15/11/2018

El reto del amor






por El Reto Del Amor

Leitura espiritual

Resultado de imagem para são francisco de assis
LEGENDA MAIOR 

Vida de São Francisco de Assis

ALGUNS MILAGRES REALIZADOS APÔS A MORTE DE SÃO FRANCISCO

O PODER DOS ESTIGMAS

CAPÍTULO III

ALGUNS QUE SÃO FRANCISCO SALVOU DO PERIGO DA MORTE

3. Alguns jovens de Celano tinham ido cortar pasto num campo, onde havia um velho poço cuja boca estava coberta de mato abundante. Tinha mais ou menos quatro metros de profundidade.
Andavam trabalhando separadamente pelo campo, quando um deles repentinamente caiu no poço.
Mas enquanto seu corpo descia àquelas profundezas, o seu espírito subia invocando a protecção de São Francisco. E já ao sair gritava: “São Francisco, socorro!”
Todos os outros, não o vendo mais, começaram a procurá-lo por toda parte, gritando e chorando. Quando descobriram que ele havia caído no poço, correram a comunicar o acidente e pedir socorro. E voltaram com muita gente.
Um homem desceu ao fundo do poço atado com uma corda e viu o jovem sentado tranquilamente sobre as águas, sem o menor ferimento.
Tirado com grande facilidade daquele lugar, disse aos circunstantes: “Quando caí tão inesperadamente, invoquei o auxilio de São Francisco, o qual logo me apareceu em pessoa e, estendendo a mão, tomou-me com grande cuidado e não me abandonou até que juntamente convosco me tirou do poço”.

4. Na igreja de São Francisco de Assis, enquanto o bispo de Óstia, que seria mais tarde Alexandre IV, estava pregando diante da Cúria Romana, uma grande pedra, deixada por descuido no púlpito que era muito alto, desprendeu-se repentinamente e caiu em cima da cabeça de uma senhora.
Julgando os presentes que ela estava morta por causa da violência da pancada e que tinha a cabeça esmagada, cobriram-na com o manto que ela levava, dispostos a levar para fora da igreja aquele cadáver, logo que terminasse o sermão.
Entretanto, ela se encomendava a São Francisco, diante de cujo altar se encontrava. E quando terminou a pregação, a mulher levantou-se em presença de todos sã e salva, não se encontrando nela nenhum sinal de lesão física.
E o mais curioso é que as dores de cabeça contínuas de que sofria até então cessaram definitivamente, como ela mais tarde atestou.

5. Em Corneto, estavam reunidas diversas pessoas devotas num lugar próximo ao convento dos Irmãos para presenciar a fundição de um sino, e um menino de oito anos, chamado Bartolomeu, ocupava-se em levar material aos Irmãos que trabalhavam.
Levantou-se um furacão que fez tremer a casa e arremessou com tanta força uma das pesadas portas sobre a criança que, vendo-a debaixo daquele enorme peso, todos a julgavam morta, pois não aparecia dela nenhuma parte do corpo oculto atrás daquela carga pesadíssima.
Acorreram todos para socorrê-la, invocando ao mesmo tempo a poderosa intercessão de São Francisco.
O próprio pai da criança, que por ter os membros tolhidos não podia mover-se por causa da dor, oferecia em altas vozes o seu filho a São Francisco, fazendo-lhe várias promessas.
Removeram, por fim, não sem grande labuta, a pesada porta que esmagava o menino E para admiração de todos, lá estava o pequeno, muito alegre, como se houvesse despertado de um suave sono, sem apresentar nó corpo a menor lesão.
Aos catorze anos, o menino miraculado entrou na Ordem e foi homem de grande saber e pregador eloquente.

6. Em Lentino, alguns homens cortaram no monte uma grande pedra que devia ser colocada sobre o altar de uma igreja dedicada a São Francisco e que em breve seria consagrada.
Uns quarenta homens procuraram colocar a pesada pedra numa carroça para transportá-la ao lugar apropriado. Infelizmente, depois de tantos esforços, caiu a pedra sobre um dos homens que ficou debaixo daquele enorme peso.
Perplexos e totalmente confusos, não sabiam os trabalhadores o que fazer.
E a maior parte fugiu desesperada.
Só dez tiveram coragem de ali permanecer e com voz lastimosa invocaram a protecção de Francisco, rogando-lhe que se compadecesse da desgraça daquele homem que trabalhava para honra dele.
Animados e confiantes, removeram com tanta facilidade a pedra, que logo se percebeu que ali interviera a virtude milagrosa do santo.
Logo se levantou aquele homem sem nenhum dano físico. Aliás, até mesmo recuperou uma das vistas, que antes estava quase cega.
Manifestou-se assim claramente que a intercessão de São Francisco é eficaz ainda mesmo nos casos mais desesperados.

