28/01/2023

Publicações em Janeiro 28

 


 

Dentro do evangelho

(Re Mc 4, 26-34)

Um simples grão de mostarda, uma semente mínima, enterrada floresce e acaba por transformar-se numa árvore de grande porte «estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra».

É uma imagem do Reino de Deus que se conquista passo a passo e se anuncia aos outros com pequenos testemunhos até que todos fiquem cientes da sua dignidade de filhos de Deus e súbditos do Seu Reino.

Poderemos fazer pelos outros algo melhor?

Penso que não já que é exactamente o que o Senhor nos manda fazer.

 

S. TOMÁS DE AQUINO, presbítero e doutor da Igreja

Uma das mentes mais brilhantes e inteligência fulgurante, São Tomás de Aquino tem na história da humanidade e, sobretudo, na História da Igreja um lugar proeminente.

As suas definições sobre a Fé, a Doutrina, a Igreja são lapidares, lúcidas inquestionáveis. Não referindo apenas a grandes obras como a monumental Suma Teológica mas as muitas considerações de toda a ordem que durante a sua vida foi dando.

No entanto, este homem extraordinário, era de uma humildade pessoal impressionante ao ponto de confessar: "Só sei que nada sei"!

Como me envergonho de mim mesmo e da minha empáfia em considerar-me um sábio de enorme gabarito!

BIOÉTICA

 

4 . Origem do corpo e origem da  alma

Visto que a pessoa é união de corpo e alma, perguntamo-nos como se forma o corpo e como e donde vem a alma.   A origem do corpo humano está bem  documentada pela ciência; tem lugar no cigoto uma vez fundidos o espermatozóide masculino e o óvulo feminino. Esta célula que o biólogo nos apresenta como um novo ser humano, que começa o seu próprio ciclo vital, é o princípio de um novo e original corpo humano.

A origem da alma não pode documentar-se cientifícamente mas tampouco desmentir-se, porque é uma realidade espiritual. Como tal não pode provir da matéria, nem inerte nem orgânica. Tampouco pode ter origem na alma dos pais, porque, sendo simples, não pode pensar-se como uma partícula que se separa da alma dos pais. Não resta, pois, mais que uma resposta, não documentada cientifícamente, mas sim porovada racionalmente: a alma espiritual de cada ser humano é criada directamente por Deus no próprio momento da sua concepção. Quer dizer, quem projectou o homem como unidade de corpo e alma, ou seja, Deus, serve-se da matéria para formar o que é material; a realidade espiritual, ao invés, é a “impressão” directa de Deus no homem.

 

(Explicame la Bioética, guia explicativo dos temas mais controversos sobre a vida humana por Ramón Lucas y Lucas, trad de AMA).

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad