22/09/2010

Textos de Reflexão para 22 de Setembro

Evangelho: Lc 9, 1-6

1 Convocados os doze Apóstolos, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demónios, e para curar as doenças.2 Enviou-os a pregar o reino de Deus e a curar os doentes.3 Disse-lhes: «Não leveis nada para o caminho, nem bastão, nem alforge, nem pão, nem dinheiro, nem leveis duas túnicas.4 Em qualquer casa em que entrardes, ficai lá, e não saiais dela até à vossa partida, 5 e se alguém não vos receber, ao sair dessa cidade, sacudi até o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles». 6 Tendo eles partido, andavam de aldeia em aldeia pregando a boa nova, e fazendo curas por toda a parte.
Comentário:

Há aqui um programa apostólico completo e detalhado para os enviados de Cristo.
Fica claro que não se trata de fazer o que cada um julgar, por si, mais conveniente ou adequado mas, sim, seguir as instruções que o próprio Mestre lhes dá.
Enviados de Cristo somos todos os cristãos baptizados, todos temos uma missão apostólica, contudo, para a levar a cabo, devemos seguir a orientação de alguém com capacidade, conhecimentos e autoridade para o fazer. Não há apostolado por iniciativa própria, poderá haver, quando muito, o lançar-se numa missão para a qual talvez não estejamos convenientemente preparados ou instruídos e, o resultado, será um desastre.
Por isso, a direcção espiritual é tão importante, diria, fundamental para levarmos a cabo o mandato de Cristo. Andaremos bem se nos aconselharmos com regularidade com alguém competente para o fazer e que, conhecendo-nos bem porque lhe abrimos o coração, poderá indicar-nos com segurança o que e como fazer. 

(ama, comentário sobre Lc 9, 1-6, 2010.07.29)

Tema: Família 1

A família é a única comunidade na qual todo o homem “é amado por si mesmo”, pelo que é e não pelo que tem. 

(joão Paulo II, Homília na Missa para as Famílias, Madrid 02.11.1982.11.02, trad ama)
Doutrina: CCIC – 407: O que é o bem comum?
                   CIC – 1905-1906; 1924

Por bem comum entende-se o conjunto das condições de vida social que permitem aos grupos e aos indivíduos atingir a sua perfeição

Tema para breve reflexão - 2010.09.22

Força de vontade

Deveria perguntar-me: quando digo que não posso, ou quando, depois de muitas tentativas, desisto e atribuo a desistência à falta de condições pessoais ou a mil obstáculos reais ou imaginários, já pensei nalguma vez que o problema real não está ali, nesses motivos, mas aqui, dentro de mim: na falta de força de vontade?

(Rafael Llano Cifuentes, Fortaleza, Quadrante, pg. 29)