7. Em São Severino, povoado da Marca de ocorreu prodígio semelhante.
Levavam muitos homens uma grande pedra trazida de Constantinopla para a basílica de São Francisco, com grande esforço físico, quando ela caiu sobre um dos homens.
Tão violento foi o golpe, que os companheiros pensaram que ele tivesse sido esmagado e morto.
Mas, por favor do bem-aventurado Francisco, que o livrou daquele enorme peso, saiu são e sem a mínima lesão corporal.

8. Bartolomeu, cidadão de Gaeta, trabalhava com multo empenho na construção de uma igreja em honra de São Francisco, quando desgraçadamente lhe caiu no pescoço uma grande viga mal colocada; esmagando-o e deixando-o gravemente ferido.
Sabendo estar iminente a morte e sendo homem fiel e de grande piedade, pediu a um Irmão que lhe administrasse o santo viático.
Mas, parecendo ao Irmão que a urgência do caso não dava tempo para isso, pois pensava estar bem perto a morte, aproximou-se do enfermo e lhe sugeriu estas palavras de Santo Agostinho: “Crê e já comungaste”.
Essa noite, apareceu-lhe São Francisco com outros Irmãos, trazendo um cordeirinho nos braços.
Colocou-o junto ao doente, chamou-o pelo seu nome dizendo: “Bartolomeu, não temas, porque não poder prevalecer contra ti o inimigo que pretendia inutilizar-te em meu serviço. Este é o Cordeiro que pedias e recebes pelo teu bom desejo e que por sua virtude te concede a saúde do corpo e a da alma”. E tomando o ferido com suas mãos chagadas, o conduziu são e salvo ao trabalho onde antes estava ocupado.
Bartolomeu levantou-se muito cedo e aparecendo alegre e são aos que pouco antes o haviam visto meio morto, encheu-os de espanto e admiração, inflamando os seus corações em reverência e amor ao seráfico Pai, não só com seu exemplo, mas também com o milagre do santo que acabavam de presenciar.

(cont

São Boaventura
Revisão da versão portuguesa por AMA

Deus não perde batalhas


Se tiveres caído, levanta-te com mais esperança! Só o amor-próprio não entende que o erro, quando se rectifica, ajuda a conhecer-nos e a humilhar-nos. (Sulco, 724)

Para a frente, aconteça o que acontecer! Bem agarrado ao braço do Senhor, considera que Deus não perde batalhas. Se, por qualquer motivo, te afastas d'Ele, reage com a humildade de começar e de recomeçar; de fazer de filho pródigo todos os dias, inclusive repetidamente nas vinte e quatro horas do dia; de reconciliar o teu coração contrito na Confissão, verdadeiro milagre do Amor de Deus. Neste Sacramento maravilhoso, o Senhor limpa a tua alma e inunda-te de alegria e de força para não desanimares na tua luta e para voltares de novo sem cansaço a Deus, mesmo quando tudo te pareça obscuro. Além disso, a Mãe de Deus, que é também nossa Mãe, protege-te com a sua solicitude maternal e dá-te confiança no teu caminhar.

A sagrada Escritura adverte que até o justo cai sete vezes. Sempre que leio estas palavras, a minha alma estremece com um forte abalo de amor e de dor. Uma vez mais, vem o Senhor ao nosso encontro, com essa advertência divina, para nos falar da sua misericórdia, da sua ternura, da sua clemência, que nunca acabam. Estai seguros: Deus não quer as nossas misérias, mas não as desconhece e conta precisamente com essas debilidades para que nos façamos santos. (...)
Prostro-me diante de Deus e exponho-lhe claramente a minha situação. Logo tenho a segurança da sua assistência e oiço no fundo do meu coração o que ele me repete devagar: meus es tu! Sabia – e sei – como és; para a frente! (Amigos de Deus, nn. 214–215)

