14/10/2022

Publicações em Outubro 14

 

 


 

 

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

 

Santíssima Virgem - Santo Rosário - Mistérios do Evangelho

 

 

 

Escolha do Colégio apostólico ou dos Doze

 

 

 

 

Impressiona a simplicidade de algo tão transcendente como é o chamamento dos quatro primeiros Apóstolos. Não há um discurso, uma explicação o traçar de um plano de acção. O Senhor, que sabe tudo, sabia que a resposta seria pronta, imediata, completa total.

Há com certeza algum conhecimento prévio da pessoa de Jesus, os quatro irmãos deveriam ter falado disso com detalhe, mas, não obstante, estariam longe de supor que este convite inopinado lhes seria feito.

As pessoas simples, de espírito aberto e coração puro, abraçam sem titubear os convites que reconhecem instantaneamente como sendo algo radical que mudará as suas vidas para sempre porque, também de imediato, reconhecem em Quem os convida, uma autoridade e grandeza a que não podem resistir. Não “jogam, portanto, no escuro”, mas com a certeza e confiança que estão fazendo o que de facto lhes convém.

Com certeza que conhecem bem a Santíssima Virgem já que sabemos que eram visitas frequentes da casa de Nazareth.

O acolhimento que a Senhora lhes terá prestado deve ser sido decisivo para a escolha de Jesus.

Depois seguir-se-ão mais “convites”, mais “escolhas” até completar o que poderíamos chamar: os Doze do Colégio Apostólico.

Doze!

Porquê doze?

Não eram doze as Tribos de Israel?

Pois Jesus Cristo tem uma intenção que revelará mais tarde:

"Sentar-vos eis em doze tronos para julgar as Doze Tribos de Israel".

Mas, atrevo-me aperguntar: Não deveria ter escolhido gente competente, ilustrada, culta que desse melhores "garantias" de sucesso na missão?

Seria, talvez, o meu critério mas, os "critérios" de Jesus, sendo humanos são, também, divinos e são estes que prevalecem.

E, como não podia deixar de ser, a escolha é acertadissima. 

A humanidade inteira deve a Pedro e aos outros seus companheiros, saber quem é Jesus e, sabendo-o, ter a oportunidade através dos Evangelhos, de chegar a conhecê-Lo intimamente.

Conhecer Jesus Cristo é conhecer Deus Uno e Trino, Criador e Senhor de toda a criação.

Sem estes homens, simples, um pouco rudes, cheios de defeitos e debilidades mas sentindo um amor incomensurável pelo Mestre por Quem a maior parte deu a própria vida, eu não teria essa ventura derceber tal testemunho.

Como são pessoas comuns como eu, poderei tentar imitá-los em tudo mas, sobretudo, nesse Amor com A grande por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Um dos títulos da Santíssima Virgem é: RAINHA DOS APÓSTOLOS!

Estes Doze têm assim bem expressa uma linhagem de primeira grandeza, ter como Rainha a própria Mãe de Deus.

Os simples pescadores da Galileia alcançam assim um primeiríssimo lugar na extraordinária história da salvação humana.

Foram eles os primeiros a levar aos quatro cantos do mundo o conhecimento da Pessoa de Jesus Cristo e a pregar a Fé Nele como único meio de redenção.

Quantas vezes, depois da Ascensão de Jesus ao Céu, não deveriam ir visitar a Santíssima Virgem para encontrar a paz, serenidade e confiança que tanto precisavam para bem desempenhar a missão que tinham recebido do Salvador.

Com as suas  palavras carinhosas de Mãe e a sua sabedoria de Rainha haveria de dizer-lhes quanto precisavam para ganhar força, ânimo, coragem que, talvez, por vezes sentiam enfraquecer.

Mãe! Ajuda-me a fazer em tudo o que o Teu Divino Filho quer que faça, “nunc” agora sem esperar por um outro momento que  possa pensar ser mais favorável.