para ruína e ressurreição de muitos em Israel e para ser sinal de contradição. 35 E uma espada trespassará a tua alma. Assim se descobrirão os pensamentos escondidos nos corações de muitos»

Meditação:

Desde o início da vida do seu Filho, Nossa Senhora é constantemente posta à prova. Parece que nada de bom virá da parte de Deus Pai, ou, melhor, não poupará em nada a que escolheu para Mãe do Seu Filho Jesus.
Está ali, bem patente, o papel fulcral que Jesus vem desempenhar no mundo: ser sinal de contradição.
A humanidade não voltará a ser a mesma, uma parte há-de rejeitá-lo, outra aceitá-lo-á como guia e Mestre outra, ainda, permanecerá indiferente.
E, a Mãe, a jovem Mãe, olha para aquele Menino, inerme e indefeso nos seus braços e não pode deixar de pensar que, chegará o momento em que já não O poderá proteger e que, os seus dias de protectora e guia, irão acabar.
Não sabe ainda que herdará uma multidão incontável de filhos e filhas que se acolherão, sempre, à sua protecção e ao seu amparo. 

(ama, meditação sobre Lc 2, 32-15, 2010.07.27)

Tema: Igreja e Sociedade 3

A Igreja tomando parte nas melhores aspirações dos homens e sofrendo ao não os ver satisfeitos, desejar ajudá-los a conseguir o seu pleno desenvolvimento isto precisamente porque ela lhes propõe o que ela possui como próprio: uma visão global do homem e da humanidade. (Paulo VI, Encíclica Populorum Progressio, nr. 13, 1967.03.26)

Doutrina: CCIC – 401: Em que consiste a dimensão social do homem?
                   CIC – 1877-1880; 1890-1891

Juntamente com o chamamento pessoal à bem-aventurança, o homem tem a dimensão social como componente essencial da sua natureza e da sua vocação. De facto, todos os homens são chamados ao mesmo fim, que é o próprio Deus; existe uma certa semelhança entre a comunhão das Pessoas divinas e a fraternidade que os homens devem instaurar entre si na verdade e na caridade; o amor ao próximo é inseparável do amor a Deus.

Festa: Nossa Senhora Das Dores

                                                                                                                       Nota Histórica 
     Presente junto da Cruz, Maria vive e sente os sofrimentos de Seu filho. Por isso a    liturgia lhe dedica hoje especial atenção, depois de ter celebrado ontem a Exaltação da Santa Cruz. As dores da Virgem, unidas aos sofrimentos de Cristo foram redentoras, indicando-nos o caminho da nossa dor. (snl)

Efeitos da tristeza - 2010.09.15

EFEITOS DA TRISTEZA


A má tristeza perturba a alma, lança-a na inquietação, dá origem a receios desregrados, faz perder o gosto da oração, entorpece e acabrunha o cérebro, priva a alma de conselho, de resolução, de juízo e de coragem e abala as forças.

(S. Francisco de Sales, Introdução à Vida Devota, Cap. XII)