23/10/2021

Publicações em Outubro 23

 


1

Oração

Quero-Te, Senhor, quero-Te a meu lado permanentemente. Quero estar conTigo sempre, sempre. De uma forma simples, mas total, de dádiva inteira e completa para que, quando no dia e hora que escolheres e for a Tua Vontade, eu subir até Ti, gozando o fantástico bem da Tua presença viva para sempre.

2

O que me acontece e o que penso

 

Faço o bem que quero?

 

A pergunta completa será: Faço o bem que desejo ou pratico o mal que não quero?

Velha de dois mil anos - veja-se São Paulo – [1] esta questão torna-se uma constante nas almas que procuram a perfeição, a santidade.

Leva-me a considerar, sobretudo, as faltas de omissão que frequentemente me esqueço de confessar. E também, evidentemente, na minha condição humana frágil e volúvel que me leva por caminhos que não quero me afasta de outros que devería escolher.

A vontade própria só o é verdadeiramente quando é livre de quaisquer amarras ou preconceitos, quando a exerço com plena consciência e conhecimento.

Um acto da vontade não é nunca uma experiência, mas uma certeza. A "máxima" poderia ser: "se não sei não faço, se não conheço não desejo".

Existe ainda um perigo que surge com mais frequência e que é fazer mal com a convicção que estou a praticar o bem. O exemplo mais conhecido, talvez, seja o que de passou na morte de Cristo quando Ele pede ao Pai perdão para eles porque «não sabem o que fazem», como se dissesse que pensariam estar a fazer algo bom.

Mais tarde - mais de dois mil anos passados - a Igreja reconhece o mesmo e o Santo que era o seu chefe na altura - João Paulo II - chega a pedir perdão ao povo judeu por séculos a serem considerados como criminosos.

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

 

Meditação

 

 

Perfeição de Jesus

 

«Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito.»

 

Como podes Tu, Senhor meu, mandar-me tal coisa!

Como cumprir tal mandato?

 

Não será, Senhor, que mandas algo impossível?

 

Tu, que sabes tudo, conheces as minhas fraquezas e limitações, como me mandas tal coisa tão grande!

 

Sim, Tu, sabes tudo e, por isso sabes que Te amo e que, nesse amor, ponho toda a minha esperança e confiança em Ti.

 

Esperança que me ajudarás com o que me falta.

 

Confiança em que, sabendo o que preciso, providenciarás o necessário para poder cumprir o que mandas. Da quod iube et iube quod vis!

 

 

Jesus Cristo enuncia um ideal de conduta humana.

 

Como todos os ideais, também este é difícil de atingir. Mas não impossível, porque o Senhor nunca pede impossíveis aos Seus filhos.

 

Com interpretar, então, o que diz?

 

Faltará, talvez, acrescentar: Este é - deve ser - o teu ideal; esforça-te por consegui-lo.

 

A mim, pobre homem, que de ideais percebo muito pouco, não me resta fazer senão o que Jesus sugere: Fazei o possível! E, com a segurança do Seu auxílio e apoio, sei muito bem que, para Ele, nada é impossível. 

 

S os perfeitos só se encontram no Céu vejo as coisas com outra clareza e parece-me que encontrei a solução: tenho de ser santo!

E, para tanto, só existe um caminho seguro: Fazer, em tudo, a Vontade de Deus.

 

«Docere me facere voluntatem tuam quia Deus meus es tu!

 

Este, quero que seja o meu lema diário, constante.

Ajuda-me, Senhor, a concretizá-lo, minha Mãe, Maria Santíssima, São José meu Pai e Senhor, Anjo da Minha Guarda, tomai-me pela mão para que não me desvie do meu caminho.»

 

A dificuldade principal – julgo – está em que muitas vezes desejo que a Vontade de Deus se “conforme” com a minha própria vontade o que, corresponderá de certo modo, ter Deus como que ao “meu serviço” quando deverá ser exactamente o contrário.

 

Não há outro remédio nem caminho para solucionar este assunto que pedir, com insistência perseverante:

 

‘Senhor, ajuda-me a fazer sempre a Tua Vontade’.

 

 



[1] Cfr. Ro 7, 15 - «não faço o bem que quero, mas pratico o mal que não quero