23/12/2020

LEITURA ESPIRITUAL Dez 23

 

Evangelho

 

Mt XIV, 1 – 21

 

Martírio de João Baptista

 

1 Por aquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos de Herodes, o tetrarca, 2 e ele disse aos seus cortesãos: «Esse homem é João Baptista! Ressuscitou dos mortos e, por isso, se manifestam nele tais poderes miraculosos.» 3 De facto, Herodes tinha prendido João, algemara-o e metera-o na prisão, por causa de Herodíade, mulher de seu irmão Filipe. 4 Porque João dizia-lhe: «Não te é lícito possuí-la.» 5 Quisera mesmo dar-lhe a morte, mas teve medo do povo, que o considerava um profeta. 6 Ora, quando Herodes festejou o seu aniversário, a filha de Herodíade dançou perante os convidados e agradou a Herodes, 7 pelo que ele se comprometeu, sob juramento, a dar-lhe o que ela lhe pedisse. 8 Induzida pela mãe, respondeu: «Dá-me, aqui num prato, a cabeça de João Baptista.» 9 O rei ficou triste, mas, devido ao juramento e aos convidados, ordenou que lha trouxessem 10 e mandou decapitar João Baptista na prisão. 11 Trouxeram, num prato, a cabeça de João e deram-na à jovem, que a levou à sua mãe. 12 Os discípulos de João vieram buscar o corpo e sepultaram-no; depois, foram dar a notícia a Jesus. 13 Tendo ouvido isto, Jesus retirou-se dali sozinho num barco, para um lugar deserto; mas o povo, quando soube, seguiu o a pé, desde as cidades. 14 - Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e, cheio de misericórdia para com ela, curou os seus enfermos. 15 Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se dele e disseram-lhe: «Este sítio é deserto e a hora já vai avançada. Manda embora a multidão, para que possa ir às aldeias comprar alimento.» 16 Mas Jesus disse-lhes: «Não é preciso que eles vão; dai-lhes vós mesmos de comer.» 17 Responderam: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.» 18 «Trazei-mos cá» - disse Ele. 19 E, depois de ordenar à multidão que se sentasse na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu e pronunciou a bênção; partiu, depois, os pães e deu-os aos discípulos, e estes distribuíram-nos pela multidão. 20 Todos comeram e ficaram saciados; e, com o que sobejou, encheram doze cestos. 21 Ora, os que comeram eram uns cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

 


 


É fácil fazer juízos sobre os outros.

Parece que faz parte da nossa natureza humana esta tendência para analisar, avaliar aquele com quem nos deparamos.

  A visão dá-nos, quase de imediato, uma série de informações que se relacionam com a estrutura, o aspecto, a apresentação. Instantaneamente, processamos a informação estabelecendo comparações  com imagens “padrão”  que guardamos no subconsciente. Segue-se, quase sempre, a avaliação.

  Tudo isto, porquê? Com  que finalidade?

  Bom, poder-se-ia dizer que é um processo automático e que, a finalidade é a tomada de decisão: gosto, não gosto, é-me indiferente.

Os processos automáticos revelam uma vontade fraca que não comanda o pensamento, a emoção ou as respostas aos estímulos externos.

  O Sacerdote e Levita da parábola do Samaritano [1] deviam ter este defeito.

O de Samaria, ao invés, é um homem sem preconceitos, reage ao estímulo da solidariedade que lhe provoca o homem prostrado na vera do caminho, ferido e maltratado por bandidos.

É um ser solidário que caminha na vida considerando os outros - todos - seus iguais, dignos da sua atenção e do seu crédito. 

Poderá ser tripudiado na sua boa-fé, terá desilusões, facilmente convencido, levado a fazer o que não deseja?

  Nada mais falso; esta pessoa nunca é enganada porque o que faz pelos outros é sem pensar num possível retorno.

Jamais fará  o que for contra a sua vontade porque sabe muito bem o que lhe convém  querer e, muito menos, arrastado por outros porque sabe o seu caminho.

