14/04/2021

NUNC COEPI: Publicações em Abril 14

PLANO DE VIDA: (Coisas muito simples, curtas, objectivas)

Propósito: Simplicidade e modéstia.

Senhor, ajuda-me a ser simples, a despir-me da minha “importância”, a ser contido no meu comportamento e nos meus desejos, deixando-me de quimeras e sonhos de grandeza e proeminência.

 

Lembrar-me: Do meu Anjo da Guarda.

Senhor, ajuda-me a lembrar-me do meu Anjo da Guarda, que eu não despreze companhia tão excelente. Ele está sempre a meu lado, vela por mim, alegra-se com as minhas alegrias e entristece-se com as minhas faltas.

Anjo da minha Guarda, perdoa-me a falta de correspondência ao teu interesse e protecção, a tua disponibilidade permanente. Perdoa-me ser tão mesquinho na retribuição de tantos favores recebidos.

 

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?

 

Leitura espiritual

Evangelho

Lc XXII, 63-71; Lc XXIII, 1-12

Jesus é escarnecido

63 Entretanto, os que guardavam Jesus troçavam dele e maltratavam-no. 64 Cobriam-lhe o rosto e perguntavam-lhe: «Adivinha! Quem te bateu?» 65 E proferiam muitos outros insultos contra Ele.

Jesus em presença do Sinédrio

66 Quando amanheceu, reuniu-se o Conselho dos anciãos do povo, sumos sacerdotes e doutores da Lei, que o levaram ao seu tribunal. 67 Disseram-lhe: «Declara-nos se Tu és o Messias.» Ele respondeu-lhes: «Se vo-lo disser, não me acreditareis 68 e, se vos perguntar, não respondereis. 69 Mas doravante, o Filho do Homem vai sentar-se à direita de Deus todo-poderoso.» 70 Disseram todos: «Tu és, então, o Filho de Deus?» Ele respondeu-lhes: «Vós o dizeis; Eu sou.» 71 Então, exclamaram: «Que necessidade temos já de testemunhas? Nós próprios o ouvimos da sua boca.»

 

Jesus diante de Pilatos e de Herodes

1 Levantando-se todos, levaram-no a Pilatos 2 e começaram a acusá-lo, nestes termos: «Encontrámos este homem a sublevar o povo, a impedir que se pagasse tributo a César e a dizer-se Ele próprio o Messias-Rei.» 3 Pilatos interrogou-o: «Tu és o rei dos judeus?» Jesus respondeu: «Tu o dizes.» 4 Pilatos disse, então, aos sumos sacerdotes e à multidão: «Nada encontro de culpável neste homem.» 5 Mas eles insistiram, dizendo: «Ele amotina o povo, ensinando por toda a Judeia, desde a Galileia até aqui.» 6 Ao ouvir isto, Pilatos perguntou se o homem era galileu; 7 e, ao saber que era da jurisdição de Herodes, enviou-o a Herodes, que também se encontrava em Jerusalém nesses dias. 8 Ao ver Jesus, Herodes ficou extremamente satisfeito, pois havia bastante tempo que o queria ver, devido ao que ouvia dizer dele, esperando que fizesse algum milagre na sua presença. 9 Fez-lhe muitas perguntas, mas Ele nada respondeu. 10 Os sumos sacerdotes e os doutores da Lei, que lá estavam, acusavam-no com veemência. 11 Herodes, com os seus oficiais, tratou-o com desprezo e, por troça, mandou-o cobrir com uma capa vistosa, enviando-o de novo a Pilatos. 12 Nesse dia, Herodes e Pilatos ficaram amigos, pois eram inimigos um do outro.

 

Considerações

 

Pela primeira vez consta no Evangelho a recusa de Jesus em responder a perguntas.

Muitas vezes os chefes do povo e os saduceus fizeram perguntas e colocaram questões  cuja intenção bem visível era ou uma armadilha ou uma falsa questão e, outras vezes simples provocações.

Em nenhum caso Jesus Se recusou dar resposta mesmo até, por exemplo, questões disparatadas como com quem seria casada, vida eterna, a mulher que tinha enviuvado sete vezes .

Compreendemos que as respostas de Jesus não se destinavam tanto a quem perguntava mas mais em benefício dos circunstantes.

Ou seja aproveitava sempre o ensejo de dar doutrina clara e consistente.

O exemplo que nos dá a todos os cristãos é clarissímo: não devemos fugir a qualquer questão sobre  Doutrina Católica seja qual for a intenção por detrás da mesma, sobretudo se houver outras pessoas presentes.

Pode acontecer que não estejamos muito seguros da resposta que devemos dar e, neste caso, com toda a humildade e simplicidade dizê-lo, acrescentando que, se for adequado, se dará uma resposta em tempo futuro.

Nunca emitir uma consideração da “nossa lavra” será um erro tremendo que devemos evitar.

A Doutrina da Igreja Católica está ao dispôr de qualquer um e os cristãos têm por dever conhecê-la em profundidade.

De resto, como admitir uma Doutrina que não se conhece bem?

No acontecimento que estamos a considerar - o silêncio de Jesus perante Herodes – fica também muito claro que não quis declaradamente dar ensejo a troça e blasfémias, o que decerto aconteceria fosse qual fosse a resposta que desse como de resto se comprova no final do versículo 11 «Hero-des, com os seus oficiais, tratou-o com desprezo e, por troça, mandou-o cobrir com uma capa vistosa».

 

SÃO JOSÉ

Ano de São José

A figura de São José no Evangelho

 

Para viver a virtude da castidade não é preciso ser-se velho ou carecer de vigor. A castidade nasce do amor; a força e a alegria da juventude não constituem obstáculo para um amor limpo. Jovem era o coração e o corpo de São José quando contraiu matrimónio com Maria, quando conheceu o mistério da sua Maternidade Divina, quando viveu junto d'Ela respeitando a integridade que Deus lhe queria oferecer ao mundo como mais um sinal da sua vinda às criaturas. Quem não for capaz de compreender um amor assim conhece muito mal o verdadeiro amor e desconhece por completo o sentido cristão da castidade. (São Josemaria, Cristo que passa, 40)