29/06/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XII Semana

São Pedro e São Paulo - Apóstolos
Evangelho: Mt 6, 13-19

13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.14 «Porque, se vós perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará.15 Mas, se não perdoardes aos homens, também o vosso Pai não perdoará as vossas ofensas.16 «Quando jejuais, não vos mostreis tristes como os hipócritas que desfiguram o rosto para mostrar aos homens que jejuam. Na verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.17 Mas tu, quando jejuares, unge a tua cabeça e lava o teu rosto,18 a fim de que não pareça aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está presente no oculto, e teu Pai, que vê no oculto, te dará a recompensa.19 «Não acumuleis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça os consomem, e onde os ladrões arrombam as paredes e roubam.

Comentário:

Talvez que ao ler esta passagem do Evangelho de S. Mateus alguns pensemos: isto não é para mim, não me diz respeito, não faço nada destas coisas, protagonismo, evidência, dar nas vistas!
Não, de facto?

Façamos um sério e honesto exame e descobriremos...

Ah! Já agora lembremo-nos das vezes que nos dedicamos a observar como se comportam os outros, o que fazem e como fazem: este não se ajoelha, aquele nem sabe benzer-se...

Então? Este trecho do Evangelho não nos diz respeito?

(ama, comentário sobre Mt 6, 13-19, 2010.06.29)

Leitura espiritual para 29 Jun



Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.

Para ver, clicar SFF.

Vultos da Igreja que eu conheci



D. João Alves, Bispo  emérito de Coimbra, faleceu ontem, 28 de Junho.

Exactamente há setenta anos, tive ocasião de conhecer bem esta grande figura da Igreja Portuguesa.

Lembro-me da sua figura escorreita de jovem sacerdote com vinte e seis anos, com uns modos extremamente afáveis e mantendo sempre uma postura calma, serena que inspirava a maior confiança a um jovem de onze anos, algo rebelde e no início da puberdade, com as inúmeras questões que então se levantam.

Foi o meu director espiritual durante alguns anos.


Tenho a certeza que, no Céu, continuará a lembrar-se de mim.

(ama, 2013.06.29)

São Josemaria nop Chile - vídeo




Resumos da Fé cristã



TEMA 34. O quinto mandamento do Decálogo

4. O respeito pela dignidade das pessoas

4.1. O respeito pela alma do próximo: o escândalo

Os cristãos estão obrigados a procurar a vida e a saúde sobrenatural da alma do próximo, além da do corpo.

O escândalo é o contrário: «é a atitude ou comportamento que leva outrem a fazer o mal. O escandaloso transforma-se em tentador do seu próximo (…). O escândalo constitui uma falta grave se, por acção ou omissão, levar deliberadamente outra pessoa a cometer uma falta grave» (Catecismo, 2284). Pode-se causar escândalo por comentários injustos, pela promoção de espectáculos, livros e revistas imorais, por seguir modas contrárias ao pudor, etc.

«O escândalo reveste-se duma gravidade particular conforme a autoridade dos que o causam ou a fraqueza dos que dele são vítimas» (Catecismo, 2285): «se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêm em mim, seria preferível que lhe suspendessem do pescoço a mó de um moinho e o lançassem nas profundezas do mar» (Mt 18, 6) 20.

pau agulles simó

Bibliografia básica:
Catecismo da Igreja Católica, 2258-2330.
João Paulo II, Enc. Evangelium Vitae, 25-III-95, cap. III.

Leituras recomendadas:
L. Ciccone, La vita umana, Ares, Milano 2000.
L. Melina, Corso di Bioetica. Il Vangelo della Vita, Piemme, Casale Monferrato 1996.

(Resumos da Fé cristã: © 2013, Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet)
­­­­___________________________
Notas:
20 «Tornam-se culpados de escândalo os que estabelecem leis ou estruturas sociais conducentes à degradação dos costumes e à corrupção da vida religiosa, ou a “condições sociais que, voluntária ou involuntariamente, tornam difícil e praticamente impossível uma conduta cristã conforme aos mandamentos” (Pio XII. Mensagem radiofónica, 1 de Junho de 1941)» (Catecismo, 2286).

Tratado das paixões da alma 66





Questão 35: Da dor e da tristeza em si mesmas.


Art. 8 — Se Damasceno assinala convenientemente quatro espécies de tristeza, a saber: o acédia, a ansiedade, a misericórdia e a inveja.

(Infra, q. 41, ad 1, III Sent., dist. XXVI, q. 1, a. 3, De Verit., q. 26, a. 4, ad 6).

O oitavo discute-se assim. — Parece que Damasceno assinala inconvenientemente quatro espécies de tristeza: o acédia, a opressão ou ansiedade, segundo Gregório Nisseno (Nemésio), a misericórdia e a inveja.


Pequena agenda do Cristão




Sábado

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)

Propósito: Honrar a Santíssima Virgem.

A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da Sua serva, de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome. O Seu Amor se estende de geração em geração sobre os que O temem. Manifestou o poder do Seu braço, derrubou os poderosos do seu trono e exaltou os humildes, aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel Seu servo, lembrado da Sua misericórdia, como tinha prometido a Abraão e à sua descendência para sempre.

Lembrar-me: Santíssima Virgem Mãe de Deus e minha Mãe.

Minha querida Mãe: Hoje queria oferecer-te um presente que te fosse agradável e que, de algum modo, significasse o amor e o carinho que sinto pela tua excelsa pessoa.
Não encontro, pobre de mim, nada mais que isto: O desejo profundo e sincero de me entregar nas tuas mãos de Mãe para que me leves a Teu Divino Filho Jesus. Sim, protegido pelo teu manto protector, guiado pela tua mão providencial, não me desviarei no caminho da salvação.

Pequeno exame: Cumpri o propósito e lembrei-me do que me propus ontem?