  Os outros… não!

  Passam pela vida sempre sozinhos porque gastam o tempo sempre a avaliar, a julgar e, enquanto o fazem, a oportunidade perde-se e, muito provavelmente, não voltará a repetir-se.

  Estes ficam sós. O outro, terá, sempre, muitos amigos que nunca o abandonarão.

  Na nossa vida corrente, de todos os dias, encontra-mos, a cada passo, estas duas figuras humanas, E, o interessante é que não poucas vezes assumimos nós próprios ambas as características quase sem darmos por isso.

  Quando lemos, ou escutamos, uma notícia sobre alguém tentamos ler nas entrelinhas de quem escreve ou detectar no acento do locutor, algo mais do que lemos ou ouvimos.

Esse algo mais é o nosso julgamento, a apreciação que fazemos da pessoa visada na notícia.

Se se trata de alguém que conduz uma obra meritória de solidariedade social, por exemplo, ou praticou um acto de relevante auxílio a outrem sentimo-nos como que fazendo parte, também, desse mesmo assunto e, aliás, consideramos como é que nós procederíamos em iguais circunstâncias. Normalmente, chegamos à conclusão apressada que teríamos feito mais e muito melhor.

  Se o enfoque da notícia cai sobre algo reprovável, talvez, até, de muito reprovável, aceitamos muito rapidamente que o visado é de facto uma má pessoa, pouco recomendável e, provavelmente, fez muito pior do que se relata.

 

(AMA, Migalhas para o caminho, ISBN 978-989-20.4856-7)

 

 



[1] Cfr. Lc 10, 30

Pequena agenda do cristão

 


Quarta-Feira

Pequena agenda do cristão

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)






Propósito:

Simplicidade e modéstia.


Senhor, ajuda-me a ser simples, a despir-me da minha “importância”, a ser contido no meu comportamento e nos meus desejos, deixando-me de quimeras e sonhos de grandeza e proeminência.


Lembrar-me:
Do meu Anjo da Guarda.


Senhor, ajuda-me a lembrar-me do meu Anjo da Guarda, que eu não despreze companhia tão excelente. Ele está sempre a meu lado, vela por mim, alegra-se com as minhas alegrias e entristece-se com as minhas faltas.

Anjo da minha Guarda, perdoa-me a falta de correspondência ao teu interesse e protecção, a tua disponibilidade permanente. Perdoa-me ser tão mesquinho na retribuição de tantos favores recebidos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?



Natal

 


*Estamos no Natal. Acodem-nos à memória os diversos factos e circunstâncias que rodearam o nascimento do Filho de Deus e o olhar detém-se na gruta de Belém, no lar de Nazaré. Maria, José, Jesus Menino ocupam de modo muito especial o centro do nosso coração. Que diz, que nos ensina a vida, simples e admirável ao mesmo tempo, dessa Sagrada Família?

 

Entre as muitas considerações que poderíamos fazer, agora quero escolher sobretudo uma., Como refere a Escritura, o nascimento de Jesus significa o início da plenitude dos tempos, o momento escolhido por Deus para manifestar plenamente o seu amor aos homens, entregando-nos o seu próprio Filho. Essa vontade divina realiza-se no meio das circunstâncias mais normais e correntes: uma mulher que dá à luz, uma família, uma casa. A omnipotência divina, o esplendor de Deus passam através das coisas humanas, unem-se às coisas humanas. Desde esse momento, nós, os cristãos, sabemos que, com a graça do Senhor, podemos e devemos santificar todas as realidades sãs da nossa vida. Não há situação terrena, por mais pequena e vulgar que pareça, que não possa ser a ocasião de um encontro com Cristo e uma etapa da nossa caminhada para o Reino dos Céus.

Por isso, não é de estranhar que a Igreja se alegre, que rejubile, contemplando a modesta morada de Jesus, Maria e José. (Cristo que passa, 22)