09/01/2021

Jesus ainda está à procura de pousada

 

Jesus nasceu numa gruta em Belém, diz a Escritura, «porque não havia lugar para eles na estalagem». Não me afasto da verdade teológica, se te disser que Jesus ainda está à procura de pousada no teu coração. (Forja, 274)

Não me afasto da mais rigorosa verdade se vos digo que Jesus continua agora a buscar pousada no nosso coração. Temos de Lhe pedir perdão pela nossa cegueira pessoal, pela nossa ingratidão. Temos de Lhe pedir a graça de nunca mais Lhe fechar a porta das nossas almas.

O Senhor não nos oculta que a obediência rendida à vontade de Deus exige renúncia e entrega porque o amor não pede direitos: quer servir. Ele percorreu primeiro o caminho. Jesus, como obedecestes Tu? Usque ad mortem, mortem autem crucis, até à morte e morte de Cruz. É preciso sair de nós mesmos, complicar a vida, perdê-la por amor de Deus e das almas... Tu querias viver e que nada te acontecesse; mas Deus quis outra coisa... Existem duas vontades: a tua vontade deve ser corrigida para se identificar com a vontade de Deus, e não torcida a de Deus para se acomodar à tua.

Com alegria, tenho visto muitas almas que jogaram a vida – como Tu, Senhor, "usque ad mortem"! – para cumprir o que a vontade de Deus lhes pedia, dedicando os seus esforços e o seu trabalho profissional ao serviço da Igreja, pelo bem de todos os homens.

Aprendamos a obedecer, aprendamos a servir. Não há maior fidalguia do que entregar-se voluntariamente ao serviço dos outros. Quando sentimos o orgulho que referve dentro de nós, a soberba que nos leva a pensar que somos super-homens, é o momento de dizer que não, de dizer que o nosso único triunfo há-de ser o da humildade. Assim nos identificaremos com Cristo na Cruz, não aborrecidos ou inquietos, nem com mau humor, mas alegres, porque essa alegria, o esquecimento de nós mesmos, é a melhor prova de amor. (Cristo que passa, 19)

 

LEITURA ESPIRITUAL Janeiro 9

 

Evangelho

 

Mt XXII 41 – 46; XXIII 1 - 12

 

O Messias, filho e Senhor de David

 

41 Estando os fariseus reunidos, Jesus interrogou-os: 42 «Que pensais vós do Messias? De quem é filho?» Responderam-lhe: «De David.» 43 Disse-lhes Ele: «Como é, então, que David, sob a influência do Espírito, lhe chama Senhor, dizendo: 44 Disse o Senhor ao meu Senhor: ‘Senta-te à minha direita, até que Eu ponha os teus inimigos por estrado de teus pés’? 45 Ora, se David lhe chama Senhor, como é seu filho?» 46 E ninguém soube responder-lhe palavra. A partir de então, ninguém mais se atreveu a interrogá-lo.

 

Os fariseus

1 Então, Jesus falou assim à multidão e aos seus discípulos: 2 «Os doutores da Lei e os fariseus instalaram-se na cátedra de Moisés. 3 Fazei, pois, e observai tudo o que eles disserem, mas não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem. 4 Atam fardos pesados e insuportáveis e colocam-nos aos ombros dos outros, mas eles não põem nem um dedo para os deslocar. 5 Tudo o que fazem é com o fim de se tornarem notados pelos homens. Por isso, alargam as filactérias e alongam as orlas dos seus mantos. 6 Gostam de ocupar o primeiro lugar nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas. 7 Gostam das saudações nas praças públicas e de serem chamados ‘mestres’ pelos homens. 8 Quanto a vós, não vos deixeis tratar por ‘mestres’, pois um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos. 9 E, na terra, a ninguém chameis ‘Pai’, porque um só é o vosso ‘Pai’: aquele que está no Céu. 10 Nem permitais que vos tratem por ‘doutores’, porque um só é o vosso ‘Doutor’: Cristo. 11 O maior de entre vós será o vosso servo. 12 Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.

 


Simplicidade

 

  Se procurarmos uma definição de simplicidade podemos correr o risco de contrariar o que pretendemos.

Quer dizer que as explicações ou definições tendem a ser minuciosas, detalhadas ou seja, tudo menos simples.

Ausência de extravagâncias, eufemismos, preconceitos, dúvidas mais ou menos sérias, obsessão pelo detalhe, por exemplo, tudo isso é a antítese da simplicidade.

  Diria que, a simplicidade, é um estado interior de clareza de sentimentos e emoções.

  Não tem a ver com passividade nem com alheamento das realidades da vida, própria ou alheia, mas com uma atitude séria de estabilidade quer do comportamento quer emocional.

