02/04/2020

PANDEMIA


PANDEMIA - 9

Confiança

Amar é, antes de mais confiar.

Sem “cálculos”, avaliações.


O Pai ama o Filho e tudo põe na sua mão. (Jo 3, 35)

Totalmente porque, ou se confia… ou não…

Se desejamos ser amados, temos de ser pessoas verdadeiras.


O AMOR É:
ENTREGA – DOAÇÃO – RESPEITO – PRUDÊNCIA – UNIVERSAL -TOTAL – SACRIFÍCIO – REFLEXO -  OBEDIÊNCIA – CONFIANÇA

Com estes predicados o AMOR não será a solução?

(AMA, 2020)

LEITURA ESPIRITUAL

COMENTANDO OS EVANGELHOS

SÃO MATEUS
Cap II

1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. 2 E perguntaram: «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.» 3 Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes perturbou-se e toda a Jerusalém com ele. 4 E, reunindo todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. 5 Eles responderam: «Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades da Judeia; porque de ti vai sair o Príncipe que há-de apascentar o meu povo de Israel.» 7 Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes informações exactas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido. 8 E, enviando-os a Belém, disse-lhes: «Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do menino; e, depois de o encontrardes, vinde comunicar-mo para eu ir também prestar-lhe homenagem.» 9 Depois de ter ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou. 10 Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; 11 e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. 12 Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho. 13 Depois de partirem, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egipto e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procurará o menino para o matar.» 14 E ele levantou-se de noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egipto, 15 permanecendo ali até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor anunciou pelo profeta: Do Egipto chamei o meu filho. 16 Então Herodes, ao ver que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o seu território, da idade de dois anos para baixo, conforme o tempo que, diligentemente, tinha inquirido dos magos. 17 Cumpriu-se, então, o que o profeta Jeremias dissera: 18 Ouviu-se uma voz em Ramá, uma lamentação e um grande pranto: É Raquel que chora os seus filhos e não quer ser consolada, porque já não existem. 19 Morto Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egipto, 20 e disse-lhe: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino.» 21 Levantando-se, ele tomou o menino e sua mãe e voltou para a terra de Israel. 22 Porém, tendo ouvido dizer que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de Herodes, seu pai, teve medo de ir para lá. Advertido em sonhos, retirou-se para a região da Galileia 23 e foi morar numa cidade chamada Nazaré; assim se cumpriu o que foi anunciado pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.

Comentários:

