09/06/2021

NUNC COEPI: Publicações em Junho 9

 



Quarta-Feira 

PLANO DE VIDA

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)

 

Propósito: Simplicidade e modéstia.

Senhor, ajuda-me a ser simples, a despir-me da minha “importância”, a ser contido no meu comportamento e nos meus desejos, deixando-me de quimeras e sonhos de grandeza e proeminência.

Lembrar-me: Do meu Anjo da Guarda.

Senhor, ajuda-me a lembrar-me do meu Anjo da Guarda, que eu não despreze companhia tão excelente. Ele está sempre a meu lado, vela por mim, alegra-se com as minhas alegrias e entristece-se com as minhas faltas.

Anjo da minha Guarda, perdoa-me a falta de correspondência ao teu interesse e protecção, a tua disponibilidade permanente. Perdoa-me ser tão mesquinho na retribuição de tantos favores recebidos.

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?

 


Santo Anjo da Guarda de Portugal

 

 


ANO DE SÃO JOSÉ

REDEMPTORIS CUSTOS

O Serviço da Paternidade

 

O Recenseamento

9. Quando José foi de Nazaré até Belém, para o recenseamento, em observância das disposições da autoridade legítima, desempenhou em relação ao menino a tarefa importante e significativa de inserir oficialmente o nome de “Jesus, filho de José de Nazaré” (cf. Jo 1, 45), no registo do império. Essa inscrição manifesta de modo bem claro o facto de Jesus pertencer ao género humano, homem entre os homens, cidadão deste mundo, sujeito às leis e instituições civis, mas também “Salvador do mundo”.

Orígenes descreveu bem o significado teológico inerente a este facto histórico, que não é nada marginal: “Dado que o primeiro recenseamento de toda a terra se verificou no tempo de César Augusto, e que entre todos os demais também José se foi registar, juntamente com Maria sua esposa, que se encontrava grávida; e dado que Jesus veio ao mundo antes de o censo ter sido feito, para quem considerar a coisa com diligente atenção parecerá que se expressa uma espécie de mistério no facto de que, na declaração de toda a terra, devesse ser recenseado também Cristo. Dessa maneira, registado juntamente com os demais, a todos podia santificar; inscrito com toda a terra no recenseamento, à terra oferecia a comunhão consigo; e, depois desta declaração, recenseava consigo todos os homens da terra no livro dos vivos, para que quantos viessem a acreditar nEle, fossem depois inscritos no céu, com os Santos d’Aquele a quem pertencem a glória e o império pelos séculos dos séculos. Amém” (ORÍGENES, Hom. XIII, in Lucam, 6; S. Ch. 87).

 


SÃO JOSEMARIA – textos

Deslumbramento

Repara bem: há muitos homens e mulheres no mundo, e nem a um só deles o Mestre deixa de chamar.

Chama-os a uma vida cristã, a uma vida de santidade, a uma vida de eleição, a uma vida eterna. (Forja, 11)