Possivelmente será uma virtude muito difícil de conquistar e, mais ainda, de manter, porque, de certo modo, vai contra a tendência natural do homem de interrogar, de apreciar, avaliar algo que se lhe depara ou é proposto.

  A simplicidade é conduzida, informada, pela consciência, por isso a pessoa simples tem uma atitude de aceitação naturalmente pacífica.

A partir do momento em que a consciência toma valores como definidos e propostas vindas de determinadas pessoas como aceitáveis, a simplicidade tende a dar o “caso” como arrumado, isto é, não se envolve em lucubrações de nenhuma espécie, questionando esses valores ou propostas consoante as circunstâncias em que ocorrem.

  A Fé em Deus é – deve ser - sempre simples, isto é, não questiona, não duvida, não sugere alternativas.

Só nesta medida é que pode ser inteiramente vivida.

  Aliás, não se justifica a Fé sem seja vivida plena e conscientemente.

  Se o não for, para que serve?

  A simplicidade envolve virtudes como: entre outras, a Constância, a Fidelidade, a Obediência e a Mansidão.

 

Mansidão

 

  Uma virtude e um Fruto do Espírito Santo, a Mansidão, encontra em Jesus Cristo, a sua personificação completa:

«Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas». [1]

  A chave parece estar aqui: «descanso para as vossas almas!»

  Dotado desta virtude o homem está apto a gozar de uma tranquilidade e serenidade que lhe dão uma visão completa, detalhada e muito concreta de tudo o que lhe importa.

Assim, fica dotado de uma capacidade ímpar para praticar os actos de maior relevo e aceitar pacificamente os desafios mais exigentes com que possa deparar-se.

  No Sermão da Montanha Jesus Cristo afirma que os mansos possuíram a terra [2] o que pode parecer um contraste com o que diz a propósito da conquista do Reino de Deus: ([3])

  Possuir a terra com mansidão e conquistar o Céu com violência!

  Como compreender isto?

 

A nossa visão humana dir-nos-ia que deveria ser precisamente o contrário.

Encontramos que, para alcançar o Céu é, de facto, necessária a violência, entendida como o vencimento do próprio eu, dos obstáculos que se levantam à passagem dos que desejam progredir nesse caminho, na luta exigente, contínua, sem descanso que é preciso travar para se conseguir o objectivo, ao passo que, para entrar na posse de algo terreno, a violência não conduz a nenhum resultado estável, duradouro, como atestam as constantes querelas, amiúde violentíssimas, entre homens, países, raças e religiões.

  Uma vitória só é completa e satisfatória quando alcançada com a razão e, nunca, com a imposição pela força de algo que se pretende conseguir.

  O ser humano, como já se viu, tende para o seu Criador, para Deus e só será feliz, completamente feliz, quando alcançar este objectivo e, este, sendo atingível não está ao alcance daqueles que não se empenharem a sério, na sua conquista.

  Um dos principais quesitos para o sucesso desta luta é a humildade de reconhecer as próprias limitações e defeitos que são obstáculos nesse percurso.

 



[1] Cfr. Mt 11:29

[2] Cfr. Mt 5, 3-12

[3] Cfr. Mt 11, 12

FILOSOFIA E RELIGIÃO

DIGNIDADE DA VIDA HUMANA

 

O homem está no seu direito de praticar experiências nos animais, desde que tenha para isso motivos razoáveis, Mas não no ser humano, que não pode ser objecto de experiências científicas, que o prejudiquem, na, sua integridade e na sua dignidade.

 

Decr. Do Santo Ofício, 02.12.1940

Pequena agenda do cristão

 


SÁBADO

Pequena agenda do cristão

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Honrar a Santíssima Virgem.

A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da Sua serva, de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome. O Seu Amor se estende de geração em geração sobre os que O temem. Manifestou o poder do Seu braço, derrubou os poderosos do seu trono e exaltou os humildes, aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel Seu servo, lembrado da Sua misericórdia, como tinha prometido a Abraão e à sua descendência para sempre.

Lembrar-me:

Santíssima Virgem Mãe de Deus e minha Mãe.

Minha querida Mãe: Hoje queria oferecer-te um presente que te fosse agradável e que, de algum modo, significasse o amor e o carinho que sinto pela tua excelsa pessoa.
Não encontro, pobre de mim, nada mais que isto: O desejo profundo e sincero de me entregar nas tuas mãos de Mãe para que me leves a Teu Divino Filho Jesus. Sim, protegido pelo teu manto protector, guiado pela tua mão providencial, não me desviarei no caminho da salvação.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?




Orações sugeridas: