23/02/2011

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum - VII Semana


EvangelhoMc 9, 38-40

38 João disse-lhe: «Mestre, vimos um homem, que não anda connosco, expulsar os demónios em Teu nome e nós lho proibimos porque não nos segue». 39 Jesus, porém, respondeu: «Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um milagre em Meu nome e que possa logo dizer mal de Mim. 40 Porque quem não é contra nós, está connosco.

Comentário:

A primeira reflexão sobre este Trecho do Evangelho de S. Marcos é exactamente sobre a frequente atitude, diria, superioridade que alguns cristãos assumem perante outras pessoas que professam outras religiões ou que não têm nenhuma. Jesus Cristo, disse-o claramente, veio salvar toda a humanidade e converter todos, sem excepção, em Filhos de Deus, com todos os direitos que tal implica. Ou seja, os direitos são iguais embora as responsabilidades sejam diferentes. Quem mais recebe mais terá de dar, a quem mais se deu mais lhe será exigido.

A segunda detém-se sobre a última frase deste texto: «Quem não é contra nós é por nós».

Quem não se enfrenta com Cristo, não combate a Sua Igreja mas, por ignorância ou qualquer outra razão não segue os Seus passos ou obedece à Sua Doutrina, não é ostracizado, não pode, não deve ser impedido de praticar as boas obras que, é fundamental ter isto claro, não são monopólio dos cristãos.

(Pio XII, Encíclica Mystici Corporis Christi

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.