Os sacramentos em geral
Questão
60: Dos Sacramentos
Art.
5 — Se os sacramentos implicam coisas determinadas.
O quinto discute-se assim. — Parece que
os sacramentos não implicam coisas determinadas.
1. Pois, as coisas sensíveis são usadas,
nos sacramentos, como meios de significar, conforme se disse. Ora, nada impede
diversas coisas sensíveis significarem a mesma realidade; assim, na Sagrada Escritura
Deus é significado, metaforicamente umas vezes pela pedra, outras pelo leão,
outras pelo sol ou por coisas semelhantes. Logo, parece que coisas diversas
podem convir ao mesmo sacramento. Portanto, os sacramentos não implicam coisas
determinadas.
2. Demais. — Mais necessária é a
salvação da alma que a do corpo. Ora, dos remédios materiais, ordenados à saúde
do corpo, um pode ser usado na falta de outro. Logo e com maior razão, nos
sacramentos, remédios espirituais ordenados à salvação da alma pode ser usada
uma coisa, em falta de outra.
3. Demais. — A salvação do homem não
deve ser dificultada pela lei divina; e sobretudo pela lei de Cristo, que veio
salvar a todos. Ora, na condição da lei da natureza não eram necessárias, para
os sacramentos, nenhumas coisas determinadas, mas estas eram tomadas em virtude
de um voto. Assim, como lemos na Escritura, Jacob obrigou-se por voto a
oferecer a Deus dízimos e hóstias pacíficas. Logo, parece que não devia o homem
ficar adstrito a usar, na ministração dos sacramentos, coisas determinadas,
sobretudo no regime da lei nova.
Mas, em contrário, diz o Senhor: Quem não renascer da água e do Espírito
Santo não pode entrar no reino de Deus.
No uso dos sacramentos, duas
coisas podemos considerar: o culto divino e a nossa santificação. Dessas, a
primeira concerne ao homem relativamente a Deus; e a segunda, a Deus,
relativamente ao homem. Ora, a ninguém pertence determinar o que depende do
poder de outrem, mas só o que depende do poder próprio. Ora, a salvação do
homem, dependendo do poder de Deus, que o santifica não nos pertence a nós, de
nosso próprio juízo, escolher as coisas com que nos santifiquemos; mas deve ser
determinado por instituição divina. Por isso nos sacramentos da lei nova, com
que os homens se santificam, segundo o Apóstolo. — Haveis sido lavados, haveis sido santificados é necessário usar
de coisas determinadas por divina instituição.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.
Uma mesma coisa pode ser significada por sinais diversos; mas ao agente que usa
do sinal pertence determinar o sinal a ser usado para significar. Ora, Deus foi
quem nos significou as coisas espirituais por meio das coisas sensíveis, nos
sacramentos, e pelas palavras similares nas Escrituras. Dnde, assim como por
juízo do Espírito Santo foi determinado por que semelhanças, em certos lugares
da Escritura as causas espirituais fossem significadas; assim também deve ser
determinado por instituição divina que causas devam ser tomadas para
significar, neste ou naquele sacramento.
RESPOSTA À SEGUNDA. — As causas
sensíveis têm virtudes em si naturalmente infundidas e apropriadas à saúde do
corpo; por isso não importa se duas delas tenham a mesma virtude, de que nos
sirvamos. Mas, a santificarem não se ordenam por nenhuma virtude que lhes seja
naturalmente infusa, mas só por instituição divina. Por isso foi necessário ser
determinado por Deus que coisas sensíveis se devem usar, na ministração dos
sacramentos.
RESPOSTA À TERCEIRA — Como diz
Agostinho, a sacramentos diversos
concernem tempos diversos; assim como também por palavras diversas são
significados tempos diversos, a saber, o presente, o pretérito e o futuro. Donde,
assim como na condição da lei natural os homens eram levados a adorar a Deus,
não por qualquer lei que lhes fosse imposta de fora, mas só pela inspiração
interior, assim também por uma inspiração interior lhes era determinado de que
coisas sensíveis usassem para o culto de Deus. Mas depois foi necessário
dar-lhes também uma lei externa, quer por ter, o pecado dos homens obscurecido
a lei da natureza; quer ainda para significar mais expressamente a graça de
Cristo, pela qual o género humano se santifica. E por isso também foi
necessário determinar as coisas de que os homens usassem, nos sacramentos. Nem
por isso, contudo, se dificulta a via à salvação; pois, as coisas cujo uso é
necessário nos sacramentos, ou se encontram em toda parte ou podem ser obtidas
com emprego de pequeno esforço.
Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.