26/08/2011

Música e entretenimento

Amália Rodrigues - Estranha Forma de Vida

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Não dialogues com a tentação”

Chapinhas nas tentações, pões-te em perigo, brincas com a vista e com a imaginação, falas de... disparates. E depois assustas-te por te assaltarem dúvidas, escrúpulos, confusões, tristeza e desalento. Hás-de conceder-me que és pouco coerente. (Sulco, 132)

Havemos de fomentar nas nossas almas um verdadeiro horror ao pecado. "Senhor (repete-o de coração contrito), que nunca mais Te ofenda!".

Mas não te assustes ao notar o lastro do teu pobre corpo e das paixões humanas: seria tolo e ingenuamente pueril que descobrisses agora que "isso" existe. A tua miséria não é obstáculo; é acicate para te unires mais a Deus, para O procurares com constância, porque Ele nos purifica. (Sulco, 134)

Não dialogues com a tentação. Deixa-me que to repita: tem a coragem de fugir; e a fortaleza de não experimentar a tua debilidade, vendo até onde podias chegar. Corta, sem concessões! (Sulco, 137)

Não tens desculpa nenhuma. A culpa é só tua. Se sabes (conheces-te o suficiente) que por esse caminho – com essas leituras, com essa companhia... – podes acabar no precipício, porque te obstinas em pensar que talvez seja um atalho que facilita a tua formação ou que amadurece a tua personalidade?
Muda radicalmente de plano, ainda que te exija mais esforço, menos diversões ao alcance da mão. Já são horas de te portares como uma pessoa responsável. (Sulco, 138)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Tema para breve reflexão

Reflectindo
Sal da terra





Ante tanta ignorância e tantos erros acerca de Cristo, da Sua Igreja... das verdades mais elementares, nós cristãos não podemos ficar passivos, pois o Senhor constitui-nos sal da Terra (Mt. 5,13) e luz do mundo (Mt. 5,14). Todo o cristão há-de participar na tarefa da formação cristã. Há-de sentir a urgência de evangelizar, que não é para mim motivo de glória, mas o que se me impõe (1 Cor 9, 16)

(joão paulo II, Discurso em Granada, 1982.11.15, trad do cast ama)

Evangelho do dia e comentário














T. Comum– XXI Semana




Evangelho: Mt 25, 1-13

1 «Então, o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2 Cinco delas eram néscias, e cinco prudentes. 3 As cinco néscias, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo; 4 as prudentes, porém, levaram azeite nas vasilhas juntamente com as lâmpadas. 5 Tardando o esposo, começaram todas a cabecear e adormeceram. 6 À meia-noite, ouviu-se um grito: “Eis que vem o esposo! Saí ao seu encontro”. 7 Então levantaram-se todas aquelas virgens, e prepararam as suas lâmpadas. 8 As néscias disseram às prudentes: “Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas apagam-se”. 9 As prudentes responderam: “Para que não suceda que nos falte a nós e a vós, ide antes aos vendedores, e comprai para vós”. 10 Mas, enquanto elas foram comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele a celebrar as bodas, e foi fechada a porta. 11 Mais tarde, chegaram também as outras virgens, dizendo: “Senhor, Senhor, abre-nos”. 12 Ele, porém, respondeu: “Em verdade vos digo que não vos conheço”. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.

Comentário:

Prudência! Este o grande tema que o Evangelho propõe. Ser prudente significa prevenir, acautelar. Como não sabemos nem o dia nem a hora, convém estar preparado.

"Quem vai para o mar avia-se em terra"!

O que diz a sabedoria popular devemos aplicá-lo na nossa vida. 

Todos os dias, horas e minutos devem ser tempo de preparação, "aviar" o necessário para o momento que o Nosso Senhor dispôs para iniciar-mos a interminável viajem pela eternidade.

(ama, meditação sobre Mt 25, 1-13, 2010.08.27)