07/07/2012

Leitura espiritual para 7 Jul 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Tratado sobre o homem 4

Questão 75: Da alma em si mesma.

Time to Say Goodbye

Sarah Brightman & Andrea Bocelli 

Time to Say Goodbye 1997

Evangelho do dia e comentário









T. Comum – XIII Semana


Evangelho: Mt 9, 14-17

14 Então foram ter com Ele os discípulos de João e disseram-Lhe: «Qual é a razão por que nós e os fariseus jejuamos e os Teus discípulos não jejuam?». 15 Jesus respondeu-lhes: «Porventura podem estar tristes os companheiros do esposo, enquanto o esposo está com eles? Mas virão dias em que lhes será tirado o esposo e então eles jejuarão. 16 Ninguém deita um remendo de pano novo em vestido velho, porque este remendo levaria consigo uma parte do vestido e ficava pior o rasgão. 17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; doutro modo rebentam os odres, derrama-se o vinho e perdem-se os odres. Mas deita-se o vinho novo em odres novos; e assim ambas as coisas se conservam».

Comentário:

Quem faz perguntas é porque quer saber mas, neste caso, as perguntas que fazem a Jesus não passam de recriminações mal disfarçadas.
Também nós, muitas vezes, perguntamos algo com a intenção reservada de obter a resposta que desejamos ou para criticar e 'denunciar' algo que no nosso entender está mal.
Em vez de perguntar em tom crítico: fizeste isto? Talvez dizer antes: porque fizeste isto?
Se tivermos bem presente que nunca temos o exclusivo da verdade não andaremos pela vida com olhar crítico e depreciativo mas antes, abertos aos outros e, sobretudo, abertos a ouvir e entender as razões que possam ter para o seu procedimento.
(ama, comentário sobre Mt 9, 14-15, 2012.02.24)

Que saibamos abrir a alma

Textos de S. Josemaria

"Tota pulchra es Maria, et macula originalis non est in te!" – És toda formosa, Maria, e em Ti não há mancha original!, canta a liturgia com entusiasmo. Não há n'Ela a menor sombra de duplicidade. Peço diariamente à nossa Mãe que saibamos abrir a alma na direcção espiritual, para que a luz da graça ilumine toda a nossa conduta! Maria obter-nos-á a coragem da sinceridade, para que nos unamos mais à Santíssima Trindade, se assim lho suplicarmos. (Sulco, 339)

  – Não me abandones, meu Senhor: não vês a que abismo sem fundo iria parar este teu pobre filho?

– Minha Mãe: sou também teu filho. (Forja, 314)

Assoma muitas vezes a cabeça ao oratório, para dizeres a Jesus: –... abandono-me nos teus braços.

Deixa a seus pés o que tens: as tuas misérias!

Desta maneira, apesar da turbamulta de coisas que levas dentro de ti, nunca perderás a paz. (Forja, 306)

"Nunc coepi!" – agora começo! É o grito da alma apaixonada que, a cada instante, tanto se foi fiel como se lhe faltou generosidade, renova o seu desejo de servir – de amar! – com inteira lealdade o nosso Deus. (Sulco, 161)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet