15/08/2018

Dilata o teu coração


Não tenhas espírito provinciano. – Dilata o teu coração, até que seja universal, "católico". Não voes como ave de capoeira, quando podes subir como as águias. (Caminho, 7)

Em certa ocasião, vi uma águia encerrada numa jaula de ferro. Estava suja e meia depenada. Tinha entre as garras um pedaço de carne podre. Pensei então no que seria de mim se abandonasse a vocação recebida de Deus. Tive pena daquele animal solitário, enjaulado, que tinha nascido para subir muito alto e olhar de frente o Sol. Podemos ascender até às humildes alturas do amor de Deus, do serviço a todos os homens. Para isso, porém, é preciso que não haja na alma recantos escondidos, onde não possa entrar o sol de Jesus Cristo. Temos de deitar fora todas as preocupações que nos afastem d'Ele; e assim terás Cristo na tua inteligência, Cristo nos teus lábios, Cristo no teu coração, Cristo nas tuas obras. Toda a vida – o coração e as obras, a inteligência e as palavras – cheia de Deus. (...)

Invoca comigo Nossa Senhora, e imagina como passaria Ela aqueles meses à espera do Filho que havia de nascer. E Nossa Senhora, Santa Maria, fará com que sejas alter Christus, ipse Christus, outro Cristo, o próprio Cristo. (Cristo que passa, 11)

Temas para reflectir e meditar


Formação humana e cristã – 33

O Papa S. João XXIII tinha uma especial devoção ao anjo da Guarda que considerava um aliado poderoso a quem recorria com muita frequência.

Todos nós temos alguma experiência das suas capacidades e do seu desejo de ser útil. Em coisas grandes ou triviais, já nos terá demonstrado como podemos contar com ele.

Não nos esqueçamos que ele está na presença de Deus permanentemente e, sendo seus íntimos confidentes, podemos pedir a sua ajuda para levar directamente ao Senhor o que desejamos pedir ou agradecer.

Assim como uma espécie de carteiro privativo que temos ao nosso serviço para, sem demora e com segurança, ser o portador das nossas mensagens para Deus.

(AMA, reflexões)

Reto del amor






por El Reto Del Amor

Perguntas e respostas

A ÉTICA

B. OS PRINCÍPIOS ÉTICOS

6. Qual é o maior bem que se pode procurar?

O maior bem possível é aproximar-se de Deus, que é o Bem infinito. Isto é importante, pois segundo o primeiro princípio o bem deve fazer-se e com maior exigência quanto maior for esse bem.

Deste modo, o que principal que o homem deve fazer é aproximar-se de Deus, agradar-Lhe, amá-Lo.

Pequena agenda do cristão

Quarta-Feira



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)






Propósito:

Simplicidade e modéstia.


Senhor, ajuda-me a ser simples, a despir-me da minha “importância”, a ser contido no meu comportamento e nos meus desejos, deixando-me de quimeras e sonhos de grandeza e proeminência.


Lembrar-me:
Do meu Anjo da Guarda.


Senhor, ajuda-me a lembrar-me do meu Anjo da Guarda, que eu não despreze companhia tão excelente. Ele está sempre a meu lado, vela por mim, alegra-se com as minhas alegrias e entristece-se com as minhas faltas.

Anjo da minha Guarda, perdoa-me a falta de correspondência ao teu interesse e protecção, a tua disponibilidade permanente. Perdoa-me ser tão mesquinho na retribuição de tantos favores recebidos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?







Evangelho e comentário


Evangelho


Assunção da Virgem Santa Maria

Evangelho: Lc 1, 39-56

39 Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43 E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? 44 Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. 45 Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.» 46 Maria disse, então: «A minha alma glorifica o Senhor 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. 48Porque pôs os olhos na humildade da sua serva. De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações. 49 O Todo-poderoso fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome. 50 A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. 51 Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. 52 Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. 53 Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. 54 Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55 como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência, para sempre.» 56 Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois regressou a sua casa.

Comentário:

A Mãe de Deus dá-nos a sua segunda lição de humildade.
A primeira foi quando declarou a São Gabriel que se considerava a Escrava de Deus.

A segunda, agora, visitando a sua prima Isabel que no sexto mês de gravidez deveria precisar da sua assistência. Não pensou um instante que ela, que já trazia no seu seio o próprio Deus, teria que sujeitar-se a uma deslocação longa e desconfortável para prestar um serviço.

É assim a Senhora Nossa Mãe: sempre pronta e disponível para assistir a quem precisa.

E… todos nós homens – seus filhos – precisamos dela, constantemente, todos os dias da nossa vida.

Que consolação o sabermos que podemos contar com ela!

(AMA, comentário sobre Lc 1, 39-56 visitação e N Senhora, 31.05.2017)