Evangelho e comentário


Tempo comum



Santo Alberto Magno – Doutor da Igreja


Evangelho: Lc 17, 20-25

20 Interrogado pelos fariseus sobre quando chegaria o Reino de Deus, Jesus respondeu-lhes: «O Reino de Deus não vem de maneira ostensiva. 21 Ninguém poderá afirmar: ‘Ei-lo aqui’ ou ‘Ei-lo ali’, pois o Reino de Deus está entre vós.» 22 Depois, disse aos discípulos: «Tempo virá em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis. 23 Vão dizer-vos: ‘Ei-lo ali’, ou então: ‘Ei-lo aqui.’ Não queirais ir lá nem os sigais. 24 Porque, como o relâmpago, ao faiscar, brilha de um extremo ao outro do céu, assim será o Filho do Homem no seu dia. 25 Mas, primeiramente, Ele tem de sofrer muito e ser rejeitado por esta geração.

Comentário:

O nome de Deus, de Jesus Cristo, tem sido usado por gente que pretende apenas aproveitar-se das pessoas fracas e desnorteadas.

Sim há loucos e visionários, exaltados e sonhadores, sem dúvida, mas, esses, mais tarde ou mais cedo ou desaparecem ou caem no descrédito dos seus seguidores

Mas, infelizmente, muitos outros não. São pessoas sagazes, com o dom da palavra e de forte personalidade que encontram, com aparente facilidade, quem esteja disposto a segui-los e a aceitar as suas teorias e visões do mundo.

Como infelizmente também não faltam os que andam perdidos na vida, arrastando-se sem rumo nem critério, esmagados pelas dúvidas e toda a sorte de males, ansiosos por encontrar quem lhes aponte um caminho seguro, lhes dê uma esperança, lhes confirme uma salvação ou cura.

E, são estes, quase sempre, as primeiras vítimas dos primeiros, deixando-se embalar em falsas promessas, acreditando em manhas e truques de toda a ordem, enfim, enchendo o coração com aquilo que lhes falta.

Como são dignos de dó e como todos nós, cristãos, temos de rezar por eles para que vão a tempo de ver a verdadeira luz e, assim, reconhecerem a verdade.


(AMA, comentário sobre Lc 17, 20-25, 16.11.2017)




Temas para reflectir e meditar


Formação humana e cristã – 107


Solidão - 3

Há, sem dúvida, como que uma cadeia de sentimentos, reacções - psíquicas e até físicas - directamente emergentes do estado de solidão.
Normalmente aconselha-se que a pessoa procure ajuda qualificada como poderá ser o acompanhamento por especialista psiquiátrico ou psicológico, que não são a mesma coisa usando meios e técnicas diferentes para alcançar um mesmo fim.
Quase sempre é difícil que a pessoa reconheça ou aceite este tipo de ajuda principalmente porque não quer expor-se, "abrir-se", no fim e ao cabo, admitir que por si própria não é capaz de ultrapassar a situação.

Uma outra característica do solitário é uma progressiva tendência para radicalizar as suas opiniões e critérios levando a que coisas, factos da vida corrente de escassa ou nenhuma importância ganhem um vulto e dimensão que na realidade não têm.
Se se persiste neste estado o mais comum é que se comece a sofrer realmente agravando a tendência para cada vez mais se considerar único e credor de todas as atenções e interesses.

AMA, reflexões.

Pequena agenda do cristão

Quinta-Feira



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Participar na Santa Missa.


Senhor, vendo-me tal como sou, nada, absolutamente, tenho esta percepção da grandeza que me está reservada dentro de momentos: Receber o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Rei e Senhor do Universo.
O meu coração palpita de alegria, confiança e amor. Alegria por ser convidado, confiança em que saberei esforçar-me por merecer o convite e amor sem limites pela caridade que me fazes. Aqui me tens, tal como sou e não como gostaria e deveria ser.
Não sou digno, não sou digno, não sou digno! Sei porém, que a uma palavra Tua a minha dignidade de filho e irmão me dará o direito a receber-te tal como Tu mesmo quiseste que fosse. Aqui me tens, Senhor. Convidaste-me e eu vim.


Lembrar-me:
Comunhões espirituais.


Senhor, eu quisera receber-vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e fervor dos Santos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?