Logo no início da vinda do Redentor, confirma-se o que, mais tarde, dirá: «Muitos dos últimos serão dos primeiros»
De facto, estes “últimos” serão estes três homens de ciência que vêm de longe, muito longe, confirmar o que o sinal – a Estrela – lhes anunciava: O Nascimento do Rei dos Judeus.
Dos “primeiros”, como Herodes, que estava a escassa distância, não se manifesta nenhuma vontade – bem ao contrário – de confirmar o que os doutores da lei lhe comunicaram.
Compreende-se assim que para ver os “sinais” do Céu, interpretá-los e fazer de acordo é fundamental possuir um coração puro e um espírito disposto a procurar a verdade sem preconceitos nem reservas.
O cristão na sua busca incessante por Cristo o que deve fazer quando perde o “Norte”, o rumo, a direcção? Pois… perguntar a quem, por inerência de cargo o pode informar. A direcção espiritual é, assim, fundamental para não perder esse caminho que leva a Cristo.
Sozinhos corremos sério risco de escolher o que não conduz a Ele e, mesmo que nada nos aconteça de mal, não O encontraremos e, este, é o maior mal que nos pode acontecer.
Quando clamamos: Senhor que eu veja! O que pedimos verdadeiramente é que Ele nos cure de todas as nossas deficiências sobretudo aquelas que Nos impedem de O ver, O ouvir, O entender e, assim, nos impedem também de O seguir.
De uma forma ou outra, todos os homens procuram Cristo.
 “De uma forma ou outra” porque sendo natural que a criatura procure o seu Criador muitos não saibam como o fazer.
O apostolado é isso mesmo: ensinar os outros como procurar e encontrar Jesus Cristo e, mais que ensinar, levar até Ele os que andam perdidos e angustiados como “ovelhas sem pastor”. E são muitos os que esperam, às vezes longo tempo ou, até, em vão, uma oportunidade para esse encontro.
Que nunca ouçamos o que Jesus ouviu do homem da piscina de Siloé: Ho­minem non habeo! Não tive ninguém que me ajudasse
Tendo ocorrido - um facto histórico - há dois mil anos, a matança dos Inocentes continua infelizmente bem presente nos dias de hoje. Não queremos que nasça, não desejamos que venha complicar-nos a vida, de alguma forma, estas, são as razões (sem razão) mais comuns hoje em dia, feitas por gente egoísta insensível que não hesita em matar um inocente antes que veja a luz do mundo.
Tudo isto vem da teoria errada que um filho é um direito, uma posse, uma pessoa que nos pertence e da qual podemos dispor à vontade.
Se matar inocentes nos serve, como a Herodes, para "proteger" um direito, um capricho, resolver um problema, disfarçar um medo, então qual é a diferença entre as monstruosidades e quem as pratica?
Os homens por mais que tentem nunca conseguirão alterar o curso da história.
Sem dúvida que as suas acções têm consequências, mas, seja qual for a sua importância ou gravidade, os planos de Deus, não se alteram nunca.
A salvação humana estava determinada no tempo e no modo e todos os passos e acontecimentos haveriam de ser tal como Deus dispusera que fossem.
            Este trecho do Evangelho relata uma dessas etapas. 
Como obedece José!
Pode parecer uma pequena peça que no tabuleiro da Redenção, Deus vai movimentando conforme Lhe convém! Mas, não!
José não é um “boneco” uma peça de um puzzle obedecendo cegamente à Vontade Divina. Sim, obedece prontamente, é um facto, mas não o faz inconsciente ou cegamente. Obedece porque a sua profunda fé e confiança em Deus lhe dizem que é o que convém fazer.
'Ensina-me e ajuda-me, Senhor, a ter como José uma humilde simplicidade que me mostre o melhor caminho que tenho - sempre - de andar para merecer a graça de, em tudo, cumprir a Tua Vontade Santa'.
O que tantos afirmam não existirem ou, pelo menos, não reconhecem como “sinais de Deus”, não são visíveis a qualquer um. O que acontece é que, estes, esperam por manifestações ou evidências de acordo com os seus critérios pessoais, propondo como que um “desafio” ao Criador.         Ele dá sempre o que é justo e suficiente para que os homens acreditem e, acreditando, reconheçam nesses sinais a Sua Vontade.
O que cada um na verdade consegue ver e compreender, estará sempre em concordância com a sua disponibilidade para aceitar e não para impor. A estrela que guiou os Magos até Jesus continua a brilhar no Céu. Qualquer homem de olhos limpos pode vê-la e, vendo-a, seguir o seu rasto que indica o caminho para Deus. Nós, ao contrário dos Magos, sabemos onde O encontrar sempre, em qualquer momento ou circunstância. Encontramo-Lo no nosso coração bem disposto, na nossa alma em graça. A Sua luz ilumina a nossa vida inteira e, envolvendo-nos nela, não podemos enganar-nos no caminho.
Sim, olhos limpos… de desejos, impurezas, concupiscências, rancores, invejas, autossuficiência, vã glória. O mesmo que dizer, olhos de criança inocente que se deixa deslumbrar pela luz que a atrai irresistivelmente para a fonte dessa mesma luz.
Ignorá-la é permanecer nas trevas e, nas trevas, somos cegos e não atinamos com rumo.
A vinda destes Magos a visitar o Menino é providencial. Julgo que os presentes que trouxeram serviram de pecúlio precioso para a viagem e estadia no Egipto, pelo menos até José arranjar trabalho com que sustentar a Família. Na pobreza e simplicidade do Nascimento do Salvador, Deus não descura os pormenores das necessidades humanas. Poderia muito bem ter feito as coisas de mil maneiras diferentes, mas não, tudo quanto rodeia o Menino é previsto e determinado para ser “humanamente aceitável”, isto é, não há milagres, nem intervenções divinas portentosas e espectaculares. Não. Um Menino nasce em Belém e a humanidade fica a saber que se trata do Messias Salvador. Quem o anuncia são os Anjos do Céu a uns pastores e um sinal celeste a uns Magos. A “chave” desta parcimónia e discrição em tão magnífico acontecimento, está no próprio trecho do Evangelho. De facto, as autoridades e os principais de Israel sabiam muito bem onde nasceria o Messias e os sinais que acompanhariam o Seu nascimento.
Não interessa discorrer sobre a pessoa de Herodes e o seu temor a respeito do Messias, mas constatar que ele conhecia muito bem os sinais que deveriam acompanhar o Seu aparecimento. Não vai, como seria natural, vê-Lo e confirmar por si próprio a verdade do que lhe dizem. Não é isso que lhe interessa.
Se do próprio Rei vem esta atitude como se pode estranhar que, os súbditos, alguns pelo menos, não a tenham também?
Daqui que o exemplo dos que mais podem, ou na sociedade ocupam posição de proeminência, tenha uma importância capital para os que, com os olhos postos nele, tenham de decidir sobre o que fazer, que atitude tomar. Quanto maior é a “importância” social maior é a responsabilidade porque, o exemplo, mau ou bom, “vem sempre de cima”.
Os "Herodes" de hoje em dia, esses homens cheios de inveja, preconceitos e dúbias atitudes, continuam a sua acção maléfica, insidiosa e vil contra a igreja e os cristãos na vã tentativa de calarem a sua voz, abafarem o apelo que Jesus Cristo continua a dirigir a todos os homens: «Vinde a mim, que sou manso e humilde de coração
Eis aqui comprovado que Jesus Cristo veio ao mundo por todos os homens de toda e qualquer condição social ou raça. Recebe primeiro as homenagens simples e cheias de alegria dos pastores da Sua terra, Belém de Judá. Depois vêm os estrangeiros de outros locais muito afastados, pessoas de alta classe social de cultura.
No Seu Nascimento o Messias quer, desde logo, unir toda a humanidade à Sua volta. Consumará este desejo na Última Ceia pedindo ao Pai que todos sejamos um como Ele e o Pai são Um.
A matança dos Inocentes ordenada por Herodes ficará para sempre na história como a prova da bestialidade humana. Mas… e os Herodes de hoje?
Há escassos anos no Congo a todos os meninos de tenra idade da etnia Simba foi cortada a mão direita! A "justificação": para que não pudessem pegar em armas contra os dominadores! Correu mundo um filme que mostrava camiões carregados de pequeninas mãos direitas! E por outros lados do mundo os horrores in compreensíveis praticados contra inocentes só porque pertencem a uma etnia, têm uma cor de pele, ou outra razão qualquer!
É um escândalo, sem dúvida, e Jesus Cristo avisou bem que aos escandalosos mais lhes valeria não terem nascido!
     «Em sonhos» já referimos que ao Varão Ilustre, Deus lhe fazia conhecer a Sua Vontade em sonhos. Parece estranho, talvez, que algo tão importante seja assim transmitido. Será que São José não "mereceria" uma comunicação "directa" através de um anjo, por exemplo, como Zacarias ou a Santíssima Virgem?
Penso que não se trata de "merecimento" mas antes da soberana vontade e disposição do Senhor em comunicar com os Seus filhos.
O sonho foi quase sempre o "modo" escolhido e não tem que se inferir que terá maior ou menor "categoria".
Hoje talvez que o nome apropriado seja "inspirações" que é o modo como o Espírito Santo comunica com homens.
Saber reconhecer e interpretar o que o Senhor nos quer dizer, isso, é que é importante e deveras interessa.
'Começa já a perseguição! Tão indefeso e inerme nos braços de Tua Mãe e já os homens Te procuram com ânsias de Te fazerem mal. Não querem que Tu, Rei anunciado pelos Profetas, reines sobre eles.
Menino Jesus, meu Menino Jesus, que eu seja capaz de Te defender, sempre. Aperto-te contra o meu peito e não deixo ninguém fazer-te mal.
Meu Menino Jesus, reina no meu coração e transforma-me num súbdito fiel.
Meu Menino Jesus, transformam-me na criança que quero ser, para brincar contigo, inocente e alegre'.

