10/06/2012

Leitura espiritual para 10 Jun 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Evangelho do dia e comentário










T. Comum – X Semana


  Anjo de Portugal  
Evangelho: Mc 3, 20-35

20 Depois, foi para casa e de novo acorreu tanta gente, que nem sequer podiam tomar alimento. 21 Quando os Seus parentes ouviram isto, foram para tomar conta d'Ele; porque diziam: «Está louco». 22 Os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: «Está possesso de Belzebu, e é pelo poder do príncipe dos demónios que expulsa os demónios». 23 Jesus, tendo-os chamado, dizia-lhes em parábolas: «Como pode Satanás expulsar Satanás? 24 Se um reino está dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir. 25 E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode subsistir. 26 Se, pois, Satanás se levanta contra si mesmo, o seu reino está dividido e não poderá subsistir, antes está para acabar. 27 Ninguém pode entrar na casa dum homem forte, para roubar os seus bens, se primeiro não o amarrar. Então saqueará a sua casa. 28 Na verdade vos digo que serão perdoados aos filhos dos homens todos os pecados e todas as blasfémias que proferirem; 29 porém, o que blasfemar contra o Espírito Santo, jamais terá perdão; mas será réu de pecado eterno» .30 Jesus falou assim por terem dito: «Está possesso dum espírito imundo». 31 Nisto chegaram Sua mãe e Seus irmãos, os quais, ficando fora, O mandaram chamar. 32 Estava muita gente sentada à volta d'Ele. Disseram-Lhe: «Eis que Tua mãe e Teus irmãos estão lá fora e procuram-Te». 33 Ele respondeu-lhes: «Quem é Minha mãe e quem são Meus irmãos?». 34 E, olhando para os que estavam sentados à volta d'Ele, disse: «Eis Minha mãe e Meus irmãos. 35 Porque quem fizer a vontade de Deus, esse é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe».

Comentário:

A loucura do Amor de Cristo!

Os Seus contemporâneos, familiares, vizinhos, conhecidos não encontram outra explicação para o Seu comportamento senão a perda do juízo.

Não é 'normal' esta forma de Se dar, esta entrega total, intensa, pronta aos outros.
Incansável, a Sua prioridade é atender os que O procuram e, mais, ir ao encontro de todos.

A Sua solicitude não tem limites, todos são objecto da Sua preocupação. Não tem pejo algum em aceitar convites de publicanos ou fariseus, chega ao ponto de tocar leprosos com as mãos.

Sim... só a loucura pode explicar tal comportamento.

E... têm razão porque, de facto, a loucura do amor de Jesus Cristo pelos homens há-de levá-lo à Cruz.

(ama, comentário sobre Mc 3, 20-35, 2012.01.21)

Escrevi o teu nome no vento

Carminho - Escrevi o teu nome no vento


Tratado dos anjos 67

Questão 63: Da malícia dos anjos quanto à culpa.

Porque é que nós, homens, nos entristecemos?

Textos de S. Josemaria


"Bem-aventurada, porque acreditaste!", diz Isabel à nossa Mãe. A união com Deus, a vida sobrenatural, vai sempre unida à prática atraente das virtudes humanas: porque "leva" Cristo, Maria leva a alegria ao lar de sua prima. (Sulco, 566)

Não deis o mínimo crédito aos que apresentam a virtude da humildade como um amesquinhamento humano ou como uma condenação perpétua à tristeza. Sentir-se barro, recomposto com gatos, é fonte contínua de alegria; significa reconhecer-se pouca coisa diante de Deus: criança, filho. E haverá maior alegria do que a daquele que, sabendo-se pobre e débil, se sabe também filho de Deus? Porque é que nós, homens, nos entristecemos? Porque a vida na terra, não se passa como nós, pessoalmente, esperávamos e porque surgem obstáculos que impedem ou dificultam a satisfação do que pretendemos.
Nada disto acontece quando a alma vive essa realidade sobrenatural da sua filiação divina. Se Deus é por nós, quem será contra nós. Que estejam tristes os que se empenham em não se reconhecerem filhos de Deus, tenho eu repetido sempre. (Amigos de Deus, 108)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Anjo de Portugal


Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos.
Peço-Vos perdão pelos que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Adoro-Vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com O mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do vosso Santíssimo Coração e do Imaculado Coração de Maria, peço-Vos o perdão dos pobres pecadores.

Orações que, - como ele próprio se identificou a Lúcia -, o Anjo de Portugal, ensinou aos Pastorinhos de Fátima, na ‘Loca do Cabeço’ nos  Valinhos, na sua primeira aparição.

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS


À procura de Deus


Deus não te vigia,
antes te ama, e auxilia.
jma Pensamentos inspirados