23/02/2011

Breve História da Humanidade 22

Observando
Continuação

É algo novo no espírito como as mais novas escolas de pensamento; e está quase com certeza na véspera de novos triunfos. Pois esses homens servem uma mãe que parece ficar mais bonita à medida que novas gerações vão surgindo e chamam-na bendita. Às vezes poderíamos imaginar que a Igreja fica mais jovem à medida que o mundo fica mais velho.
Pois esta é a última prova do milagre: que algo sobrenatural se tenha tornado natural.

(G. K. Chesterton,  O Homem Eterno, Ed. Mundo Cristão, 1ª ed. colig. e adap. por ama)
Cont/

Diálogos apostólicos

Diálogos


Sim, claro, posso indicar-te algumas.

Têm vantagens:

Não precisas nem de "autorização" nem de te isolares para as pores em prática.











AMA, 2011.02.23

Exemplo de seriedade!


Observando




O ministro da Defesa alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, renunciou "definitivamente" ao título de doutor, reconhecendo a existência de "graves erros" na sua tese de doutoramento apresentada na Universidade de Bayreuth, depois de acusações de plágio.








DN 2011.02.22

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum - VII Semana


EvangelhoMc 9, 38-40

38 João disse-lhe: «Mestre, vimos um homem, que não anda connosco, expulsar os demónios em Teu nome e nós lho proibimos porque não nos segue». 39 Jesus, porém, respondeu: «Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um milagre em Meu nome e que possa logo dizer mal de Mim. 40 Porque quem não é contra nós, está connosco.

Comentário:

A primeira reflexão sobre este Trecho do Evangelho de S. Marcos é exactamente sobre a frequente atitude, diria, superioridade que alguns cristãos assumem perante outras pessoas que professam outras religiões ou que não têm nenhuma. Jesus Cristo, disse-o claramente, veio salvar toda a humanidade e converter todos, sem excepção, em Filhos de Deus, com todos os direitos que tal implica. Ou seja, os direitos são iguais embora as responsabilidades sejam diferentes. Quem mais recebe mais terá de dar, a quem mais se deu mais lhe será exigido.

A segunda detém-se sobre a última frase deste texto: «Quem não é contra nós é por nós».

Quem não se enfrenta com Cristo, não combate a Sua Igreja mas, por ignorância ou qualquer outra razão não segue os Seus passos ou obedece à Sua Doutrina, não é ostracizado, não pode, não deve ser impedido de praticar as boas obras que, é fundamental ter isto claro, não são monopólio dos cristãos.

(Pio XII, Encíclica Mystici Corporis Christi

Baptismo


Tema para breve reflexão





O dom divino do Baptismo é a base de toda a dignidade cristã, porque ele é a origem da incorporação em Cristo.

(joão Paulo II, Passai um ano comigo, Verbo, pg. 219)

2011.02.23

Doutrina





«RERUM NOVARUM»

Nós desejamos que compreendam isto, sobretudo aqueles cuja missão é velar pelo bem público. Empreguem neste ponto os Ministros do Santuário toda a energia da sua alma e generosidade do seu zelo, e guiados pela vossa autoridade e pelo vosso exemplo, Veneráveis Irmãos, não se cansem de inculcar a todas as classes da sociedade as máximas do Evangelho; façamos tudo quanto estiver ao nosso alcance para salvação dos povos, e, sobretudo, alimentem em si e acendam nos outros, nos grandes e nos pequenos a caridade, senhora e rainha de todas as virtudes. Portanto, a salvação desejada deve ser principalmente o fruto duma grande efusão de caridade, queremos dizer, daquela caridade que compendia em si todo o Evangelho, e que, sempre pronta a sacrificar-se pelo próximo, é o antídoto mais seguro contra o orgulho e o egoísmo do século. Desta virtude, descreveu S. Paulo as feições características com as seguintes palavras: «A caridade é paciente, é benigna, não cuida do seu interesse; tudo sofre; a tudo se resigna»(47).
Como sinal dos favores celestes e penhor da Nossa benevolência, a cada um de vós, Veneráveis Irmãos, ao vosso Clero e ao vosso Povo, com grande afecto no Senhor, concedemos a Bênção Apostólica.

 Dada em Roma, junto de S. Pedro, a 15 de Maio de 1891, no décimo quarto ano do Nosso Pontificado.

 PAPA LEÃO XIII

2011.02.22