(AMA, 2018)


Temas para reflectir e meditar

A maior alegria

Não tenho maior alegria que estar com as minhas Filhas.

Conversar sem limites ou tabus com inteira liberdade e enorme respeito.
Faz-me tão bem que não tenho palavras para agradecer.

Lembro - e lamento - quem não tem esta graça, ou que tendo-a não a aproveita.

Eu, bem ao contrário, tento aproveitar ao máximo todas as oportunidades que se apresentam tentando transmitir-lhes a segurança e a esperança que só a Fé verdadeira em Ti meu Senhor pode dar.

Minha Mãe Santíssima tem-nas sob o teu manto protector.

AMA, 20.03.2019

PANDEMIA

PANDEMIA - 8

OBEDIÊNCIA

Nosso AMOR é OBEDIÊNCIA.

Temos, todos os homens, um mandato muito claro que não pode nunca ser ignorado:

Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.» (Jo 13, 34-35).

Torna-se, pois, evidente que, AMOR é OBEDIÊNCIA

O AMOR É:
ENTREGA – DOAÇÃO – RESPEITO – PRUDÊNCIA – UNIVERSAL -TOTAL – SACRIFÍCIO – REFLEXO -  OBEDIÊNCIA

Com estes predicados o AMOR não será a solução

(AMA, 2020)

Pequena agenda do cristão

Quinta-Feira

PEQUENA AGENDA DO CRISTÃO

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Participar na Santa Missa.


