03/11/2010

Dia de Finados ou Dia de Fiéis Defuntos

.
.
Curiosamente ontem mesmo na Missa, durante a homilia, aprendi algo de que nunca me tinha apercebido e que é a enorme diferença entre dizermos Dia de Finados e Dia dos Fiéis Defuntos.

Procurando na net encontrei esta explicação que vem ao encontro daquilo que ouvi e aprendi.

«O Cristianismo celebra a lembrança dos fiéis defuntos e não o dia de finados. Podemos notar que há uma diferença relevante. A palavra finado significa, em sua origem, (do latim finis), aquele que se finou, ou seja, que teve seu fim, que se acabou, que foi extinto. A palavra defunto, no latim, é o particípio passado do verbo defungor, que significa satisfazer completamente, desempenhar a contento, cumprir inteiramente uma missão. Mais tarde, foi utilizada e difundida pelo Cristianismo, para dizer que uma pessoa morta era aquela que já havia cumprido toda a sua missão de viver.
O Dia dos Fiéis Defuntos, portanto, é o dia em que a Igreja celebra o cumprimento da missão das pessoas queridas que já faleceram, através da elevação de preces a Deus por seu descanso junto a Ele. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca, mesmo que esteja distante; amar é saber que o outro necessita de nossos cuidados e de nossas preces mesmo quando já não o podemos ver. Pois a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus e com os irmãos, agora e para sempre.»


Retirado de “Apologeta Mariano”.


(JMA, 2010.1103)
.
.

Perseguições a cristãos



Para ler clicar:  

Iraque: Al-Qaeda considera cristãos como «alvos legítimos»

Bom Dia! 35




A imagem de Deus no homem é a sua alma porque é espírito criado directa-
mente por Deus na altura da concepção. 

Deus é Criador permanente, cria a alma logo que se dá a concepção do ser 
humano. Uma alma específica para cada ser que começa a sua existência. 
Não dispõe de uma espécie de armazém de almas que vai atribuindo 
adrede consoante se forma o ser humano.
E, essa alma, o espírito que é a vida, é a imagem do próprio Criador, de Deus,
porque a vida, a verdadeira vida só lhe pertence a Ele, só Ele a pode dar e dele
depende a sua duração.

Daí que cada ser humano seja uma entidade diferente e específica e não haja 
dois iguais o que não acontece quanto à forma meramente corporal em que,
de facto, pode haver pessoas idênticas em características e detalhes que, não
poucas vezes, confundem quem os vê e se cruza com eles.

Isto parece simples e compreensível para quem acredita num Deus 
Criador, soberanamente capaz e sapiente, já não será tão evidente para quem 
olha para a vida, o ser humano como um produto da união de gâmetas, de esper-
matozóides e óvulos, daí que, seja possível, para estas pessoas, admitir a manipu-
lação do processo original de criação do ser humano.

35

Tema para breve reflexão - 2010.11.03

Desejos

Toma-me como sou, com os meus defeitos, com as minhas debilidades; mas faz-me chegar a ser como Tu desejas.

(João Paulo I, Alocução 13.9.1978)

Textos de Reflexão para 03 de Novembro

 Quarta 03 Nov

Evangelho: Lc 14, 25-33

25 Ia com Ele grande multidão de povo. Jesus, voltando-Se, disse-lhes: 26 «Se alguém vem a Mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs, e até a sua vida, não pode ser Meu discípulo. 27 Quem não leva a sua cruz e não Me segue não pode ser Meu discípulo .28 Porque qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e ver se tem com que a acabar? 29 Para que, se depois de ter feito as fundações não a puder terminar, não comecem todos os que a virem a troçar dele, dizendo: 30 Este homem começou a edificar e não pôde terminar.31 Ou qual é o rei que, estando para entrar em guerra contra outro rei, não se assenta primeiro a considerar se com dez mil homens pode ir enfrentar-se com aquele que traz contra ele vinte mil? 32 Doutra maneira, quando o outro ainda está longe, enviando embaixadores, pede-lhe paz. 33 «Assim pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser Meu discípulo.
Comentário:

Seguir-te para onde quer que fores, deixando tudo o que nos impeça ou seja obstáculo a que o faça-mos. Abdicar daquilo que não interessa, coisas, afectos, desejos.
Livres, para seguir Jesus com entusiasmo com ''festinatione'' porque não se pode perder o tempo, sempre escasso, para alcançar as promessas de Cristo. 
(ama, comentário sobre Lc 14, 25-33, Esposende, 2010.09.06)
Tema: Novíssimos - Juízo 1

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, §1022, Cada homem recebe em sua alma imortal a retribuição eterna a partir do momento da morte, num Juízo Particular que coloca sua vida em relação à vida de Cristo, seja por meio de uma purificação, seja para entrar de imediato na felicidade do céu, seja para condenar-se de imediato para sempre.
Logo após a morte, a alma apresenta-se perante Jesus Cristo que faz o juízo da mesma. O que é este “juízo”? Trata-se da “avaliação” por assim dizer, do comportamento da pessoa durante o tempo em que a alma imortal esteve unida ao corpo mortal.
Será como se Cristo abrisse um “livro da vida da pessoa” onde estivessem descritas as obras boas e más, os méritos e deméritos. 

(ama, sobre Juízo particular 1, 2010.10.18)

Doutrina: CCIC – 448: Porque se proíbe o juramento falso?
                   CIC – 2150-2151; 2163-2164

Porque, assim, se chama a Deus, que é a própria Verdade, como testemunha da mentira.

«Não jurar nem pelo Criador, nem pela criatura, senão com verdade, por necessidade e com reverência» (St. Inácio de Loyola).