11/11/2010

Bom Dia! 43



O egoísmo humano vai ao ponto – infelizmente muito comum e frequente – de abandonar como objectos inúteis e embaraçosos os próprios familiares.


Em qualquer hospital se poderá constatar que em determinadas alturas do ano, pessoas idosas ou doentes são abandonadas por tempo indeterminado por pessoas de famíia – por vezes muito próximos – que não querem ter esse fardo durante um tempo em que desejam uma “liberdade” que não se coaduna com os cuidados a prestar a essas pessoas.

A desumanidade patente nestas atitudes, choca qualquer um e pode, na verdade comparar-se, a um crime de graves proporções.

Há os chamados “lares” para idosos que, na sua maior parte não passam de pobres armazéns ou depósitos de pessoas que já não terão tanta utilidade para a sociedade quer seja pelas limitações próprias da idade e das sequelas que normalmente esta traz consigo quer pela incapacidade dos familiares próximos tomarem a seu cargo o dar-lhes uma vida digna no calor e conforto familiares.

43

Textos de Reflexão para 11 de Novembro

 Quinta 11 Nov

Evangelho: Lc 17, 20-25
20 Tendo-Lhe os fariseus perguntado quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: «O reino de Deus não virá ostensivamente. 21 Não se dirá: Ei-lo aqui ou ei-lo acolá. Porque eis que o reino de Deus está no meio de vós». 22 Depois disse aos Seus discípulos: «Virá tempo em que desejareis ver um só dos dias do Filho do Homem e não o vereis. 23 E vos dirão: Ei-lo aqui, ou ei-lo acolá. Não vades, nem os sigais. 24 Porque, assim como o clarão brilhante de um relâmpago ilumina o céu de uma extremidade à outra, assim será o Filho do Homem no Seu dia. 25 Mas primeiro é necessário que Ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.
Comentário:

De facto, ao longo destes dois mil anos da história da humanidade, quantas vezes foi anunciado o fim do mundo? Repetiram-se inúmeras vezes os avisos do Senhor. Os homens, preocupados muitas vezes com esse cataclismo que, imaginam, porá fim à humanidade, esquecem o que realmente temos por certo: a nossa própria morte. Este, sim, é o fim com devemos preocupar-nos, agora, hoje, não deixando para depois, não sabemos quando, os ajustes que, talvez, precisemos fazer na nossa vida. Está em jogo, nada menos, que a nossa vida eterna para a qual fomos criados. 

(ama, comentário sobre Lc 17, 20-25, Julho 2009)

Tema: Novíssimos - Juízo 3

É de inteira justiça que a nossa alma seja julgada após a morte. Sem ele, qual o interesse de nos esforçarmos, por vezes arduamente, em cumprir a Lei de Deus? 

(ama, comentário sobre Juízo 3, 2010.10.20)

Doutrina: CCIC – 556: O que é a oração de louvor?
                   CIC – 2639 – 2643; 2649

O louvor é a forma de oração que mais imediatamente reconhece que Deus é Deus. É completamente desinteressada: canta Deus por Ele ser quem é e glorifica-O porque Ele é.

Festa: São Martinho


Nota Histórica 
Nasceu na Panónia cerca do ano 316, de pais pagãos. Depois de receber o Baptismo e de renunciar à carreira militar, fundou um mosteiro em Ligugé (França), onde levou vida monástica sob a direcção de S. Hilário. Foi depois ordenado sacerdote e, mais tarde, eleito bispo de Tours. Foi modelo insigne de bom pastor; fundou outros mosteiros, dedicou se à formação do clero e à evangelização dos pobres. Morreu no ano 397.

Tema para breve reflexão - 2010.11.11

Pecado Venial

Tem verdadeira dor dos pecados que confessas, por leves que sejam, e faz o propósito firme de emenda daí por diante. Há muitos que perdem grandes bens e muito aproveitamento espiritual porque, confessando-se dos pecados veniais como que por costume e cumprimento, sem pensar em emendar-se, permanecem toda a vida carregados deles.

(S. Francisco de Sales, Introdução à Vida devota, 11, 19)