Senhor, vendo-me tal como sou, nada, absolutamente, tenho esta percepção da grandeza que me está reservada dentro de momentos: Receber o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Rei e Senhor do Universo.
O meu coração palpita de alegria, confiança e amor. Alegria por ser convidado, confiança em que saberei esforçar-me por merecer o convite e amor sem limites pela caridade que me fazes. Aqui me tens, tal como sou e não como gostaria e deveria ser.
Não sou digno, não sou digno, não sou digno! Sei porém, que a uma palavra Tua a minha dignidade de filho e irmão me dará o direito a receber-te tal como Tu mesmo quiseste que fosse. Aqui me tens, Senhor. Convidaste-me e eu vim.


Lembrar-me:
Comunhões espirituais.


Senhor, eu quisera receber-vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e fervor dos Santos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?





O tempo oportuno


Exhortamur ne in vacuum gratiam Dei recipiatis - Exortamo-vos a não receber em vão a graça de Deus. Porque a graça divina pode encher as nossas almas nesta Quaresma, desde que não cerremos as portas do coração. Temos de ter estas boas disposições, o desejo de nos transformar realmente, de não brincar com a graça do Senhor.

Não gosto de falar de temor, porque o que move o cristão é o Amor de Deus, que se nos manifestou em Cristo e que nos ensina a amar todos os homens e a criação inteira; mas devemos falar de responsabilidade, de seriedade. Não queirais enganar-vos a vós mesmos: de Deus não se zomba, adverte-nos o mesmo Apóstolo.

É preciso decidir-se. Não é lícito viver tentando manter acesas, como diz o povo, uma vela a S. Miguel e outra ao Diabo. É preciso apagar a vela do Diabo. Temos de consumir a vida fazendo-a arder inteiramente ao serviço do Senhor. Se o nosso empenho pela santidade é sincero, se temos a docilidade de nos abandonar nas mãos de Deus, tudo correrá bem. Porque Ele está sempre disposto a dar-nos a sua graça e, especialmente neste tempo, a graça de uma nova conversão, de uma melhoria da nossa vida de cristãos.

Não podemos considerar esta Quaresma como uma época mais, repetição cíclica do tempo litúrgico; este momento é único; é uma ajuda divina que é necessário aproveitar. Jesus passa ao nosso lado e espera de nós - hoje, agora - uma grande mudança.

Ecce nunc tempus acceptabile, ecce nunc dies salutis: eis o tempo oportuno, que pode ser o dia da Salvação. Outra vez se ouvem os apelos do Bom Pastor, o carinhoso chamamento: Ego vocavi te nomine tuo. Chama-nos a cada um pelo nosso nome, com o nome familiar com que nos tratam as pessoas que nos amam. A ternura de Jesus por nós não cabe em palavras.

Contemplai comigo esta maravilha do amor de Deus: o Senhor vem ao nosso encontro, espera por nós, coloca-Se à beira do caminho, para que não tenhamos outra solução senão vê-Lo! E chama-nos pessoalmente, falando-nos das nossas coisas, que são também as suas, movendo a nossa consciência à compreensão, abrindo-a à generosidade, imprimindo na nossa alma o desejo de sermos fiéis, de podermos chamar-nos seus discípulos!

Basta ouvir essas palavras íntimas da graça, que são como que uma repreensão, tantas vezes afectuosa, para nos darmos conta de que não Se esqueceu de nós durante todo aquele tempo em que, por culpa nossa, nós não O vimos. Cristo ama-nos com o amor inesgotável que cabe no seu Coração de Deus.

Reparai na sua insistência: Ouvi-te no tempo oportuno, ajudei-te no dia da salvação. Já que Ele te promete a glória, o seu amor, e to oferece oportunamente, e te chama - tu que Lhe hás-de dar? Como responderás, como responderei eu também, a esse amor de Jesus, que passa?

Ecce nunc dies salutis - aqui está, diante de nós, este dia da salvação. O chamamento do Bom Pastor chega até nós: Ego vocavi te nomine tuo, Eu chamei-te, a ti, pelo teu nome! É preciso responder - amor com amor se paga - dizendo-Lhe Ecce ego quia vocasti me - chamaste por mim e aqui estou! Estou decidido a que não passe este tempo de Quaresma como passa a água sobre as pedras, sem deixar rasto. Deixar-me-ei empapar, transformar; converter-me-ei, dirigir-me-ei de novo ao Senhor, querendo-Lhe como Ele deseja ser querido.

Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, e com toda a tua mente Que resta do teu coração - comenta S. Agostinho - para que possas amar-te a ti mesmo? Que resta da tua alma, da tua mente? Ex toto - afirma. “Totum exigit te, qui fecit te"; Quem te fez exige tudo de ti. (Cristo que passa 59)