14/07/2018

NUNC COEPI publicações 14 Julho

Publicações em 14 Julho

Evangelho e comentário


Tempo comum


Evangelho: Mt 10, 24-33

24 «O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do senhor. 25 Basta ao discípulo ser como o mestre e ao servo ser como o senhor. Se ao dono da casa chamaram Belzebu, o que não chamarão eles aos familiares! 26 Não os temais, portanto, pois não há nada encoberto que não venha a ser conhecido. 27 O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia; e o que escutais ao ouvido, proclamai-o sobre os terraços. 28 Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode fazer perecer na Geena o corpo e a alma. 29 Não se vendem dois pássaros por uma pequena moeda? E nem um deles cairá por terra sem o consentimento do vosso Pai! 30 Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados! 31 Não temais, pois valeis mais do que muitos pássaros.» 32 «Todo aquele que se declarar por mim, diante dos homens, também me declararei por ele diante do meu Pai que está no Céu. 33 Mas aquele que me negar diante dos homens, também o hei-de negar diante do meu Pai que está no Céu.

Comentário:

O discurso que Jesus faz aos Seus discípulos tem como objectivo tranquilizá-los quanto ao que lhes pode acontecer ao seguirem os Seus passos e cumprirem o Seu mandato.

Mais… assegura-lhes que não lhes será pedido que façam mais do que Ele próprio – Seu Mestre e Senhor – fez e que nada lhes poderá acontecer que Ele próprio não tenha vivido já.

Compara-os, no fim e ao cabo, a Ele Próprio, com um valor e importância que estão muito acima de qualquer vontade humana e que, Ele, vela e assegura para que o poder do demónio nunca ultrapasse os limites que Deus lhe impõe. Só Deus é o Senhor da vida, unicamente Ele a pode dar ou tomar e o mal que lhes possam fazer nunca irá além do que possam suportar.
Ele É – será sempre – a sua força, amparo e guia.
Não há – portanto – que temer seja o que for.

(AMA, comentário sobre Mt 10, 24-33, 16.04.2018)


Temas para reflectir e meditar

Formação humana e cristã - 1

A importância que tem para o equilíbrio do nosso dia-a-dia o estabelecer um Plano de Vida é enorme.
Poderá surgir o perigo da rotina, mas essa é uma questão a desenvolver oportunamente.
Em rigor, pode argumentar-se, por exemplo, que tanto faz ir à Missa de manhã como de tarde - se a Missa diária faz parte do nosso plano de vida - mas, a prudência aconselha que se faça primeiro o mais importante, não vá um imprevisto impedir a sua concretização

Não convém construir um planeamento exaustivo e detalhado, mas considerar apenas aqueles pontos “chave” que serão como que os marcos principais do nosso dia.
Esses, sim, convém considerar em Horário/Calendário fixo o que nos ajudará a programar o resto do dia.

Evidentemente que só valerá a pena fazer um Horário/Calendário se houver uma verdadeira intenção de o cumprir.
Estar preparado para as “falhas” que inevitavelmente hão-de surgir o que nunca deve constituir um “pesadelo”, mas, sim ocasião de renovar os propósitos

(AMA, reflexões)

Faz o que deves e está no que fazes


Fazei tudo por Amor. – Assim não há coisas pequenas: tudo é grande. – A perseverança nas pequenas coisas, por Amor, é heroísmo. (Caminho, 813)

Queres deveras ser santo? – Cumpre o pequeno dever de cada momento faz o que deves e está no que fazes. (Caminho, 815)

A santidade "grande" consiste em cumprir os "pequenos deveres" de cada instante. (Caminho, 817)

Dizes-me: quando se apresentar a ocasião de fazer algo de grande... então sim! – Então! Pretendes fazer-me crer, e crer tu seriamente, que poderás vencer na Olimpíada sobrenatural, sem a preparação diária, sem treino? (Caminho, 822)

Viste como ergueram aquele edifício de grandeza imponente? – Um tijolo, e outro. Milhares. Mas um a um. – E sacos de cimento, um a um. E blocos de pedra, que pouco representam na mole do conjunto. – E pedaços de ferro. – E operários que trabalham, dia a dia, as mesmas horas... Viste como levantaram aquele edifício de grandeza imponente?... À força de pequenas coisas! (Caminho, 823)

Não tens reparado em que "ninharias" está o amor humano? – Pois também em "ninharias" está o Amor divino. (Caminho, 824)

El reto del amor






Por El Reto Del Amor

Pequena agenda do cristão

SÁBADO



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Honrar a Santíssima Virgem.

A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da Sua serva, de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome. O Seu Amor se estende de geração em geração sobre os que O temem. Manifestou o poder do Seu braço, derrubou os poderosos do seu trono e exaltou os humildes, aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel Seu servo, lembrado da Sua misericórdia, como tinha prometido a Abraão e à sua descendência para sempre.

Lembrar-me:

Santíssima Virgem Mãe de Deus e minha Mãe.

Minha querida Mãe: Hoje queria oferecer-te um presente que te fosse agradável e que, de algum modo, significasse o amor e o carinho que sinto pela tua excelsa pessoa.
Não encontro, pobre de mim, nada mais que isto: O desejo profundo e sincero de me entregar nas tuas mãos de Mãe para que me leves a Teu Divino Filho Jesus. Sim, protegido pelo teu manto protector, guiado pela tua mão providencial, não me desviarei no caminho da salvação.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?